Share Button

Você pode até não gostar de documentários, mas quando o tema é videogames sempre dá uma curiosidade em assistir. Para facilitar a sua escolha, selecionamos sete exemplos notáveis para conhecer mais sobre a indústria dos jogos:

1) Indie Game: The Movie

maxresdefault

Um olhar curioso e revelador da realidade dos desenvolvedores independentes, focado em três games: Braid, Super Meat Boy e FEZ. Indie Game mostra as dificuldades, obsessões e mentalidade por trás de três criadores com personalidades bem distintas.

2) Atari: Game Over

atari-game-over

Após a lenda de milhares de cartuchos do jogo E.T. (do Atari) serem enterrados em um lixão, a Microsoft patrocinou esse documentário que pretendia encontrar esse material perdido. O final… melhor você assistir. Mais do que uma escavação, o filme conta a história de uma indústria de games completamente diferente dos dias de hoje.

3) Video Games: The Movie

maxresdefault (2)

Uma versão mais resumida das décadas de jogos eletrônicos, passando pelas crises e a transformação da indústria em uma das mais lucrativas do planeta. Apesar de não aprofundar tanto, o documentário compensa pelo grande número de entrevistados relevantes.

4) The Rise and Fall of G4 TV 4 Gamers

hqdefault (2)

O G4 era um canal especializado em games da TV a cabo americana. Uma boa ideia que foi se perdendo em meio à falta de planejamento, decisões polêmicas e a própria desfiguração da programação televisiva. É possível assistir à produção completa pelo Youtube.

5) World of Warcraft: Looking for Group

maxresdefault (1)

Em comemoração aos 10 anos de WoW, a Blizzard criou esse filme para mostrar um pouco da história do jogo. A influências dos criadores, a comunidade ativa e as personalidades por trás dos jogadores são os pontos altos do documentário. A produção também pode ser vista no Youtube.

6) The King of Kong: Fistful of Quarters

Talvez o mais cinemático dos exemplos aqui citados, King of Kong mostra a era dos arcades na década de 1980 e como a competividade e a obsessão por recordes de pontos se arrastou por décadas. E prepare-se para conhecer Billy Micthell, uma figuraça que só os EUA poderiam produzir.

7) Street Fighter Anniversary Film: I Am Street Fighter

hqdefault (3)

Lançado pela Capcom para comemorar os 25 anos da franquia, o documentário mostra fãs de Street Fighter e sua influência na vida de milhões de pessoas. Mesmo voltado para entrevistas na comunidade gamer, alguns desenvolvedores também aparecem explicando criações do game.