De acordo com duas postagens feitas por Alexander Battaglia, da Digital Foundry, no fórum ResetEra, atualmente a performance da placa de vídeo GeForce RTX 2060 Super é a que mais se assemelha àquela da GPU do PlayStation 5.
Ele ressalta, no entanto, que a placa não entrega exatamente o mesmo resultado da GPU do console da Sony, mas após conversar melhor sobre isso com os demais membros da Digital Foundry, chegaram a conclusão que a RTX 2060 Super é a placa ideal para realizar comparativos de performance entre PC e PS5.
Digital Foundry reconfirms that the RTX 2060 Super will have a similar performance to the PlayStation 5. pic.twitter.com/A80ohbFFj2
— Siri's Ex. (@architectu2) October 5, 2020
Ele também disse que pretende utilizar a placa de vídeo intermediária da linha Radeon RDNA2 da AMD quando for disponibilizada ou então a placa Nvidia Ampere que virá para substituir a RTX 2060S, de modo a ver como elas rodarão os jogos em comparação com PS5 e Xbox Series X.
Yuriy O’Donnell, engenheiro de renderização da Epic Games, concordou com tudo o que foi dito por Alex sobre isso, adicionando comentários próprios com relação ao Ray Tracing e como ele utiliza os recursos da CPU e GPU nos jogos.
https://t.co/KuvLViALpG — Great theoretical analysis of real-time ray tracing challenges in games by @digitalfoundry / @Dachsjaeger. Everything is on point. I could only really add a handful of general notes to what's covered there.
— Yuriy O'Donnell (@YuriyODonnell) October 3, 2020
Ele ressaltou que objetos dinâmicos, como personagens, requerem uma “etapa adicional” na GPU antes do Ray Tracing entrar em ação. Usar RT na vegetação e iluminação em reflexos também exige muito da GPU, sendo necessário diminuir a qualidade do efeito para conseguir entregá-lo sem comprometer muito o desempenho.