Share Button

Sonic & Knuckles chegava no final de 94 para o Mega, sendo a aventura definitiva que fecharia o enredo de Sonic 3, além de trazer um sistema revolucionário, que a SEGA destacava desde o início de sua produção. Confira no review abaixo tudo sobre este eterno clássico.

A hora e a vez de Knuckles

Voltemos um pouco na estória de Sonic 3. Na aventura anterior, Sonic partia no encalço de Eggman quando, de repente, se deparou com um novo inimigo, Knuckles the Echdina, o guardião da Master Emerald. Eggman conseguiu convencer Knuckles que Sonic pretendia roubá-la, então ele fez de tudo para deter o ouriço. Porém, no final, Knuckles descobriu que estava sendo enganado e que, na verdade, era Eggman quem desejava a Master Emerald. Agora, ambos unem suas forças para parar o gorducho. No menu principal, já podemos ver a primeira novidade: pode-se escolher entre Sonic ou Knuckles e, desta vez, Tails ficou de fora. As diferenças vão desde os movimentos até os rumos da estória. Knuckles pode voar e escalar, fazendo com que possa acessar locais antes inacessíveis para Sonic.

Clássico absoluto

Antes de Knuckles descobrir a verdade, ele e Sonic ainda terão muitos encontros pelo game, onde o echdina vai atrapalhar bastante nosso herói. O bacana é que, como já dito logo acima, ambos acessam locais diferentes, ou mesmo a fase fica um pouco modificada para cada. Por exemplo, em algumas partes, Sonic encontra blocos aparentemente indestrutíveis, que Knuckles pode destruir com seus poderosos punhos.
Os escudos permanecem, sendo todos eles vindos de Sonic 3. Água, elétrico e fogo são as novidades em relação à Sonic 1 e 2, que só possuíam um padrão, e cada um deles possuem habilidades especiais. O de água faz com que os personagens fiquem por tempo ilimitado debaixo d´água e ainda permite um super-pulo, bastando apertar o botão de ação no ar; o elétrico, além de ser imune a eletricidade, ainda atrai anéis e solta raios nos inimigos; e por fim, o de fogo, que é imune as chamas e ainda possui um ataque aéreo devastador.
_
À respeito das bônus, elas são idênticas visualmente em comparação com as de Sonic 3, mas com percursos diferentes, claro. O bacana é que Knuckles também possui sua forma super, ficando meio rosado e piscando à todo instante. Como Sonic e Tails, ele fica invencível, até que os anéis se esgotem. E, além da bônus principal, existem ainda suas especiais, apenas para coletar anéis e itens. A primeira é clássica, na forma de um cassino. Já a segunda possui esferas magnéticas onde você pode grudar o personagens e atiro para cima, pegando itens. Porém, deve ficar atento, já que uma linha de raios vai subindo e, caso lhe acertem, você volta para o jogo.
O novo – e animal – Metal Sonic
_

Já os gráficos puxam ao limite do Mega, com personagens absurdamente animados e fases belíssimas, com maravilhosos sprites e telas de fundo. Os chefes também são uma atração à parte, só o primeiro já dá pra sentir o gostinho, com ele indo para frente e Sonic / Knuckles tendo que seguí-lo, desviando ainda de espinhos.

Ainda sobre as fases, algumas são bem diferentes para o universo da série, como a segunda parte da Sandópolis. Dentro de uma pirãmide, além de ter que passá-la em si, ainda possui o desafio de ter que, em um certo tempo, puxar alavancas para fazer a luz voltar e afastar os perigosos fantasmas.

Lava Reef, a belíssima fase de fogo
_

Aliás, uma grande surpresa está aqui presente: a lendária Hidden Palace, fase esta que supostamente deveria estar em Sonic 2, mas só agora aparece. É uma fase sem qualquer desafio, e com um belo visual, além de finalmente ver onde fica guardada a belíssima Master Emerald, objeto de consumo de Eggman nesta aventura, e é onde Knuckles descobre que está sendo controlado.


A tão famosa Hidden Palace, onde a Master Emerald fica guardada

O sistema lock-on

Desde que foi anunciado, a SEGA já apontava como maior destaque de Sonic & Knuckles um sistema revolucionário, criado por ela: o lock-on. No cartucho do game, existe uma entrada, em cima, para outro.Colocando Sonic 1, 2 ou 3, pode-se abrir vários extras. Essa fantástica tecnologia também revivia os clássicos, adicionando novidades exclusivas, aumentando e muito a durabilidade de cada título. Conheça cada uma dessas fantásticas novidades:

Sonic the Hedgehog

Um modo chamado Blue Sphere é habilitado, onde jogamos diversas fases da bônus iguais as de Sonic 3 / Knuckles onde pegamos as esmeraldas.

Em 11 de setembro de 2004, um hack chamado “Stealth” lhe dava a oportunidade de jogar com Knuckles em Sonic 1, o que abria novas possibilidades.


Sonic the Hedgehog 2

Também conhecido como “Knuckles the Echidna in Sonic the Hedgehog 2”, o game se mantém praticamente intacto, com algumas diferenças, como a vantagem de poder jogar com Knuckles, além de Sonic e Tails. Porém, o Options e o menu Versus ficam desabilitados. Knuckles também pode acessar áreas antes impossíveis, e alguns segredos como itens de vida foram adicionados a ele. As bônus ficaram mais fáceis pois são exigidos menos anéis.

Sonic the Hedgehog 3

Sonic 3 & Knuckles é tido por muitos (e por este humilde redator também) como o melhor game de toda a série. É aqui que a história toda deste episódio se completa. Aliás, tudo começa em Sonic 3, mas quando a aventura é terminada, continua em Sonic & Knuckles. Nesta parte da história, Eggman conseguirá roubar a Master Emerald e reativa seu Ovo da Morte. Agora, o trio deverá impedí-lo de qualquer forma, no final definitivo!


Nele também podemos usar Tails, e todos têm suas formas de super. O legal é que o sistema de save por bateria interna continua, e agora existem 8 ao invés de 6 slots. Outra grande novidade é a presença das “Super Emeralds”, que são pegas somente se você conseguiu todas as 7 Chaos Emeralds em Sonic 3. Assim, quando você entrar na primeira bônus em Sonic & Knuckles, automaticamente será transportado para Hidden Palace. Agora, caso pegue todas as Super Emeralds, Sonic e Knuckles terão suas formas “hyper” (Tails não possui) e só dessa forma você poderá ver o verdadeiro final.

Curiosidades

O que Sonic & Knuckles tem de bom, tem também de história para contar. O último título 2D para o Mega tem algumas curiosidades, envolvendo em sua maioria os jogos anteriores da série.

– Comecemos pela famosa Hidden Palace, já comentada um pouco no review. Inicialmente, era uma das fases de Sonic 2 que, assim como outras (Genocide City, Wood Zone, etc.), foi eliminada da versão final. Ela pode ser acessada no Sonic 2 via Game Genie (o Game Shark da época, para quem não sabe), mas é algo totalmente inacabado e injogávei, porém mesmo assim estava lá, e talvez por falta de tempo do Sonic Team, nunca fora finalizada, até a chegada de Sonic & Knuckles.


A Hidden Palace, em Sonic 2

– Outra curiosa fase, que nunca apareceu em nenhum game da série é a Dust Hill. Inicialmente, esta fase deveria estar incluída em Sonic 2. Há também outra teoria em que a fase deveria ter aparecido em Sonic CD, mas fora cortada. Já no Sonic 3, uma fase parecida, chamada Sandopolis, estaria no game, mas na versão final, não foi completada, e posteriormente pintou em Sonic & Knuckles. Porém, na contra-capa das caixinhas das fitas piratas de S&K da época, a Dust Hill aparecia! Mais estranho ainda, Sonic era feito no mesmo sprite dos antigos. Pode ser que a Sandopolis substituiu, por completo, a antiga Dust Hill, ou ela foi simplesmente deletada.

A misteriosa Dust Hill; ao lado, a imagem da fase na caixa pirata de Sonic & Knuckles

 

– Agora, sobre Sonic 1 & Knuckles. Eu particularmente nunca terminei as bônus, e não conheço absolutamente ninguém que o tenha feito, mas boatos dizem que existem 134.217.728 fases. Aja tempo e dedicação hein? Ainda sobre S1&K, algumas fitas habilitavam fases exclusivas, como Ayrton Senna’s Monaco GP, entre outros cart´s. Teste os que você tem e divirta-se!

– O jogo em si também possui alguns bug´s, algo comum em qualquer título, principalmente em Sonic 3 & Knuckles, utilizando – ou não – o debug mode. São inúmeros, tanto para Sonic, Tails ou Knuckles. Alguns interessantes, como duplicação de personagens até sumiço de sprites.

– Inicialmente, Sonic 3 seria um título bem maior, com algumas fases que posteriormente saíram em Sonic & Knuckles, como Flying Battery e Sandopolis. Porém, por falta de tempo na produção, ou jogada de marketing, a Sega decidiu dividir o título em 2. A tecnologia lock-on também contribuiu muito para isso.

One comment

Comments are closed.