Curiosidades

Relembre Sonic the Hedgehog 4… de Super Nintendo!

Os mods, hacks e fangames hoje em dia são bem democráticos graças ao avanço da tecnologia, e praticamente qualquer pessoa com um pouco de conhecimento pode transformar seu jogo favorito. No entanto, antigamente eles eram bem mais restritos, apesar de terem existido desde o início dos games. Um que ficou muito famoso na década de 1990 é o Sonic The Hedgehog 4 para o Super Nintendo.

Modificação do jogo Speedy Gonzales: Los Gatos Bandidos, que tem como protagonista o também muito veloz Ligeirinho, o objetivo de Sonic 4 é libertar “Marios” de gaiolas ao longo das fases, substituindo os ratos do jogo original, e que também servem como checkpoint. Chama a atenção que azulão tem a habilidade de chutar.

A modificação em si foi feita por um grupo peruano chamado “Twin Eagles Group”, e a primeira fase do game, “Surely Woods”, é a segunda do jogo do Ligeirinho. Especula-se que os peruanos tenham feito essa modificação para ser a primeira de um jogo com o nome “Sonic” por ser a mais rápida e linear do game, se assemelhando aos games do azulão.

A cena final de Sonic the Hedgehog 4 mostra a frase “Sonic ama a Nintendo, Mario ama a SEGA”, sendo uma referência a guerra de consoles da época 16 bits. No entanto, muitos fãs brincam de que isso foi algo profético, considerando que a SEGA saiu do ramo de consoles e atualmente desenvolve games para as antigas concorrentes, sendo uma grande aliada da Nintendo.

Vale dizer que o jogo original do Ligeirinho, Speedy Gonzalez: Los Gatos Bandidos, foi publicado pela Acclaim e lançado em agosto de 1995. Ele utiliza basicamente a fórmula que deu sucesso ao azulão e a muitos jogos dessa época: correr e pular em um cenário 2D, sendo bem elogiado pelos bons visuais, enigmas simples, e o baixo nível de dificuldade considerando os padrões da época, já que o público-alvo era as crianças.

Artigos relacionados