CoberturasE-SportsNotícias

Saiba mais sobre o Campeonato Brasileiro de Esporte Eletrônico realizado na Casa Brasil

Como anunciamos aqui mesmo na Gamehall, na sexta-feira passada (26), do próprio dia 26 ao 28 aconteceram três competições de esporte eletrônico na Casa Brasil (Rio de Janeiro), com as seguintes modalidades: Counter Strike:Global Offensive (primeiro dia), League of Legends (segundo dia) e Hearthstone (terceiro dia). Com isso, dois redatores da Gamehall (Jairo “Foxer” Junior e Luis “River” Mello) foram acompanhar de pertinho este evento para contar o que rolou por lá.

Este texto irá conter toda a nossa opinião pessoal, de acordo com o que vimos, ouvimos e vivenciamos por lá e justamente por isto, optamos por separar a cobertura em duas matérias diferentes ao invés de apenas uma, pois quando chegamos lá achamos que havia apenas uma atração principal que seriam os os campeonatos, entretanto, acabamos nos deparando com uma organização totalmente diferente das demais, com parcerias jamais vistas e por isso, achamos que será totalmente válido abordamos este assunto também.

Nesta matéria em especial, que será a primeira das duas, iremos abordar apenas o campeonato em si, ou seja, deixaremos aquela segunda grande atração para o próximo texto, para neste nos focarmos em coisas como estrutura, atletas, público, local e afins. Confira:

A estrutura


Como já citamos algumas vezes, os torneios ocorreram na Casa Brasil, porém, mais especificamente no auditório do armazém 1. Lá nos deparamos um palco montado com 10 computadores e no meio a transmissão das partidas sendo feita, através de um projetor para quem estivesse lá assistindo presencialmente.

De frente a tudo isso, haviam diversas cadeiras para o público acompanhar o espetáculo e apesar de não haver uma sala específica para a imprensa, fomos convidados a ficar na própria sala da Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico (CBDEL), onde todos da equipe nos fizeram sentir como se estivesse em casa.

[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=_1AvFXUc3N8″ fs=”1″ hd=”1″]

Por ser o primeiro evento organizado pela Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esporte Eletrônico (FERJEE), a falta de experiência pode ter castigado um pouco os meninos, pois assim como todo grande evento, o primeiro dia acaba sendo de aprendizado, pois os imprevistos começam a aparecer e foi justamente o que aconteceu, pois após uma falha técnica, infelizmente a transmissão do campeonato de CS:GO acabou não podendo ser feita.

No entanto, a competência da equipe por trás da Federação nos impressionou bastante. Todos se mostraram ainda mais forte após as falhas técnicas, prosseguiram com o plano e o que vimos no dia seguinte eram pessoas ainda mais maduras e prontas para desafios. Não foi atoa que o dia de League of Legends (segundo dia) se saiu perfeito!

DSC01199
Galera da FERJEE, CBDEL, Team RJ (campeão de CS:GO) e os casters do evento.

Resumindo: O espaço que foi oferecido ao torneio não era gigante, porém, ele foi muito bem dividido, montado e utilizado. A equipe apesar de nova, também se portou muito bem frente aos imprevistos e mostrou que os erros também podem servir como aprendizado, para que assim eles pudessem se capacitar ainda mais para dar um show apenas um dia depois. Portanto, nós aprovamos a estrutura oferecida e podemos dizer que o saldo aqui é bastante positivo.

O Show


A maioria dos atletas que competiram não estavam entre os grandes nomes conhecidos pelo público, ao contrário de alguns como Matheus ”Theusma” Lima e João “Zuao” Vitor, ambos ex-jogadores do CBLoL e a equipe da BlackDragons de CS:GO, que vem muito bem no cenário atualmente.

Mas ainda assim, quem estava lá se surpreendeu com o alto de nível de muitos deles e um fato indiscutível que prova isso foi o seguinte: As equipes favoritas de CS:GO e LoL não foram campeãs!

Já no caso dos casters a notoriedade não era um problema, pois reuniram no mesmo torneio toda a experiência e irreverência do narrador Diniz “Gruntar” Albieri, com a carisma de um dos comentaristas que vem fazendo maior sucesso no Brasil atualmente,Luigi “Kaov” Mataratzis. Sem sombra de dúvidas, esta dupla trouxe ainda mais emoção as partidas, aos grandes momentos, além de constantemente interagirem com o público que se fazia presente no evento. Ponto para os organizadores, grande escolha!

[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=EiwP0R3oN0U&ab_channel=GameHall” fs=”1″ hd=”1″]

Resumo: Atletas de alto nível, jogos divertidos e toda a emoção sendo transmitida através de uma narração profissional. Quesito quase impecável!

O Campeonato


 Counter Strike: Global Offensive

5
Team RJ, os campeões de CS:GO!

O torneio do FPS mais famoso do mundo contou com quatro equipes, onde duas com certeza chamaram mais atenção. A primeira delas é a “Black Dragons”, que como afirmamos anteriormente, vem muito bem no cenário brasileiro, já a outra era a recente “Team RJ”, composta de nomes fortes como Lorenzo “lrz” Araújo e Augusto “gut0” Bertora.

Por estarem juntos a mais tempo e serem os atuais campeões da Liga Profissional da Games Academy, todos esperavam ver a “BD” como campeã, porém, na prática acabou sendo diferente, pois o Team RJ mostrou toda sua força e venceu a Grande Final com propriedade no Mapa Mirage por 16 a 9!

 

League of Legeds

1
Celestial Wolves Gaming

O campeonato de League of Legends contou com um número maior de equipes, sendo sete no total, com uma delas também recebendo um maior destaque no começo por conta dos nomes famosos de ex-atletas do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), Matheus ”Theusma” Lima e João “Zuao” Vitor.

Entretanto, assim como no campeonato de CS:GO, o de LoL também provou que para ser de alto nível você não precisa de nome e sim de dedicação. Foi assim que a equipe baiana Celestial Wolves Gaming derrotou o time de “ex-CBLoL” e se classificou para jogar o campeonato mundial em Jacarta!

Podemos dizer inclusive que a vitória do CWG no League of Legends foi um dos pontos altos do evento, pois além de toda a emoção da final, vê-los levantando do computador com sorrisos estampados de orelha a orelha e olhos marejados foi impagável.

Hearthstone

premio 6
Competidores de Hearthstone

Por último, mas não menos importante, tivemos o campeonato de Hearthstone, onde três atletas mostraram qual o verdadeiro significado da palavra “equilíbrio”. Após diversos confrontos melhor de cinco (MD5), TODOS, menos a grande final acabaram em 3 a 2. De fato, o nível de competição estava bem parelho e por conta disso, cada partida era emocionante e totalmente imprevisível!

Ainda assim, no meio de tanta igualdade em nível de jogo, um atleta mereceu o destaque e também o título que conquistou. Wagner “Donair” Paz, que ironicamente não deixava seus inimigos em paz em momento algum, pois ele era o tempo inteiro agressivo e “sangue nos olhos”. Se uma frase pode resumir este rapaz ela é a seguinte: “A melhor defesa é o ataque!”.

Lembrando que a competição deu uma vaga para cada modalidade no mundial que acontecerá na Indonésia, Jacarta!

 

Resumo final


Tendo este primeiro evento como base avaliativa, podemos esperar grandes feitos vindo do esporte eletrônico institucionalizado no Brasil. Nós da GameHall estamos ansiosos pelas próximas datas e manteremos vocês atualizados quanto a elas.

DSC01223
Troféus e medalhas de campeões e vice-campeões

Nossas mais sinceras congratulações a todos os envolvidos, desde a Confederação Brasileiro de Desporto Eletrônico (CBDEL) e Liga Nacional de Esportes Eletrônicos (LNEe), até a Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esporte Eletrônico (FERJEE) e funcionários da Casa Brasil em geral.

Fotos Extras


DSC01208
Cosplay de Caitilyn do League of Legends
DSC01207
Cosplay de Tryndamere do League of Legends
DSC01211
Jogador da CWG de League of Legends
DSC01214
Jogador da CWG de League of Legends
DSC01232
Cherrygums, dona e jogadora de Rainbow Six da Black Dragons representando sua equipe de CS:GO na premiação
DSC01249
Falcões RJ, vice-campeões de League of Legends
DSC01250
CWG na premiação de Grande Campeões de League of Legends
DSC01269
Fair play entre os jogadores de Hearthstone
DSC01276
Kaov (narrador) em momento descontraído
DSC01200
Equipe de CS:GO da Black Dragons com galera da FERJEE e CBDEL
DSC01201
Donos da Black Dragons com presidente da FERJEE Paulo Ribas e presidente da CBDEL Daniel Cossi, além dos casters Gruntar e Kaov

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!