Share Button

Muita gente ficou surpresa com o visual do PlayStation 5, que pode muito bem ser o maior console de mesa feito até hoje. Contudo, seu tamanho tem uma explicação.

De acordo com Matt MacLaurin, vice-presidente de design de experiência do usuário na PlayStation, o PS5 é grande pois isso é necessário para melhorar sua refrigeração.

“Esta geração são pequenos supercomputadores,” disse ele no LinkedIn. “Embora o processo de 7nm ofereça desempenho térmico incrível em relação à potência, a potência é muito extrema.”

Isso significa que o PS5 vai ocupar bastante espaço na sua estante porque os componentes dele precisam receber a refrigeração adequada, de modo a não superaquecerem. Se você tem um PS4 há algum tempo, já deve ter notado que com certos jogos o console parece que vai decolar, tamanho o barulho que o cooler faz. Isso se deve a um problema na arquitetura do aparelho, que faz com que ele esquente cada vez mais com o passar do tempo, até chegar nesse ponto.

A Sony aparentemente não quer repetir esse erro no PS5, com alguns relatos divulgados meses atrás dizendo que a empresa investiu pesado no sistema de refrigeração do aparelho, com um dissipador topo de linha e muitas ventoinhas.

Vamos torcer para que isso realmente funcione na prática e o novo console faça menos barulho que o PS4 e, mais importante, apresente menos problemas de aquecimento do que ele.

Via VG247