Share Button

Mais um console está comemorando aniversário hoje, dia 26 de outubro: o PlayStation 2.

A idade? 10 anos redondo, número bonito não? Nesta mesma data, há 10 anos atrás o PS2 foi lançado nos EUA (no Japão foi lançado em março). Pegando carona no sucesso do irmão mais velho, que por sua vez completou 15 anos de lançamento nos EUA no dia 9 de setembro (aproveite e leia aqui A História do PlayStation).

Apesar do seu lento começo, o PS2 conseguiu superar o sucesso do PlayStation original, vendendo a incrível quantidade de mais de 145 milhões de unidades, sendo o console mais vendido da história dos videogames. Até hoje a Sony ainda fabrica o modelo slim do PS2, com desenvolvedoras que ainda lançam games para o console, que está longe de morrer, mesmo com o PS3 tendo a preferência.

O PS2 entrou no mercado concorrendo com o cultuado Dreamcast da Sega (tido por muitos como melhor que o PS2), lançado um ano antes, o GameCube lançado um ano depois (além do N64) e o novato Xbox da Microsoft, lançado em 2001.

Desnecessário dizer que o PS2 esmagou a concorrência, e nenhum deles chegou perto da popularidade do console da Sony (a Sega teve que sair do mercado de hardware e a Nintendo teve que ficar com a Sony atravessada por longos anos, até o sucesso atual do Wii, recuperando o primeiro lugar), em grande parte devido à sua retrocompatibilidade com o sistema anterior. O modelo Slim, introduzido em 2004 e os milhares de jogos também foram grandes incentivos para a explosão do PS2 nas vendas.

Além de receber a maior parte dos jogos desenvolvidos no mercado, também apresentava títulos originais e hoje consagrados, como as franquias Devil May Cry, Guitar Hero e Kingdom Hearts, além de dar sequência em série famosas, como Resident Evil 4, Final Fantasy X e Metal Gear Solid 2. A Sony também aproveitou para lançar títulos exclusivos como Gran Turismo 4, ICO, Shadow of the Colossus, God of War e tantos outros games, de outras empresas, que seria impossível de listar aqui.

Veja abaixo os dez jogos mais vendidos para o console da Sony:

1. Grand Theft Auto: San Andreas (17.33 milhões de cópias)
2. Gran Turismo 3: A-Spec (14.89 milhões de cópias)
3. Gran Turismo 4 (10.76 milhões de cópias)
4. Grand Theft Auto: Vice City (9.21 milhões de cópias)
5. Grand Theft Auto III (7.509 milhões de cópias)
6. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (7 milhões de cópias)
7. Final Fantasy X (6.6 milhões de cópias)
8. Final Fantasy XII (5.2 milhões de cópias)
9. Kingdom Hearts (4.68 milhões de cópias)
10. Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King (4.44 milhões de cópias)

Parabéns ao PS2, que conseguiu o seu status como um dos maiores consoles da história por diversos fatores (o lançamento prematuro do Dreamcast e o uso errado de mídia no GameCube são dois deles), reinou soberano nesses 10 anos. Sinônimo de diversão e grandes jogos, certamente quem jogou nunca vai esquecer.

Fiquem com um vídeo com mais de 100 jogos para o PS2, vale a pena relembrar.