Notícias

Shigeru Miyamoto critica falta de criatividade da concorrência e diz que games não têm nada a aprender com o cinema

Quando se fala em entretenimento e diversão, certamente o nome de Shigeru Miyamoto é uma das maiores autoridades sobre o assunto, e em uma entrevista recente para o site britânico Telegraph ele fez algumas declarações, entre elas comparando o universo dos videogames com o do cinema. Para o aclamado designer, games são completamente diferentes de produções cinematográficas, pois enquanto um conta uma história, o outro permite a pessoa criar sua jornada.

Os jovens desenvolvedores querem ser reconhecidos. Querem contar histórias que toquem os corações das pessoas. E, apesar de entender esse desejo, essa tendência me preocupa. Deve ser a ‘experiência’ a ser tocante. Eu luto para que o jogador seja o realizador [da história]. O que eu faço é ajudá-los a sentir que quando jogam estão a criar algo que só eles poderão criar“, comentou.

Quando questionado se a indústria de videogames poderia aprender algo com a indústria de cinema, ele disse que “ao se jogar um jogo, num momento você está apenas o controlando e então, de repente, você se sente dentro do seu mundo. E isso é algo que não se pode experimentar nem no cinema nem na literatura. É uma experiência completamente única“. Mas Miyamoto acha importante estar envolvido nas produções cinematográficas, coisa que não ocorria no passado, e como ele fez recentemente com a criação dos curta-metragens de “Pikmin”.

Ele também falou sobre o comprometimento da Nintendo em fazer games visando novas experiências e aproveitou para dar uma alfinetada na “mesmice” da concorrência. “O que as outras companhias estão fazendo tem sentido em termos de negócios. Mas é maçante. Os mesmos games aparecem em todos os sistemas. Na Nintendo queremos um ambiente onde os criadores de games podem colaborar e pensar em ideias para games que nunca aconteceram antes“.

Sobre a realidade virtual, futuro iminente dos videogames com nomes como Oculus Rift do Facebook e o Projeto Morpheus da Sony liderando a nova era, Miyamoto foi bem reservado, dizendo que “não tem nada a dizer e que a Nintendo não tem nada a anunciar“.

E você, caro leitor, o que acha das declarações de Miyamoto? Estão as desenvolvedoras só pensando em dinheiro e criando games iguais e maçantes em todas as plataformas? Deixe o seu comentário aí embaixo.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!