Share Button

A adaptação de jogos de um sistema de última geração para um portátil menos poderoso não é algo muito comum no mundo dos games. Porém, é justamente isso que aconteceu com Pixel Junk Monsters Deluxe, uma adaptação de um título da Playstation Network que ganhou uma série de extras em sua transição para o PSP.

O título reúne o primeiro Pixel Junk Monsters e o pacote de expansão Encore, adicionando uma ilha totalmente nova repleta de desafios originais. Quem já jogou qualquer jogo no estilo Tower Defense vai reconhecer imediatamente a forma como a jogabilidade funciona – o objetivo é utilizar uma série de torres diferentes que disparam automaticamente para enfrentar uma horda de monstros e evitar que os filhotes do protagonista sejam mortos.

Partindo dessa premissa simples, Pixel Junk Monsters Deluxe consegue desenvolver partidas que impressionam pelo desafio e por exigir uma boa dose de raciocínio por parte do jogador. Embora completar as fases não seja um processo exatamente difícil, dificilmente se conseguirá a pontuação máxima na primeira tentativa – conhecer o terreno de cada fase e as habilidades das diferentes torres é essencial para que nenhum monstro consiga chegar até o final do percurso.

No início de cada fase, o jogador conta com uma quantidade determinada de dinheiro e quatro torres à sua dispor: flechas, ataque anti-aéreo, um poderoso canhão e uma arma congelante que retarda a movimentação dos inimigos. Cada inimigo derrotado garante algumas moedas de ouro e joias que podem ser trocadas por novas construções ou upgrades nas torres já construídas.

Além de utilizar itens para aprimorar as torres, estas evoluem de forma natural conforme os inimigos são derrotados – porém, ao se deixar o personagem parado sobre uma delas, começa uma espécie de dança que garante uma evolução mais rápida. O segredo para conquistar a vitória de forma eficiente cada fase é dominar a geografia de cada mapa, colocando as torres necessárias nos locais certos e dosando bem os recursos obtidos no aprimoramento de construções e conquista de novas torres.

Pixel Junk Monsters Deluxe possui um mapa geral bastante semelhante a de jogos de plataforma como Super Mario World, no qual as fases são ligadas por pequenos caminhos. Vários obstáculos bloqueiam o acesso a estágios avançados, e a única forma de acessá-los é coletando pores-do-sol, conquistados ao se terminar uma fase sem que nenhum dos filhotes do protagonista seja atacado pelos monstros.

Além do desafio de terminar as fases normais sem que nenhum monstro chegue até o fim do percurso, o jogo possui um sistema de troféus que desafia o jogador a completar objetivos a fim de obter medalhas. Também há diversas fases com condições especiais, como utilizar somente um tipo de torre ou ter que lidar com várias hordas da mesma espécie de inimigos – situações que garantem alguns dos melhores momentos do jogo.

Para tornar tudo mais divertido, o jogo conta com um modo online no qual se pode cooperar com pessoas espalhadas por todo o mundo na luta contra hordas de monstros ainda mais perigosos. O multiplayer local por ad-hoc também está presente, se transformando em uma boa desculpa para encontrar-se com seus amigos que também possuem um PSP.