Share Button

A Intel e AMD, rivais há décadas, resolveram por suas diferenças de lado e fecharam uma parceria para a produção de chips com a capacidade de processamento das CPUs Intel e o poder dos processadores gráficos da AMD.

Segundo informado pelo The Wall Street Journal, trata-se da primeira parceria entre as duas empresas desde os anos 80.

Os chips serão voltados para laptops, visando deixá-los mais finos e leves, e ao mesmo tempo poderosos o bastante para rodar bem jogos que exigem uma placa de vídeo dedicada. A AMD inclusive ressaltou (via The Verge) que estes chips serão voltados justamente para jogadores sérios, que querem comprar notebooks com o principal intuito de usá-los para jogar.

A Nvidia tem se mostrado uma ameaça para a Intel, pois a fabricante de placas de vídeo tem ganhado mercado nas áreas de inteligência artificial e machine learning, ao mesmo tempo que continua entregando placas de vídeo líderes de vendas tanto para consumidores comuns quanto corporativos.

Se realmente esse novo produto da Intel e AMD for tão bom quanto prometem, eliminará a necessidade de uma placa gráfica dedicada nos laptops voltados para jogos, algo que a Nvidia possui em vários notebooks desse tipo.

No final da história, quem irá se beneficiar com essa concorrência será o consumidor. De acordo com o que a AMD disse em seu comunicado de imprensa, a Intel espera lançar o novo produto no 1º trimestre de 2018.

Via PC Gamer