Share Button

A série do Punho de Ferro já está disponível na rede Netflix com a sua primeira temporada com 13 episódios – confira nossa crítica. Como já de costume, a série possui algumas referências e easter eggs das outras séries, heróis e personagens para fazer a alegria dos fãs mais atentos. Selecionamos 10 referências que encontramos – se você viu outras, por favor deixe nos comentários! Sugerimos que tenha visto todos os episódios antes de ler a lista, pois pode haver alguns spoiler!

Claire Temple

Se você acompanha as séries da Marvel/Netflix, certamente lembra da enfermeira Claire (Rosario Dawnson), única personagem a aparecer em todos os seriados e que já teve um caso com o Demolidor e depois com Luke Cage (no último episódio de Luke Cage vemos ela pegando o telefone do dojo de Colleen Wing para aprender a se defender, o que aconteceu em Punho de Ferro – imagem acima). Em Punho de Ferro ela inclusive volta para o seu antigo local de trabalho, o hospital Metro-General, que contou com várias cenas em Demolidor e Jessica Jones.

Cacetada!

Em alguns episódios podemos ouvir Claire dizer a frase “Sweet Christmas!” (traduzido nas HQs brasileiras como ‘Cacetada!’, mas nos episódios traduziram como ‘Santo Deus’), que certamente ela aprendeu com Luke Cage (ele a disse em Jessica Jones e na sua própria série). Isso se deve a uma promessa que ele fez à avó religiosa, quando jovem, de que nunca falaria palavrões. No entanto, ele e Jessica Jones provavelmente são os personagens da Marvel que mais falam palavrões nos quadrinhos.

Jeri Hogarth

A advogada Jeri Hogarth (Carrie-Anne Moss – a Trinity da trilogia Matrix) é uma da personagens principais de Jessica Jones, mas já deu as caras em Demolidor também (no final da segunda temporada ela convida Foggy Nelson para trabalhar em sua empresa de advocacia, pois ficou impressionada com o trabalho dele ao defender o Justiceiro/Frank Castle) e agora em Punho de Ferro (descobrimos até um pouco do seu passado), ajudando Danny Rand a reconquistar seu nome e império.

Madame Gao

A “frágil” e misteriosa Madame Gao (Wai Ching Ho) já havia aparecido em Demolidor como a líder de uma facção do Tentáculo (inclusive jogou o herói longe com um supersoco muito parecido com o do Punho de Ferro) e agora em Punho de Ferro como a chefe do tráfico de uma nova heroína mais potente em Hell’s Kitchen. Infelizmente suas origens não foram muito abordadas em Punho de Ferro (aparentemente ela está por aí desde o século XVII), que parecem levar à cidade mística de Kun Lun, local de treinamento do herói.

Karen Paige/New York Bulletin

Karen Paige (Deborah Ann Woll) teve grande destaque na série do Demolidor e é brevemente citada em Punho de Ferro, assim como o jornal em que ela trabalha, o New York Bulletin (que era para ser o Clarim Diário, mas que por causa de direitos autorais que pertencem à Sony, mudaram o nome). É para ela que Danny Rand “entrega” a matéria (imagem acima) de quando admite a culpa das Empresas Rand em uma ação judicial, deixando todo mundo nervoso.

Demolidor/Luke Cage

No episódio sete Madame Gao brevemente comenta para Danny sobre o “Diabo de Hells Kitchen” e o “homem de pele inquebrável“, referências claras ao Demolidor e Luke Cage.

Carta de um detento

Claire recebe uma carta com o remetente escrito apenas “carta sem censura de um detento“, que provavelmente veio de Luke Cage, que foi preso no final da primeira temporada da sua série.

Jessica Jones

Em um dos episódios, Joy Meachum (Jessica Stroup) fala que contratou uma detetive particular “que valia cada centavo quando estava sóbria” para investigar os podres dos empresários (imagem acima) que controlam as Empresas Rand – uma clara referência à Jessica Jones e seu amor pela bebida.

Hulk

A única referência aos outros heróis Marvel, quando o advogado fala para Joy e Ward que o vídeo de Danny admitindo a culpa da empresa teve mais visualizações do que o vídeo do “cara incrivelmente verde“.

Serpente de Aço

No último episódio de Punho de Ferro vemos Davos tramando a morte do herói junto com Joy Meachum. Davos certamente não vai ficar feliz quando descobrir que Kun Lun não mais existe (aparentemente invadida pelo Tentáculo, como vimos nos minutos finais, dando a brecha para Os Defensores), por culpa de Danny Rand e provavelmente vai se transformar no vilão Serpente de Aço, inimigo do Punho de Ferro nas HQs.

Bônus – Stan Lee

E caso você tenha perdido, a discreta participação de Stan Lee na série ocorre apenas no último episódio, como um policial da polícia de Nova York em um cartaz na parede – cartaz esse que já apareceu nas outras três séries também.