Share Button

Houve momentos especiais na infância de muita gente que jamais serão esquecidos. No caso dos gamers, alguns deles foram passados na frente de uma televisão enquanto jogavam seu jogo favorito no videogame. Quando eu era criança, uma parte do meu tempo era gasta com o Mega Drive que eu havia ganho de presente dos meus pais. Junto com ele eu recebi três jogos que zerei incontáveis vezes – Castle of Illusion, Spider-Man vs. the Kingpin e, claro, Sonic the Hedgehog. O game do ouriço me conquistou de imediato, me fazendo um fã do personagem, desejando por mais jogos dele que seguissem este mesmo estilo.

Nos últimos anos saíram alguns bons games (e também alguns péssimos) do Sonic, mas nenhum deles capturava com perfeição aquela sensação que os clássicos do Mega Drive passavam. Finalmente a Sega entendeu o que milhões de seus fãs pedem há anos e lançou Sonic Mania, um jogo que não apenas atende ao desejo de vários jogadores, mas presta uma justa homenagem a esta icônica franquia.

Para fazer o game, ao invés utilizar o pessoal do Sonic Team, a Sega resolveu apostar e contratou Christian Whitehead, a empresa Headcannon de Simon Thomley, a equipe da PagodaWest Games e o compositor Tee Lopes. Essa gente entende e muito de Sonic, sendo que os principais nomes dentre eles – Christian, Simon e Lopes – já haviam feito algo antes de maneira independente envolvendo o personagem e que ficou tão bom que agradou a comunidade. Esta decisão da Sega acabou resultando na criação do melhor jogo do Sonic em anos, conforme você verá a seguir, sem spoilers significativos.

Sonic Mania lhe dá a possibilidade de jogar escolhendo Sonic, Tails, Knuckles ou Sonic & Tails. Cada um tem suas vantagens. Tails, por exemplo, pode voar, enquanto que Knuckles consegue planar e escalar paredes. Você pode optar entre encarar o game usando um sistema que salva seu progresso a medida que você vai avançando ou então um sistema sem salvamento algum, no qual você tem de zerar o jogo de uma vez só. Neste segundo modo, é possível fazer uso de recursos adicionais que alteraram um pouco a jogabilidade. Por exemplo, você pode trocar a habilidade especial de Sonic e até mesmo ter Knuckles como seu parceiro (sim!) ao invés de Tails. Acesso a isso é obtido jogando, cumprindo determinados requisitos que vão destravando estas opções.

Desde o começo até a conclusão da aventura, Sonic Mania não para de surpreender. Por causa da tecnologia atual, é possível notar aspectos no gráfico cujas reproduções seriam impossíveis de serem feitas no Mega Drive ou até mesmo no Mega CD sem que houvessem mudanças drásticas. Fundos de cenário tridimensionais, animações mais fluídas, efeitos reais de transparência e assim por diante. Tudo isso contribui e muito para deixar a experiência ainda melhor.

Existem mais de uma dezena de zonas no game, algumas delas inéditas, que não devem em nada àquelas presentes nos títulos 16 bits. Digo sem exagero que Studiopolis Zone, amplamente divulgada no material promocional do jogo, é facilmente uma das melhores zonas dentre todas de Sonic 1, 2, 3, Knuckles e Mania. O mesmo vale para Mirage Saloon Zone.

As fases que não são novas, como Green Hill Zone, tiveram seu design extremamente modificado e são bastante diferentes das suas versões originais. Aliás, o trabalho de level design aqui foi tão bem feito que arriscaria dizer que supera aquilo que existe nos jogos clássicos. Existem várias rotas, todas levando ao mesmo objetivo que é chegar ao final da fase. Conseguiram até mesmo deixar divertidos níveis que eram até então consideradas chatos por alguns jogadores. Não direi quais, para evitar spoilers.

Falando mais das fases, elas contam com aspectos inusitados, como a possibilidade de você colocar fogo em certos objetos com o escudo de fogo, abrindo novas rotas no cenário. Cada zona tem um aspecto desse tipo presente, deixando tudo ainda mais interessante. E não para por aí. O jogo inteiro está repleto de Easter Eggs que fazem referência não apenas aos jogos do Sonic, mas também a produtos e outros títulos desenvolvidos pela Sega.

Não são apenas as zonas desse game que divertem, como também os encontros com os chefes. Todos, sem exceção, são muito legais de serem enfrentados. Até mesmo aqueles onde as batalhas são mais simples. Há alguns deles, inclusive, que causarão verdadeiras surpresas aos fãs mais assíduos do ouriço.

Os estágios especiais estão de volta. Um deles é bastante conhecido dos jogadores que jogaram Sonic 3 ou Sonic & Knuckles, que para ser acessado é necessário passar por um checkpoint com um determinado número de argolas. Nele você deve pegar todas as esferas azuis e argolas. Se conseguir fazer isso, ganhará uma medalha de ouro que serve para destravar conteúdo extra. Se coletar apenas as esferas azuis, ganhará uma medalha de prata. O outro estágio especial, acessado através de argolas gigantes escondidas pelas fases, é familiar àqueles que jogaram Sonic CD, onde você deve alcançar um disco voador. No caso da versão disso para Sonic Mania, pegar ele significa obter uma das Esmeraldas do Caos. Comparando com a versão desse estágio para Sega CD, a de Sonic Mania está estupidamente superior em todos os aspectos. Além do 3D ser melhor e as cores também, o desempenho fica em 60 fps cravados, o que ajuda muito para controlar o personagem.

Comentando a respeito da trilha sonora, ela é um show à parte. As músicas compostas por Tee Lopes dão o tom certo para cada fase. Até mesmo as novas versões das músicas clássicas presentes no game ficaram de tirar o chapéu. Um excelente trabalho, digno de muitos elogios.

A jogabilidade reflete de maneira incrivelmente precisa a sensação que os jogos do Mega Drive passavam. A física e a velocidade de Sonic estão perfeitos, algo que a Sega até então nunca havia conseguido replicar em suas outras tentativas de jogos 2D do seu mascote. Foi necessário um grupo de fãs apaixonados pelo Sonic para conseguir isso.

Mesmo depois de você terminar o jogo uma vez, não irá parar de jogar. Existem vários finais a serem obtidos, incluindo aquele que você só vê coletando todas as Esmeraldas do Caos. Os modos Time Attack e Competition também dão uma certa durabilidade adicional ao jogo, mas falando francamente, não sentiria falta deles caso não estivessem incluídos no game.