Share Button

Rochard chegou ao Steam em 2011 e ainda é um game indie que merece nossa atenção. O jogo desenvolvido pela finlandesa Recoil Games é um título do gênero plataforma que se passa no espaço, onde você controla John Rochard e sua arma gravitacional (G-Lifter) movimentando objetos, lidando com puzzles e derrotando inimigos.

O protagonista da história, Rochard, é um operário que trabalha no serviço de mineração espacial. Ele e seu grupo já não estão rendendo como antes, então, o chefe decide que irá demiti-los, a menos que descubram algo novo e lucrativo para empresa Skyrig Corporation. Além deste problema John Rochard é surpreendido por uma gangue de malfeitores que invade a mina onde ele está trabalhando.

rochard_screen_10

Rochard é um game de plataforma com gráficos 3D. O design do jogo lembra muito Team Fortress 2, não apenas o ambiente, mas o perfil dos personagens também. Os personagens principais são distintos e os cenários são bem detalhados, com uma riqueza que chama a atenção por ser um game indie. Já atuação de dublagem é competente com seleção de vozes que se encaixam perfeitamente aos personagens.

A jogabilidade do título é baseada em pular e descer níveis dentro do cenário plataforma junto a G-Lifter, uma arma gravitacional que tem o poder de carregar objetos, por exemplo, e atira-los contra inimigos e também ajudar a resolver puzzles. Em outras palavras, durante todo o game seu papel é pular, atirar e resolver desafios, como nos anos 90.

unnamed

Alguns momentos os quebra-cabeças são difíceis e vão tomar alguns minutos do jogador na tentativa de resolve-los. Por isso, observar o cenário é fundamental, pois a solução pode estar ali, escondida de maneira (muito) discreta. Em alguns momentos o jogo pode se tornar frenético com o número de inimigos, pois embora a jogabilidade seja boa, falta um polimento no controle da G-Lifter na hora de mirar e atirar.