Projeto Gameversary – Nintendolatras

Um projeto musical do Nintendolatras que irá homenagear duas grandes franquias da Nintendo que são o Super Mario Bros (Famicom/NES, 1985), que completou 30 anos em 2015 e os 20 anos do fantástico jogo Donkey Kong Country 2 (SFC/SNES, 1995).

Segue a seguir, feita com exclusividade para a Gamehall, uma entrevista com os integrantes que estão participando deste Gameversary.

CC = Chequer Chequer

CR = Crísnel Ribeiro

GC = Giulano Cardoso

IR = Israel Rodrigues

TL = Tee Lopes

 

 Pessoas, antes de mais nada, SEGA ou Nintendo? E porquê?

Vai uma musiquinha aí?
Vai uma musiquinha aí?

CC: Nintendo, simplesmente porque é a companhia de games que eu jogo desde criança, e foi com essa empresa que me apaixonei por games e pelas trilhas sonoras dos mesmos.

CR: Nintendo. Toda a minha infância foi baseada em Nintendo, sou fã incondicional de Pokémon, Zelda e Metroid. Sou apaixonado pela capacidade com a qual a empresa consegue reinventar os seus já conhecidos protagonistas.

GC: Nintendo, desde criança tive games da companhia e como sou músico desde pequeno também conciliei as duas paixões desde muito tempo.

IR: Nintendo. Comecei a me interessar por games com o Super Nintendo e como minha família é de músicos, prestava muita atenção nas trilhas sonoras dos jogos.

TL: SEGA. Nunca tive o Super Nintendo, e só vim a conhecer algumas das suas pérolas muitos anos mais tarde. Sempre fui um grande fã de Sonic e Streets Of Rage, tanto as séries como as suas trilhas sonoras, que considero estarem entre as melhores de sempre na história dos videogames.

 

Vocês se lembram qual foi a sua primeira experiência com os games? Se foi com fliperama ou com console? Local? Quem te levou para este mundo fantástico?

CC: Foi com 4 anos de idade, em um Super Nintendo, em Waterloo – Bélgica, local onde passei toda a minha infância. Após meu pai sair de casa, meu irmão mais velho chegou em casa com esse “brinquedo” novo. O jogo foi Zelda: A Link to the Past.

CR: Minha primeira experiência com games foi com um Nintendo 8 bits que ganhei de meus pais e que veio com Super Mario Bros. 3 e Tartarugas Ninja 3, hoje lembro desses jogos com um aperto tão grande no peito que as vezes ainda paro para jogar (risos).

GC: Foi com 4 ou 5 anos de idade com um Nintendinho, em um jogo chamado Hyper Olympic, foi na casa do meu primo e cara, fiquei viciado naquilo.

IR: Se não me engano eu tinha uns 5 anos, comecei com o clássico Super Mario World do Super Nintendo. E daí veio a influência dos meus primos mais velhos, me mostrando Castlevania, Megaman dentre outros.

TL: Alex kidd in Miracle world para o Master System da SEGA com 3 ou 4 anos. Esse jogo continua a ter um ligar especial no meu coração.

 

Aí falando sobre a questão destes primeiros jogos que cada um experimentou, qual foi aquele que realmente te deixou atônito? Aquele que te fez verter lágrimas ou com o coração na mão?

CC: Foram muitos, mas The Legend of Zelda: A Link to the Past foi o primeiro que realmente fez meu coração ferver, seguido de Super Castlevania IV,Aero: the Acrobat e DKC2.

CR: No meu caso muitos conseguiram esse feito, mas acredito que o que mais fez meu coração palpitar tenha sido The Legend of Zelda: A Link to the Past, não só por ter me prendido por diversos finais de semana, como eu sempre reunia os amigos para desvendar os enigmas.

GC: Vai ser muito clichê, mas a franquia Mario sempre me fascinou muito, tanto pelas inovações como pelo estilo de jogabilidade. Depois tem Chrono Trigger, Donkey Kong e Sunset Riders.

IR: São muitos jogos, mas como eu jogava muito com os meus primos então era aquele lance “quem perder passa o controle”, então são os clássicos de dois, Mortal Kombat, Street Fighter, ou clássico de corrida Top Gear. Esses são os mais nostálgicos para mim, apesar de lembrar com saudades de Power Rangers, Tartarugas Ninja, Megaman.

TL: Em criança largava tudo por uma oportunidade para jogar o Sonic da Mega Drive. Onde eu morava em Portugal pouca gente tinha esse console, era muito caro. Quando podia jogar um pouco, era muito especial

Uma boa trilha sonora!
Uma boa trilha sonora!

 

Como vocês trabalham essencialmente com música gamer em seus canais, então algum jogo fez com que investissem nesta área, qual foi ele para cada um?

CC: Não foi um em especifico. Na verdade, foram outros músicos mesmo. Mas se tivesse que escolher uma trilha que me fez querer começar a gravar, foi Donkey Kong Country 2.

CR: Faço das palavras do Chequer as minhas. Sempre fiquei encantado como músicos reproduziam fielmente (e de forma caseira), os temas clássicos de minha infância, então pesquisei bastante e decidi que queria aquilo para os meus dias.

GC: Desde pequeno toco o tema do Mario Bros, porém o que me fez transportar essa paixão para o YouTube foi ver um baterista italiano cujo nome é Vadrum Meets executando com maestria os temas de games que eu tanto amo, isso foi fascinante.

IR: Meu pai é músico e acabou me influenciando bastante, então eu sempre prestava muita atenção as trilhas sonoras dos jogos. Depois de mais velho, vi que poderia reproduzir aqueles temas que sempre gostei, e resolvi fazer de um jeito mais “meu”. Sempre fui fascinado pelo tema do Castelo do Super Mario World.

TL: Sempre amei videogames e música… acabou por se tornar numa conciliação natural que nasceu por eu querer imaginar como soaria a música do Mega Drive, se o console não tivesse limitações técnica. Mas a resposta resumida é: paixão


Mas dentre todos estes, qual foi aquele que mais marcou vocês? Aquela trilha sonora que, vez ou outra, aparece na sua cabeça e você tem de tocar?

Uma franquia que tinha uma trilah sonora bem marcante.
Uma franquia que tinha uma trilah sonora bem marcante.

CC: A trilha sonora gamer que mais me marcou foi sem dúvidas a de Mega Man X. Para ser sincero, todos os Mega Man X me marcaram nesse quesito (até o X6).

CR: O Chequer parece um irmão que demorei a conhecer. Com certeza a trilha sonora que mais me marca, até hoje, é a de Mega Man X, tudo meu era azul (risos), mas jogos como Zelda e Final Fantasy não ficam muito atrás.

GC: Chrono Trigger e Cross vão sempre me fazer viajar nos meus mais profundos sentimentos. Depois tem o próprio DKC2, Top Gear e The Lion King (Snes).

IR: Difícil destacar apenas um, mas o que começa tudo e é um marco para mim, é o Super Mario World. E a trilha sonora mais impressionante é o tema do Castelo desse jogo.

TL: Castlevania Symphony Of The Night possui simplesmente a melhor trilha sonora de sempre!

 

Se vocês pudessem criar uma trilha sonora para um jogo, qual seria este e porquê?

CC: Algum jogo de aventura que coubesse uma trilha medieval, como Zelda, Legend of Mana ou Tales of Phantasia e Final Fantasy, porque esse estilo de música combina mais com o que eu gosto de tocar e arranjar.

CR: Gostaria muito de participar da criação de uma trilha sonora de Pokémon. Geralmente são bastante ricas e fixam na memória facilmente.

GC: Eu gostaria de fazer trilhas sonoras voltadas para games de corrida como Top Gear e F-Zero. Sempre carregadas de arpejos e muita dinâmica.

IR: Seria algum jogo de aventura, como por exemplo Megaman. As músicas desse jogo envolvem arpejos, várias escalas e são muito legais de ouvir, fixam na cabeça. Ainda estou devendo um Megaman no meu canal.

TL: Criei a trilha sonora do jogo “Major Magnet” (android, iOS), e foi precisamente o gênero que prefiro, que é plataforma.

 

Para vocês, quais são ou foram os melhores compositores dos jogos eletrônicos? Vocês tem preferência por algum?

CC: David Wise, Setsuo Yamamoto, Yasunori Mitsuda, Nobuo Uematsu, Michiru Yamane e Yoko Shimomura. Tenho preferência pela Michiru Yamane.

CR: Sou muito fã do Barry Leitch, mas também admiro muito o Nobuo Uematsu, o Koji Kondo e o Junichi Masuda.

GC: Yasunori Mitsuda, David Wise, Barry Leitch, Koji Kondo e Motoaki Furukawa.

IR: Moj Kondo, Barry Leitch.

TL: Yuzo Koshiro, Masato Nakamura, Naofumi Hataya, Koji Kondo, Michiru Yamane, Nobuo Uematsu and Jake Kauffman.

Yuzo e Nobuo após um concerto para games em 2004.
Yuzo e Nobuo após um concerto para games em 2004.

 

E é aí que vamos entrar sobre a questão do Gameversary, este projeto da Nintendolatras para homenagear o Mario e o Donkey Kong, o que mais vocês podem falar a respeito?

CR: Uma honra para mim ter sido convidado a participar desse projeto. Ter meu nome, junto a outros amigos que fiz nesse mundo, em um projeto tão gratificante e divertido de se trabalhar, é algo impagável. Meu maior desejo é que consigamos chegar até aquela parte do coração de cara fã que faz o corpo se arrepiou com uma simples e conhecida nota musical, que lembra aquele estágio difícil de passar ou outro que você sempre repete por diversão. Mario e Donkey Kong são ícones de nossas vidas.

GC: Então, essa ideia partiu de mim de fazermos uma homenagem para esses games fantásticos, porém quando a ideia inicial foi apresentada logo os outros integrantes quiseram tornar em algo muito maior criando um álbum que talvez tenha outras edições homenageando outros games que estarão fazendo aniversário, isso é fantástico! Além de trabalhar com o que gosto estarei fazendo com amigos que conheci nesse meio e que sou muito fã, é muito gratificante tudo isso.

 

Destes dois jogos, qual é a sua trilha sonora preferida?

CC: Donkey Kong

CR: Mario.

GC: Donkey Kong

IR: Mario

TL: Mario

 

Além de vocês, mais algum site, canal vai participar do Gameversary?

CR: Apenas a Nintendólatras e os músicos colaboradores.

 

Vocês pretendem fazer outros projetos tão legais quanto este? Tem alguma previsão?

CC: Sim! Faremos mais projetos de games que farão aniversario nos próximos anos! Por isso que o projeto leva o nome “Gameversary”!

 

Façam aqui o seu jabá, indiquem um vídeo que vocês mais curtiram de fazer de seus canais!

CC: Meu canal é o Chequer Chequer. Tem muitos videos que eu gostei muito de fazer, mas um dos mais divertidos foi este medley de Donkey Kong Country 2! Espero que gostem!

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=xqiHjvkAETs’]

CR: Eu era conhecido por meu nome mesmo (Crísnel Ribeiro), mas recentemente mudei o nome do canal para “Guitarrista de Atena” graças a um amigo que me ajuda bastante nos trabalhos. Dentre meus vídeos acho que o que mais me fez sentir prazer em produzir foi o tema “Overworld” de The Legend of Zelda, bastante conhecido entre os fãs:

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=4pa6-0HA0eE’]

Além desse tive o prazer de produzir um vídeo em colaboração com meus amigos da Nintendólatras: o tema de abertura de Mega Man X3, pelo qual sou apaixonado (toda vez que ia jogar via a abertura completa). Segue o vídeo:

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=jPd3GNKuCgw’]

GC: Meu canal se chama VicioTube e na verdade não faço sozinho, é uma banda inteira que tem esse nome. É difícil escolher apenas um vídeo pois todos tem um gosto especial, uns por se tratar de músicas que gosto muito e outros por ser pedidos dos fãs que acompanham o canal. Mas vou especificar o tema que fiz junto do meu parceiro Israel Rodrigues e que a galera gostou bastante embora não seja o mais visto no canal:

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=nRlC7VIbqWI’]

IR: Meu canal é o Israel Rodrigues e tem muitos vídeos covers de games/séries, bandas/artistas famosos e também tutoriais de guitarra e violão. Vou deixar aqui um vídeo que gostei muito do resultado final, edição da minha noiva Mariana Monteiro hehe espero que gostem! Segue o link do vídeo:

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=PMUGLZVxb4Y ‘]

TL: O meu canal chama-se Tee Lopes, tem varios covers de games, e musica original que compus para diversos games! Fica aqui:

youtube.com/teezord

 

Obrigado a todos e eu espero um projeto envolvendo jogos da SEGA hein? Já fiz o pessoal “nintendolatra” falar bem do Dreamcast, próximo passo será o Sega Saturno e vocês tocando músicas do Sonic!

GC: Com certeza, ano que vem tem 25 anos de Sonic The Hedgehog, não sei, foi só uma pista hahaha valeu!

TL: SEGA? Aqui estou! 🙂

Seria uma boa!
Seria uma boa!

Daniel Gomes

Este ser é um viciado em games, sejam de consoles, sejam de PC's e tem uma paixão arrebatadora em Tecnologia, aficcionado em filmes dos anos 1980 e 1990, ele pode não se lembrar o nome do diretor, do filme ou do ator, mas quando tem opinião ele fala mesmo! SegaManiaco de Coração, ele também bate ponto nos sites Marketing & Games, Filmes e Games, Blast Processing, Brazuca Gamer e Comunidade Mega Drive!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!