Share Button

Com cerca de um mês de vantagem em relação ao seu principal rival, “Pro Evolution Soccer 2019” da Konami já se encontra disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One pelo valor de R$ 200 (edição padrão).

Como todos já sabem, “PES 2019” perdeu a licença da UEFA após uma parceria de 10 anos, que passou a ser parte do rival “FIFA 19”, mas por outro lado apresenta todos os 20 times da série A do Campeonato Brasileiro, que certamente vai agradar aos fãs tupiniquins, além de contar com licenciamento exclusivo dos times São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Vasco.

Além do Brasil, há ligas da Argentina (100% licenciada), Bélgica, Chile, Espanha (somente o Barcelona está licenciado), Inglaterra (apenas Arsenal e Liverpool licenciados), Itália (somente a Juventus não está licenciada) Rússia e muitos outros, em um total de 20 ligas licenciadas (mas nem todas 100%, com nome e aparência de alguns jogadores brasileiros alterados, por exemplo).

Por isso se você é um fã de futebol que gosta de ver a recriação completa dos times, com seus uniformes, escudos, nomes e aparência dos jogadores, provavelmente vai se decepcionar com “PES 2019” neste quesito, que se apresenta como uma colcha de retalhos em comparação às edições anteriores que eram bem mais completas.

Em termos de visuais “PES 2019” não decepciona e se ostenta belamente na tela da TV, sendo que em alguns momentos até parece uma partida de futebol de verdade mesmo – e se você tem um PS4 Pro ou um Xbox One X (além do PC, obviamente), poderá desfrutar o game com suporte 4K HDR (a fluídos 60 quadros por segundo), que oferece gráficos com maior clareza e uma gama de cores mais realistas.

O gameplay é outro ponto importante neste gênero. Eu confesso que minhas habilidades no futebol virtual deixam bastante a desejar e achei a jogabilidade do game bastante acessível, o que significa que qualquer pessoa pode pegar o controle e se divertir.

Mas claro, o jogo também possui elementos mais estratégicos em jogadas individuais ou troca de passes, para encontrar brechas na defesa adversária, que vão agradar jogadores mais experientes. Mas o forte de “PES 2019” são mesmo partidas mais descontraídas e arcade.

Por fim a parte do áudio, que conta com o retorno da dupla Milton Leite, responsável pela narração das partidas, e o comentarista Mauro Beting. Vale lembrar que a dupla, com um desempenho que divide a opinião dos fãs, já trabalhou junto nas duas últimas edições brasileiras do jogo de futebol da Konami, sendo este o terceiro ano consecutivo de colaboração.