Share Button

Por Emerson Henrique

Veja este guia para iniciantes feito especialmente para você que nunca jogou um card game!

Se você chegou aqui por quê tem vontade de começar a jogar e não sabe como, você chegou ao lugar certo!

Se você já jogou outros card game como Magic, Yu-Gi-Oh! Vai ver algumas semelhanças no game, e vai ser mais fácil assimilar, mas se você nunca jogou nenhum destes e quer começar com o Hearthstone seja bem-vindo, taz’dingoooo!

Por onde começar?

Bem, aqui você joga com os próprios personagens do Warcraft, sim, o lendário Thrall a Jaina e uma pancada de outros heróis do game, e cada herói destes representam uma classe que são:

Heróis

Bom, cada duelo, é um combate de apenas dois jogadores e cada um deles tem um deck em mãos, cada deck deve conter trinta cartas e os jogadores começam com trinta pontos de vida e lógico, ganha quem zerar os pontos de vida do outro primeiro.

Mas espera aí, Deck? Vou explicar

Deck

Deck

Você pode utilizar decks prontos, ou montar seu próprio deck no menu “minha coleção”, lembrando de que seu deck, ou baralho, deverá ter trinta cartas.

Na montagem do deck é necessário que você sempre observe os custos das cartas escolhidas, pois cartas que custam muito, normalmente são bem poderosas, mas provavelmente você vai demorar para conseguir coloca-las no jogo, desta forma você deve pensar no jogo como uma escadaria.

Cards/Custo de Mana

Primeiro adicione cartas de custo baixo e vá aumentando o custo, como se você estivesse subindo esta escada, no final deverá ser equilibrado tanto de cartas baixas para início e meio de jogo como cartas poderosas de custo alto pensando no final do jogo.

As cartas podem ser obtidas através de pacotes comprados, pacotes ganho em algum modo de jogo como na arena.

Pacote de Cartas

Como o combate é na modalidade de turnos e estes turnos tem tempo, seja rápido na sua decisão e utilização das cartas escolhidas, tente montar o deck pensando em combos e estratégias de jogo turno a turno.

Quando inicia o seu turno você recebe um cristal de mana…

Opa! Não falamos de mana ainda, então ‘simbora’!

Mana

A mana é o recurso necessário para que você consiga jogar suas cartas, a cada turno que se passa você ganha um cristal de mana, que tem seu limite em dez cristais.

Cristais de Mana

Cada carta tem um custo de mana para ser usada no jogo, com exceção de algumas cartas, mas no geral você deverá pagar manas para usar praticamente todas as cartas.

A mana aqui não é acumulativa, exemplo, tenho dois de mana neste turno se eu usar ou não neste turno, no próximo turno eu terei apenas três manas, uma mana que ganhei do turno e os outros dois que já tinha dos turnos anteriores.

Há alguns efeitos que vão fazer com que seus cristais de mana fiquem travados por alguns turnos, como o efeito sobrecarga em algumas cartas, mas isto é puramente estratégia de jogo.

Heróis

Cada herói tem um poder específico que custa dois de mana e só pode ser utilizado uma vez a cada turno, vejam os poderes de cada um abaixo:

Mago (Jaina) – Impacto Ígneo: Causa 1 de dano.

Caçador (Rexxar) – Tiro Firme: Causa 2 de dano ao herói inimigo.

Paladino (Uther) – Reforçar: Evoque um Recruta do Punho de Prata 1/1.

Guerreiro (Garrosh) – Aumentar Armadura: Receba 2 de Armadura.

Druida (Malfurion) Metamorfose: +1 de ataque neste turno. +1 de armadura.

Bruxo (Gul’dan) Conversão de Vida: Compre um card e receba 2 de dano.

Xamã (Thrall) Convocação totêmica: Evoque um totem aleatório.

Sacerdote (Anduin) Cura Inferior: Restaure 2 de vida.

Ladina (Valira) Maestria em Adagas: Equipe uma adaga 1/2.

Bom, antes de escolher o seu herói preferido, jogue com todos eles para entender todas as mecânicas de jogo de cada um destes heróis, suas cartas e como combater melhor cada um deles.

Depois de jogar bastante com todos você terá, com toda certeza, seu herói preferido para jogar e se dedicar a montar um bom deck para ele, mas antes jogue com todos por um tempo.

Você pode saber mais sobre eles aqui https://playhearthstone.com/pt-br/game-guide/heroes/

Tipos de Cartas

As cartas são definidas em quatro categorias Lacaios, Heróis, feitiços e Armas.

Lacaio: Nestas cartas normalmente, informam o custo para conjuração, ataque do lado esquerdo e defesa do lado direito, e se for um lacaio com alguma habilidade, haverá um texto explicativo, no caso abaixo o custo é 1 de mana, ataque 1, defesa 2 e tem a habilidade de provocar.

Lacaio

Herói: Há cartas de heróis que substituem o seu herói, concedendo ao jogador um novo poder heroico e armadura, estas cartas parecem cards de Lacaio, porém, não há indicativo de ataque.

Carta de Herói

Feitiços: Normalmente as cartas de feitiços tem o custo para ser conjurado, e um efeito, seja este dar habilidades, tirar habilidades, curar, infligir dano e etc.

Carta de Feitiço

Armas: Você poderá equipar seu herói com armas durante o jogo, na arma além do custo como todas as outras cartas, terá de um lado o ataque e do outro a durabilidade da arma que é a quantidade de vezes que você poderá usar a arma.

Carta de Arma

Habilidades

Vejam abaixo um breve resumo das habilidades mais vistas durante o jogo:

Grito de Guerra

Uma habilidade que é acionada sempre que o lacaio entra no campo de batalha.

Habilidade: Grito de Guerra

Investida

Essa habilidade significa que o lacaio pode atacar no mesmo turno em que ele é invocado.

Habilidade: Investida

Escudo Divino

A primeira vez que este servo sofrer dano, ele será absorvido e irá consumir o Escudo Divino.

Habilidade: Escudo Divino

Congelar

Lacaios congelados não podem atacar. (Dura um turno)

Habilidade: Congelar

Silenciar

Remove todas as habilidades da carta e seus encantamentos.

Habilidade: Silêncio

Furtividade

Lacaios com furtividade não podem ser alvo de ataques, mágicas ou habilidades até que eles ataquem. (Lacaios com esta habilidade ainda podem ser afetados por feitiços em área, ex.: Consagração)

Habilidade: Furtividade

Provocar

Os inimigos devem atacar este lacaio. (Isso inclui ataques de armas de heróis)

Taz'Dingo!
Habilidade: Provocar

Fúria dos Ventos

Pode atacar duas vezes a cada turno.

Habilidade: Fúria dos Ventos

Começando a Jogar

Bom, quando você vai começar a jogar aparecem os primeiros cards que estarão na sua mão no começo do jogo, e pede para você escolher algum card para trocar se você quiser, e isto é chamado de mulligan.

Mulligan

No mulligan normalmente se escolhem cartas de custo alto para serem trocadas, pois elas vão atrapalhar no início do jogo.

Diferente de alguns outros card games, aqui você poderá atacar o herói adversário diretamente, contanto que ele não tenha nenhuma criatura com a habilidade provocar.

O combate de lacaio contra lacaio se resolve de forma simples, se uma criatura 2/1 atacar uma 2/2 ambas morrem no final do combate, mas se for uma criatura 1/3 contra uma 2/2 a criatura que tem 1/3 ficará com 1/1 (-2) e a que era 2/2 passará a ficar com 2/1 (-1), ou seja, o ataque de uma é subtraído da defesa da outra.

Dicas Gerais

  • Jogue muito com todos os heróis;
  • Jogue os modos Arena e Aventura;
  • Gaste o Ouro para comprar as entradas para eventos;
  • Você pode dar uma turbinada no seu deck, desmanchando cartas de heróis que você não joga e ganhando pó arcano para comprar cartas específicas do seu herói preferido;
  • Cuidado ao desmanchar cartas e ganhar pó arcano, você precisa ter certeza que não vai jogar com aquele herói, e saiba que se um dia quiser, vai ter trabalho para remontar o deck;
  • Pesquise decks sobre seu herói, há vários arquétipos aqui no site https://cardnamanga.com.br/article/131/guia-de-ranqueada-terminologia-do-arqutipos
  • Instale no Celular, vai valer muito apena.

E se ainda assim, você ficou com dúvida, este excelente vídeo abaixo vai tirar todas elas:

E aí, gostou do nosso guia? Está pronto para jogar? Então simbora jogar e Taz’dingooooooooo!!