Share Button

Sine Mora foi lançado originalmente em 2012, para PC, PS3, PS Vita e X360. O game está de volta, desta vez nas plataformas da nova geração e receberá ainda este ano uma versão também para o Nintendo Switch. O título retorna com melhorias notáveis, como novos modos de jogo e suporte à resolução 4K.

Sine Mora EX é um shoot’em up de “navinha” em 2.5D desenvolvido pelos estúdios Digital Reality (D-Day) e Grasshopper Manufacture (Killer 7, No More Heroes). O game oferece duas histórias simultâneas: a história de um pai da raça Enkie que perdeu o filho na guerra e agora está em busca de vingança; a segunda história traz os últimos sobreviventes que também planejam revidar contra o império que eliminou milhões de Enkies.

A jogabilidade consiste em controlar a nave enquanto se desvia dos tiros inimigos e elimina o maior número possível de alvos até encontrar o Boss do level. A medida que que se progride alguns upgrades são liberados na partida, porém, quando sua nave é atingida essas vantagens são perdidas e é preciso resgatá-las no cenário antes que desapareçam da tela. Também é preciso tomar cuidado com o tempo da missão que fica em contagem regressiva, caso o jogador fique muito tempo sem atirar o cronômetro se esgota e a missão termina. Em alguns momentos o jogo oferece pequenas variações na jogatina com elementos Stealth, por exemplo, e animações que interligam uma fase na outra, mas não são eventos constantes.

O visual do game explora o universo Diesel Punk, que é uma visão paralela de mundo que mistura alta tecnologia com máquinas dos tempos do diesel e elementos pós-guerra do final dos anos 1940 e meados de 1950. O visual da ambientação é muito bem trabalhado, bem como as naves. Existe muita personalidade no game e nota-se que o artista Gez Fry buscou ser o mais original possível em cada momento do jogo.

A trilha sonora é de Akira Yamaoka (Silent Hill), que abusa de teclado e sintetizador com músicas temáticas focando em encaixá-las no cenário, por exemplo, no fundo do mar as músicas seguem tons graves semelhantes a bolhas, já em ambientes escuros e cavernosos é possível ouvir uma trilha com barulhos distantes e sons com ecos e vibrações. Por seguir uma linha arcade e ser bastante semelhante aos clássicos do gênero a dificuldade do game é elevada e vai exigir bastante prática e paciência dos jogadores menos experientes.

Sine Mora EX resgata os melhores elementos do bullet-shell, com muita ação, tiroteio, explosão e um visual original. A sua proposta hard-core deixa bem claro que seu objetivo é atender a um público mais vanguardista, que realmente gosta de um bom desafio, por esta razão pode não ser tão atraente a todos. Em outras palavras, para quem curte games no estilo clássico dos anos 90, vá em frente, mas quem prefere não se frustrar é melhor se aventurar em games de “navinha” gratuitos do Android e iOS.