Notícias

Parabéns ao mestre! Shigeru Miyamoto comemora 63 anos hoje!

Shigeru Miyamoto, uma das maiores lendas da indústria de videogames completa hoje, 16 de novembro, 63 anos de idade. O game designer foi responsável pela criação de várias franquias de sucesso, que ajudaram a Nintendo a galgar seus passos na caminhada da glória e sucesso.

Em seu currículo consta títulos famosos como “The Legend of Zelda”, “Star Fox”, “F-Zero”, “Donkey Kong” e claro, sua obra mais significativa e herança para o mundo: jogos da série “Mario Bros“, o maior ícone e mascote da Nintendo.

Mas nem sempre ele pensou em se tornar um game designer. Durante a sua adolescência, seu sonho era ser um desenhista de mangás, as tradicionais histórias em quadrinhos japonesas. Mas ele acabou desistindo desse sonho pois “havia muitos outros artistas com uma alta qualidade que não podia alcançar“, disse ele em entrevista concedida à revista EDGE. Azar para os fãs de mangás e sorte para nós gamers.

Miyamoto então começou a se interessar por eletrônica, e em 1976 conseguiu uma entrevista de emprego na Nintendomas só porque seu pai era amigo de infância de Hiroshi Yamauchi, presidente da empresa na época. Após ser contratado como aprendiz, Miyamoto passou a fazer designs para gabinetes para jogos de arcades (ou fliperamas, como preferirem).

Mas foi apenas em 1981 que Miyamoto iria criar o seu primeira grande sucesso e chamar a atenção da Big N: “Donkey Kong“. Antes de criar DK, ele queria fazer um jogo onde um malvadão raptava uma donzela e um herói partia para resgatá-la. A Nintendo chegou a negociar os direitos do desenho animado Popeye, para usar o marinheiro, Olivia e Brutus como personagens do jogo que Miyamoto estava projetando. Felizmente, o acordo não deu certo e ele acabou criando seus próprios personagens, que tempos depois se tornariam ícones da Nintendo. Em 1984 Miyamoto foi chamado para desenvolver jogos para o Famicom, o console 8 Bits recém lançado no Japão.

Ele então criou dois importantes jogos: “Super Mario Bros” e “The Legend of Zelda“. Enquanto o primeiro revolucionou o mundo como um jogo de plataforma 2D com o seu universo fantasioso de tartarugas e cogumelos, o segundo trazia a possibilidade de se explorar um vasto mundo de aventuras e perigos.

TLoZ, inclusive, foi inspirado em suas aventuras de infância ao explorar uma caverna, a qual ele precisava buscar coragem dentro de si para avançar mais e mais dentro dela, apenas com uma lanterna. “Quando eu estava fazendo The Legend of Zelda, foi tudo muito simples“, disse ele em uma entrevista. “Eu não achava que o gênero seria visto como algo tão inovador. Eu realmente não esperava a resposta que recebi… um mundo de espadas e magia realmente não era considerado dominante na época“.

Com esses dois games de sucesso, a trajetória de Miyamoto no mundo dos games apenas se elevou, e o resto é história, como dizem. Usando sua imaginação extremamente fértil, criou grandes games em todos os consoles lançados pela Nintendo, mesmo no Wii U, considerado um dos maiores fracassos da Big N atualmente.

Mesmo que Shigeru Miyamoto se aposente, algo que esperamos que demore muitos anos ainda, ele já deixa um legado bem impressionante que provavelmente vai durar por muitas e muitas décadas.

Deixamos aqui os nossos parabéns pelos seus 63 anos de idade e também o nosso muito obrigado pela diversão e momentos inesquecíveis que nos proporcionou nesses mais de 30 anos de carreira! Aproveite e deixe nos comentários um jogo do gênio Miyamoto que tenha marcado a sua vida.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!