Notícias

“Se Miyamoto é o pai, então eu sou a mãe dos videogames”, diz Yu Suzuki

Se Shigeru Miyamoto, criador de várias franquias de sucesso como Mario e Zelda, é conhecido pela grande maioria como “pai dos videogames”, então quem seria a mãe?

Segundo o modesto Yu Suzuki, lendário game designer da Sega que criou pérolas como OutRun e Shenmue, ele próprio estaria apto para o posto de “mamãe”.

“Se Miyamoto é o pai dos games, então eu suponho que eu seria a mãe”, fez a revelação para o site 1Up.

Ele conta que quando se juntou à Sega, em 1983, os videogames tinham uma “má imagem” (muitos ainda acham que ele ainda tem).

“Eu queria dar uma imagem animada, trazendo jogos para um lugar mais brilhante – de dentro para fora, do escuro para a claridade”, lembra, filosófico, Suzuki. “Mas, você tem que mudar os consumidores. As pessoas que jogam games em lugares escuros sempre vão jogar em locais escuros. Então tivemos que atrair as pessoas que jogam em locais com claridade”.

Ou seja, ele queria criar um novo mercado de games que não fosse o buraco escuro e imundo dos jogadores que se trancavam em seus quartos e passavam horas jogando (bateu uma saudades do meu antigo “buraco”…).

Assim ele começou a criar jogos para fliperamas, que geralmente ficam em lugares mais “claros”, assim tivemos grandes clássicos dos flipers como Space Harrier, Super Hang-On, OutRun, After Burner, Virtua Fighter, entre outros. A explosão de arcades dos anos 80 foi graças, principalmente, à Suzuki. Assim como Miyamoto, ele trabalhava para expandir a experiência com games.

“A diferença entre Miyamoto e eu é que ele trabalha em um mesmo jogo, de maneira cada vez mais profunda, como a série Mario, enquanto eu gosto de trabalhar com conceitos e jogos diferentes”, diz Suzuki. “Eu não gosto de fazer a mesma coisa”.

Ok, mas continuamos na espera de Shenmue 3…

quem lembra desse???

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!