Share Button

Song of the Deep” é um jogo do estilo metroidvania, produzido pela Insomniac Games, a mesma de jogos da série “Ratchet & Clank”, “Sunset Overdrive” do Xbox One e do vindouro novo game do Homem-Aranha para PlayStation 4.

O título foi lançado em versão digital recentemente para Steam, PS4 e XOne e tem chamado a atenção pelo seu estilo diferente, em que o jogador controla um submarino nas profundezas dos oceanos, lembrando bastante a mecânica do clássico “Ecco: The Dolphin“, lançado para Mega Drive em 1992.

sotd2

Mas ao invés de um simpático golfinho, em “Song of the Deep” o jogador controla Merryn, a filha de um pescador desaparecido, que constrói um pequeno submarino para procurá-lo. A história do jogo é contada com uma bela narração feita pela atriz irlandesa Siobhán Hewlett, inclusive durante a aventura, lembrando bastante um conto de fadas para crianças. Apesar de não possuir dublagem em português, o jogo conta com legendas e tradução dos menus, deixando tudo bem mais acessível.

E Merryn, diferente de esteriótipos das personagens femininas de games, não é sexy, sensual ou durona, mas sim uma adolescente normal, sonhadora, sensível, muito inteligente e criativa. Essas qualidades permitem uma identificação maior com a personagem, especialmente pelo público feminino, que com certeza vai se encantar com a jovem aventureira.

sotd3

Toda sua jogabilidade consiste numa perspectiva 2D e deslocação lateral, e seguindo a cartilha de todo bom metroidvania, o jogador deve explorar grandes mapas enquanto procura por melhorias para o seu submarino, como ganchos, armamentos, propulsores e luzes, que irão ajudar a derrotar os inimigos, ultrapassar os obstáculos e continuar a exploração.

Apesar de haver uma boa quantidade de criaturas marinhas e armamentos de civilizações antigas que arrancam a energia da personagem, o enfoque do game é mais dirigido para a exploração e resolução de quebra-cabeças, que vão exigir uma boa dose de habilidade com os controles e comandos.

Visualmente, “Song of the Deep” apresenta um estilo artístico lindíssimo, rico em detalhes, cores e animações, na representação da vida submarina e dos seus mistérios e lendas que recheiam a narrativa. A trilha sonora complementa o pacote, com melodias folk e esotéricas, excelentes para meditar e relaxar, ou no caso, se aventurar nos perigos dos oceanos profundos.

sotd1

O jogo não é muito longo, tem umas cinco ou seis horas de duração e possui uma dificuldade crescente que pode pegar jogadores não acostumados com o estilo de surpresa. Por outro lado, fãs de Ecco vão se sentir num passeio de rio bem calminho, já que em comparação a aventura de Merryn é mais tranquila.

O maior ponto negativo que posso apontar no game é o seu preço, por salgados R$ 100 na rede digital Steam e ainda mais mais caro na PSN e XBLA, custando R$ 120 dilmas. A metade desse valor seria um preço mais justo para esse título, então se estiver com a grana curta, espere por uma boa promoção.

sofd7