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Pesquisa Game Brasil 2023 revela as 10 marcas mais populares para os gamers

A Pesquisa Game Brasil 2023, maior levantamento sobre consumo de jogos eletrônicos no país, revelou hoje (17) o painel “Marcas do Coração”, atualizado conforme a 10ª edição do estudo.

Esse painel mostra as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas, de 10 setores diferentes, pelo público de jogos eletrônicos no Brasil, segundo a PGB 2023.

Confira:

  1. BANCOS
    Mais conhecida: Nubank (82%)
    Mais utilizada: Nubank (55,6%)
  2. CARTÕES DE CRÉDITO
    Mais conhecida
    : Mastercard (86,5%)
    Mais utilizada: Mastercard (71,2%)
  3. CERVEJA
    Mais conhecida
    : Brahma (85,3%)
    Mais consumida: Heineken (51,6%)
  4. COSMÉTICOS
    Mais conhecida: O Boticário (85,5%)
    Mais consumida: O Boticário (66,7%)
  5. ENERGÉTICOS
    Mais conhecida
    : Red Bull (82,8%)
    Mais consumida: Red Bull (61,5%)
  6. FOOD SERVICES
    Mais conhecida
    : McDonalds (78,2%)
    Mais utilizada: McDonalds (66,1%)
  7. REFRIGERANTES
    Mais conhecida
    : Coca-Cola (93,6%)
    Mais consumida: Coca-Cola (81,8%)
  8. SNACKS SALGADOS
    Mais conhecida
    : Doritos (74,3%)
    Mais consumida: Doritos (54,6%)
  9. SNACKS DOCES
    Mais conhecida
    : Kit Kat (71,1%)
    Mais consumida: Nestlé (56,3%)
  10. VESTUÁRIO E ROUPAS
    Mais conhecida
    : Nike (75,4%)
    Mais utilizada: Nike (57,7%)

Além de trazer um ranking das marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas de diversos setores pelos gamers brasileiros, o painel apresenta um parâmetro inédito que mensura como os jogadores se comportam com publicidades em lives, jogos, redes sociais e mais.

Veja mais detalhes abaixo:

A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023, levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, divulga hoje os principais destaques do painel “Marcas do Coração”, atualizado conforme a 10ª edição do estudo. O novo levantamento mapeou mais de 500 marcas de 21 setores, incluindo dois inéditos: produtos de cuidado e higiene; e produtos alimentícios.

Por meio de parâmetros inéditos, o painel “Marcas do Coração” da PGB 2023 traz insights sobre o comportamento dos gamers brasileiros em relação a como as marcas abordam este universo. Para 80,2% dos adeptos a jogos eletrônicos no país, por exemplo, é importante respeitar a cultura gamer, como seus gostos, formas de falar, agir, vestir e se expressar. Além disso, 68,7% da comunidade gamer brasileira acredita que as marcas precisam falar sobre games independentemente de como ou onde a publicidade aparece.

Desenvolvida pela SX Group e pela Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2023 mostra que 70,1% da população no Brasil afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico. A 10ª edição da pesquisa entrevistou 14.825 pessoas no país, em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano.

“Nós analisamos as marcas mais conhecidas, utilizadas e qual a relação que constroem com o público de games desde 2018, expandindo os segmentos abordados a cada nova edição. Neste ano, progredimos para além do ranqueamento das marcas, visando a compreensão de como os gamers brasileiros se vinculam com elas por meio de dados sobre comportamento e impacto em seu cotidiano”, afirma Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.

“O painel de marcas da PGB 10 anos amplia seu escopo ao incorporar dados que traduzem o comportamento dos gamers brasileiros em relação à publicidade e ações de marcas em torno deste grande ecossistema, uma vez que esse público possui hábitos que se conectam com setores de consumo como bebidas, comidas, cosméticos, financeiro e outros. Desta forma, consolidamos uma visão mais completa da experiência desses jogadores e como essas marcas estão presentes em seu estilo de vida”, acrescenta Carlos Silva, sócio da Go Gamers.

O painel mostra, a exemplo, que 69,6% do público gamer no Brasil gosta quando as marcas aparecem dentro dos jogos, como em skins de avatares, equipamentos exclusivos entre outros itens. Segundo o estudo, 60,3% dos jogadores preferem comprar produtos de marcas que realizam esse tipo de publicidade. Os dados são ligeiramente maiores quando se trata de publicidade em eventos de jogos: 73,4% gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de e-Sports, celebridades da indústria, eventos ligados a jogos e outros, e 66,5% preferem comprar destas.

Outro tipo de ativação que cai no gosto dos gamers brasileiros, com percentual positivo de aprovação, são publicidades e/ou patrocínios em redes sociais (77,2% gostam), lives (76,3%), vídeos sobre jogos (74,2%) e banners na internet (70,3%). Mais de 60% do público prefere comprar produtos e serviços de marcas que fazem propagandas nestes formatos.

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