Jon Landau, produtor do maior filme de todos os tempos – Avatar – acusou a Fox pelas pobres vendas da adaptação do filme para videogames.
Em declarações à Wired, Landau disse que os desenvolvedores de jogos precisam trabalhar diretamente com os diretores para assegurar um desenvolvimento de qualidade e comercialização de jogos baseados em filmes.
“[O desenvolvimento destes jogos] não pode ser conduzido de estúdio”, disse Landau. “Tem que ser conduzido pelo cineasta. Eu acho [que as companhias do jogo] necessitam encontrar os James Camerons, Steven Spielbergs e Peter Jacksons do mundo e desenvolver um relacionamento com eles”.
“Eu gostaria que fosse mais próximos”, disse Landau da ligação entre desenvolvedores e Hollywood.
Landau acredita que a 20th Century Fox fez “vários” erros que prejudicaram as perspectivas globais do jogo.
Segundo ele, a Fox não entende as necessidades da Ubisoft para o marketing e fazer o jogo, portanto, a relutância por parte dos estúdios em permitir a Ubisoft lançar um trailer antes, tornou difícil de encontrar um público para ele.
Avatar foi lançado PC, PS3, Wii e Xbox 360 no início de dezembro. Leia nossa análise do jogo aqui.
Isso levanta uma questão interessante. Afinal, a maioria dos jogos baseados em filmes (e vice-versa) são geralmente uma bo*&%. Quando irão perceber que, para o troço dar certo mesmo, é preciso trabalhar em conjunto com os dois mundos, o de Hollywood e os dos games.