Share Button

Blade & Soul Revolution não é só mais um MMO mobile de mundo aberto. Com traços característicos de animes (como todo bom JRPG), o jogo demonstra uma qualidade digna de um jogo AAA para computadores.

A boa otimização do título permite uma jogabilidade fluida até em dispositivos mais lentos. A inspiração no folclore asiático é um dos pontos que mais torna o jogo visualmente espetacular, os traços da cultura oriental em todos aspectos, seja personagens ou o mundo em si, encaixam perfeitamente nesse MMO.

Os criadores do jogo respeitaram bastante o gênero de RPG e conseguimos ter bastante liberdade, na medida do possível, na criação do nosso personagem. Inclusive, a respeito dos personagens, temos 4 raças para escolher, com 5 classes diferentes para variar entre elas!

Raças

Jin: Descendentes da Black Tortoise, são caracterizados por sua inteligência e diligência. Composto por Blade Masters masculinos e femininos e Mestres de Kung Fu.

Gon: Descendentes do Dragão, valorizam a coragem, mas podem ser bastante intimidantes para os outros. Composto apenas por Destruidores e Mestres de Kung Fu do sexo masculino.

Yun: Descendentes do gracioso Funghuang, um pássaro mítico. Composto apenas por Blade Masters e Mestres da Força.

Lyn: Descendentes do Kirin, tem orelhas e cauda. Compostos por Mestres da Força e Invocadores masculinos e femininos.

Os jogadores podem personalizar seus personagens como bem quiserem em Blade & Soul: Revolution. Cada raça possui características específicas, como Yun, que são altos, e Lyn, que são baixos, mas você pode personalizar o formato do rosto, comprimento das pernas, rosto, penteado e muito mais.

Classes

Blade Masters: são uma classe de combate corpo a corpo que usa técnicas de espada exclusivas. Eles podem proteger aliados e defendê-los de perigos e executar poderosas combinações de ataque. É uma classe equilibrada com Poder de Ataque e Defesa.

Destruidores: são uma classe corpo a corpo que causa dano em área com um machado.
Eles podem agarrar inimigos atordoados e até mesmo se proteger com armaduras de ferro. Essa classe é boa para jogar em grupo, pois eles podem mover aliados atordoados para um local seguro.

Os Mestres de Kung Fu: são uma classe corpo a corpo que usa manoplas para ataques rápidos e poderosos. Eles podem contra-atacar ataques e agarrar inimigos.

Os Mestres da Força: são uma classe de longo alcance que controla o poder do fogo e do gelo. Eles podem usar o Phantom Grip em seus inimigos para torná-los indefesos ou usar Frost Sheath para congelar membros do grupo em momentos perigosos para protegê-los. Eles também podem voar para atacar inimigos no ar para um jogo mais versátil.

Invocadores: são uma classe de longo alcance que controla o poder da natureza com seus Familiares. Invocadores e seus familiares usam o poder das plantas e dos insetos para trabalhar juntos como uma equipe. Esta classe é boa em um grupo, pois podem ressuscitar aliados

Mecânica nova em RPG mobile – Windwalking

Por ser um jogo de mundo aberto, é necessário uma forma efetiva para o jogador se locomover. Blade & Soul: Revolution novamente trás a sua mecânica bem popular na versão mobile, Windwalking. Para quem nunca ouviu falar dessa mecânica, é basicamente voar. Com o Windwalking, os jogadores podem ver todo o campo de batalha do ar e chegar a locais especiais.

O cenário é espetacular, o jogo usa muito da arquitetura oriental para as paisagens e casas.

História

Podemos escolher entre duas facções, Cerulean Order e Crimson Legion. Cada jogador pode aprender a filosofia de cada facção e então decidir a qual facção se juntar. Depois de escolher uma facção, eles podem participar de guerras em campo aberto e em grande escala em tempo real.

Além de toda história das facções, tem a história geral de tudo que está rolando, Durante o tutorial, em uma cinemática, vemos a nossa região de treino sendo atacada por um grupo de pessoas liderados por Jinsoyun, que estava atrás de The Twilight’s Edge.

Durante a cinemática, vemos todos os moradores da região sendo executados O jogo transmite a sensação básica de ‘querer vingança’ e nos coloca no caminho para uma longa aventura para completar o destino de Jinsoyun.

Fora do modo de história padrão, com as facções e masmorras (SIM, TEM MASMORRAS!), temos outras formas de interagir com o universo construído pelos desenvolvedores do jogo. As facções possuem filosofias que são relevantes com a lore principal e algumas masmorras terão como chefão final, um personagem importante da história principal, tornando aquele momento em que você derrota o personagem, canônico.

Gameplay

A otimização do jogo surpreende, mas, não deixa de ter os mesmos problemas que jogos mobile sempre tem, mobilidade. Jogar só com os dedos na tela, para quem não tem muito costume, pode ser um pequeno problema.

Em alguns momentos você irá errar a mira de uma habilidade, atacar longe do inimigo ou cair de um lugar que não gostaria (ou poderia) cair. Tudo isso acontece até se adaptar então a mobilidade do jogo, entretanto, esse detalhe de “movimentação fluida” também pode ser um ponto positivo para muitos jogadores, já que não teremos a famosa mira travada de muitos outros jogos mobile, assim o PVP fica mais justo.

As formas de aproveitar e jogar o jogo são bem refrescantes. O sistema de luta é muito prazeroso e sempre podemos aproveitar o jogo de diversas formas, conforme nossa vontade, ou seja;

  • Missão de História (Ato 1 – Ato 4.5)
  • Conteúdo PvE (Calabouço de 4 jogadores, Masmorra de Raide de 16 jogadores, World Boss)
  • Conteúdo PvP (Arena, Guerra de Facção em campo aberto)
  • Conteúdo de Comunidade (Vila, Clã, Hall do Clã, Amigos)

É sem dúvidas um RPG do tipo que você consegue simplesmente jogar e esquecer da vida.

Pontos positivos

Trilha sonora e efeitos sonoros fantásticos, lindas cinemáticas, jogabilidade otimizada para aparelhos mais fracos, movimentação fluida, sistema de combate com mira livre (pode ser negativo para algumas pessoas).

As diversas raças, classes e formas que você pode aproveitar o jogo o torna difícil de enjoar.

Pontos Negativos

Lutas repetitivas com certeza é um deles, porém é bom lembrar que o sistema de combate do jogo é basicamente um hack’n’slash. Muitas coisas acontecendo na tela, HUD “poluído” (o clássico ‘muitos detalhes na tela’ para prestar atenção).

O jogo não é muito amigável com pessoas que possuem o famoso “dedo gordo” (como este que vos escreve), tem muitas coisas perto das outras na tela e algumas vezes, SIM, a gente acaba errando o dedo.

PVP pode parecer meio desbalanceado também, mas isso é só questão de treinar movimentação na tela e se adaptar com os personagens.

Conclusão

Blade & Soul Revolution é um jogo sólido, os pontos que fazem o título ser de alto nível são bem únicos aos desenvolvedores. As mecânicas, fluidez de movimentação e otimização do jogo são méritos aos desenvolvedores, mas o conteúdo uma hora acaba e nesse ponto o pessoal da Netmarble já prometeu que teremos mais classes, raças, missões, histórias, ou seja, CONTEÚDO, conforme saírem as atualizações de Blade & Soul Revolution.

Para que o jogo realmente seja um sucesso, depende mais do cuidado e administração ao longo prazo dos desenvolvedores. O jogo em si atualmente tem tudo para estourar, apenas o endgame e alguns fatores na HUD e pequenos detalhes na movimentação do personagem precisam ser olhados com cuidado pelos desenvolvedores.

Blade & Soul Revolution será lançado mundialmente em 4 de março de 2021!

No lançamento, o jogo já vem com as 5 classes – Mestre de Espadas, Destruidor, Mestre de Kung Fu, Mestre da Força e Invocador.

Quem fizer o pré-registro receberá diversas recompensas, incluindo 1.000 Cristais Negros e um animal de estimação premium (Lumi para usuários de Android e Sparkie para usuários de iPhone).

Mais informações sobre o jogo podem ser encontradas nos vídeos deste link e site oficial.