Share Button

Finalmente, a espera por parte dos usuários de PlayStation 4 terminou: a Sony, de uma vez por todas, implementou a opção de alterar o nome da sua conta vinculada ao console.

Assim como no Xbox, console da Microsoft que disponibiliza a função há muito mais tempo, a primeira troca é gratuita; contudo, a partir da segunda modificação, um valor de 9,99 dólares, ou 4,99 para os assinantes da Plus (respectivamente, algo em torno de 38 reais e 19 reais), será cobrado.

Porém… diferentemente do seu concorrente esverdeado, no qual disponibiliza a função sem problemas adicionais, parece que a empresa japonesa encontrou alguns obstáculos quando tentou colocar em prática a novidade.

Somente games lançados a partir de 1 de abril de 2018 aceitarão o novo sistema. Em títulos mais antigos, é possível que o seu nome antigo seja utilizado. Fora isso, e sendo algo ainda mais grave, você poderá perder o seu progresso em alguns games – expandido o possível prejuízo para os arquivos de salvamento e troféus já obtidos.

E, para completar a lista de problemas que podem ser encontrados ao alterar o seu apelido virtual, produtos já adquiridos, como jogos completos e DLC’s, poderão ser perdidos. Jogos de PlayStation 3 e PlayStation Vita não suportarão a nova implementação.

De toda forma, a opção de retornar ao seu ID original continua gratuito. Paralelamente, é importante ressaltar que ninguém mais poderá utilizar um apelido previamente escolhido por você.

Foi divulgada uma lista com os jogos que apresentaram problemas ao tentar se beneficiar da nova opção. Caso tenha interesse, acesse este link. Respostas para outras dúvidas comuns e informações complementares podem ser encontradas neste endereço eletrônico. 

Tendo em mente todos os prós e contras, cabe ao usuário decidir se os eventuais riscos compensam os benefícios, ou não. A opção já está disponível para quem tiver interesse.