Notícias

RoomAlive – Usando projetores para transformar a sua sala em um videogame!

RoomAlive - Microsoft Tecnology - Next-Gen - 01

Algum tempo atrás a Microsoft divulgou um vídeo impressionante do IlumiRoom, um conceito onde a próxima geração de consoles poderia vir com um projetor e usar a parede como tela de videogame, trazendo muito mais imersão para os jogos. O projeto estava em desenvolvimento conceitual dentro dos setores de pesquisa e desenvolvimento, e por conta de usar projetores, acaba sendo um equipamento bem caro para o consumidor comum, fora a questão do próprio poder dos consoles, por conta da resolução dos jogos. Antigamente não havia muitas discussões, mas já sabia de antemão que nem o PS3 e nem o Xbox 360 conseguiriam chegar perto de usar essa tecnologia, e o projeto meio que foi deixado de lado.

Aí foram anunciados os novos consoles, mas por mais incrível que pareça, eu nunca cheguei a cogitar que a Microsoft poderia ter continuado o desenvolvimento da IlumiRoom, e com o Oculus Rift e o Projeto Morpheus, as atenções das tecnologias da indústria foram voltadas para os óculos de realidade virtual, junto com a resolução 4K e as novas placas de vídeo. Projetores com realidade virtual ainda são futuristas demais, mas parece que a Microsoft continuou o projeto, em uma versão mais turbinada. Segundo o The Verge, eles divulgaram nos últimos dias um vídeo mostrando a RoomAlive, onde é usado diversos projetores que capturam e enviam imagens, transformando a sala inteira em um enorme videogame:

Chega a ser impressionante a interação com que podemos chegar no futuro, onde as câmeras e os Kinects conseguem capturar os movimentos do jogador e capturar objetos dos cenários. A empresa aposta no barateamento da tecnologia, pois hoje montar uma sala assim é caro, demandando bastante equipamentos e softwares que consigam usufruir de maneira otimizada objetos da sala de estar, como a questão do banco encostada na parede servindo como uma plataforma. Fora que ainda cabe muita evolução no futuro pras novas versões do Kinect, podendo fazer capturas mais poderosas dos locais e das pessoas.

Pessoalmente vejo esse tipo de tecnologia para as festas com muitas pessoas, trazendo interações que os games normais não trazem. É muito mais chamativo fazer as pessoas se movimentarem do que ficarem paradas jogando. Jogos de dança e os jogos com o Kinect e o PS-Move já tem esse tipo de movimentação a preços mais acessíveis, fora que os projetores também podem evoluir, ficarem mais baratos e os próximos consoles poderão chegar com tecnologia 4K embutidas, trazendo imagens ainda mais realistas. O futuro na interação dos games está mais próximo do que a gente imagina!

RoomAlive - Microsoft Tecnology - Next-Gen - 02

RoomAlive - Microsoft Tecnology - Next-Gen - 03

Rodrigo Flausino

Editor de conteúdo do GameHall e do Select Game e desenvolvedor de softwares nas horas vagas. Meio ranzinza de vez em quando, mas é gente boa. Vivia reclamando. Gamer quase hardcore. Tem um PS3, um PlayStation 4 e um PC razoável que roda a maioria dos games atuais!

Artigos relacionados