Games

Para criador da Unreal Engine, Microsoft pode prejudicar o Steam com patchs no Windows 10

Não é surpresa que a Microsoft entrou com o pé direito na concorrência do Steam com a Windows Store. Até aí tudo bem, mas tem gente na indústria que está com medo da empresa minar o seu principal concorrente na plataforma. Segundo a PC Gamer, Tim Sweeney, co-fundador da Epic Games e criador da Unreal Engine, acredita que, com patchs diversos no Windows 10, a Microsoft pode minar aos poucos o Steam, seu principal concorrente, e hoje a principal loja de jogos de PC da atualidade.

“Existem 2 interfaces de programação para Windows e cada aplicativo tem de escolher uma delas”, disse. “Todo aplicativo do Steam – todo game de PC das últimas décadas, esteve usando o Win32. Ele é responsável por todo o mercado vibrante que temos atualmente, mas também para malware. Qualquer programa pode ser um vírus. A Universal Windows Platform pode ser um antídoto para isso. É um ambiente seguro/fechado, mas bem mais travado.

Ele continuou, comentando que que a Microsoft poderia convencer todo mundo a usar a a UWP, em detrimento da Win32, e se isso acontecer, acabar forçando o desenvolvedor a distribuir os jogos na Windows Store. Assim, o PC se tornaria uma plataforma fechada, e não seria da noite para o dia que a biblioteca do jogador deixasse de funcionar. Seria com “manobras sorrateiras”, deixando mais inconveniente de usar aplicativos mais antigos, e ao mesmo tempo que eles se tornam a única fonte de aplicativos novos na loja.

Isso aconteceria em um prazo de até 5 anos, onde a Microsoft faria patchs para minar o Steam, deixando ele tão bugado que a única alternativa para os jogadores seria de usar a Windows Store. A Microsoft pode não ser bem sucedida na tarefa, mas é algo que ele acredita que estejam tentando.

Como ele é um dos principais desenvolvedores de jogos da atualidade e responsável por uma das engines mais usadas na indústria, ele sabe do que fala, e isso acaba sendo preocupante para os jogadores. Deve ser por isso que a Valve está fazendo a SteamOS, para que os jogadores tenham uma alternativa no sistema operacional, além do uso de Dual Boot, algo que pode ser usado em larga escala pelos jogadores.

Só que é aquele negócio: há muitos hackers por aí, e para ter uma versão do Windows com determinada data, para fazer o Steam funcionar melhor, é bem provável que muitos jogadores apelem pra pirataria, mesmo tendo a licença do Windows original. Ou travar o Windows 10 para que não tenha tantos updates regulares. Esperemos que a Microsoft não faça isso de fato, mas só o futuro poderá nos dizer melhor sobre isso. O que recomendamos é começar a aproveitar melhor a biblioteca do Steam antes que seja tarde demais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!