Notícias

Para juiz, Xbox 360 deve ser banido dos Estados Unidos

Após ter sua comercialização proibida na Alemanha, o Xbox 360 corre o risco de ser banido também dos Estados Unidos, seu principal mercado. O motivo é o mesmo: a acusação de quebra de patentes da Motorola.

Um juíz da International Trade Comission (ITC), David Shaw, recomendou o banimento das importações dos modelos de 4GB e 250GB do Xbox 360, produzidos na China.

Para piorar a situação da Microsoft, as vendas do console também poderão ser proibidas no país até que a empresa pague à Motorola 7% sobre o valor de todos os videogames vendidos nos Estados Unidos.

A Microsoft argumenta que a proibição das vendas dos seus consoles prejudicariam os consumidores, já que eles teriam apenas duas opções de compra nas lojas, o Wii e o PlayStation 3. Shaw, porém, refuta essa justificativa, pois acredita ser “de interesse público a não comercialização de um produto que não respeita a propriedade intelectual”.

Apesar desse veredicto inicial favorável à Motorola, a Microsoft está confiante sobre o caso. Um representante da companhia disse ao site Gamespot que não acredita que o ITC não irá apoiar a opinião de Shaw e vai ficar ao lado do Xbox 360.

O ITC deve concluir sua investigação até 23 de agosto. Caso o órgão resolva banir mesmo o videogame, restará ao presidente Barack Obama e seus conselheiros decidirem o futuro do console no país.

Na mira da Motorola

Em 2 de maio, o tribunal de Mannheim, na Alemanha, proibiu a comercialização do Xbox 360 e do sistema operacional Windows 7 no país, solicitando que a Microsoft retire seus produtos do mercado. Pouco tempo depois, a empresa conseguiu recorrer da decisão e continuar vendendo seu console no país.

Segundo o juiz Holger Kircher, a Microsoft infringiu uma patente da Motorola, envolvendo um software de compressão de vídeo em produtos como o Xbox 360 e o Windows 7.

Essa não é a primeira vez que a Microsoft é acionada judicialmente pela Motorola. Em abril, a companhia foi acusada de usar tecnologia similar a da Motorola na conexão wireless do videogame. Para evitar problemas referentes a essas patentes, a empresa mudou o seu centro de distribuição da Alemanha para a Holanda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!