Share Button

 

Um bom e divertido game de corrida com a turma da Sega

Com o lançamento de Sonic 4 se aproximando, a Sega em parceria com a Sumo Digital (a mesma do Sega Superstars Tennis) resolveu dar um aperitivo do ouriço super-sônico para os fãs, em um jogo de corrida que lembra muito cópia descarada o clássico mor “Mario Kart” da Nintendo, que ainda faz escola para games deste gênero na atual geração.

“Sonic & Sega All-Stars Racing” é um jogo de corrida multiplataforma muito divertido, produzido para PlayStation 3, Xbox 360, Wii, Nintendo DS e PC, que apresenta personagens clássicos da empresa, inclusive temos surpresas para os mais nostálgicos, com personagens tirados do fundo do baú como Alex Kidd e Opa-Opa, um prato cheio para os fãs mais antigos da Sega.

Mas não é o Sonic o personagem mais veloz do mundo dos games? Porque ele precisa de um carro?” Pois é, ele resolveu dar uma canja para os adversários e no jogo vai dirigir um carro, para não ficar tão veloz. Aliás, cada personagem possui seu veículo bem caracterizado, situados em três categorias: carros, motos e hovercrafts, cada qual com os seus prós e contras.

No início do game você só pode escolher alguns personagens, enquanto outros terão que ser destravados através de pontos Sega Miles (podendo desbloquear também outros cenários e músicas). Os liberados são Sonic, Tails, Dr Eggman, Shadow, Amy, AiAi, Amigo e Billy Hatcher. Pode-se ainda usarm os Miis na versão Wii e os avatares no Xbox 360. O console da Microsoft tem de bônus um personagem exclusivo, Banjo and Kazooie, do game Banjo-Kazooie. Infelizmente para o PlayStation 3 não há nada exclusivo. Confira os personagens presentes e seus games de origem abaixo:

– Sonic the Hedgehog – Sonic the Hedgehog

– Miles “Tails” Prower – Sonic the Hedgehog 2

– Dr Eggman – Sonic the Hedgehog

– Amy Rose – Sonic CD

– Shadow – Sonic Adventure 2

– AiAi – Super Monkey Ball

– Amigo – Samba de Amigo

– Billy Hatcher – Billy Hatcher and the Giant Egg

– Knuckles – Sonic the Hedgehog 3

– Big the Cat – Sonic Adventure

– Beat – Jet Set Radio

– Ulala – Space Channel 5

– B.D. Joe – Crazy Taxy

– Zobio and Zobiko – The House of the Dead

– Ryo Hazuki – Shenmue

– Jacky Bryant and Akira Yuki – Virtua Fighter

– Robo and Mobo – Bonanza Bros.

– Chih, ChuBei, ChuPea, and ChuBach – ChuChu Rocket

– Opa-Opa – Fantasy Zone

– Alex Kidd – Alex Kidd in Miracle World

– Banjo and Kazooie – Banjo-Kazooie

Temos uma boa e respeitada lista de personagens da Sega que deve agradar a maioria dos fãs, abrangendo dos mais populares aos mais obscuros. Outros personagens estavam planejados para sair no game, como “ToeJam & Earl“, que iriam pilotar sua nave, mas não foi possível por problemas de negociação entre a Sega e os criadores dos personagens, mas a opção de futuro download dos dois alienígenas não está descartada.

Outro personagem era Gilius Thunderhead, do clássico “Golden Axe“, que iria montar um dos esquisitíssimos dragões da franquia. Vyse de “Skies of Arcadia” também era uma opção, e pasmen, até o lendário Segata Sanshiro estava nos planos, e iria pilotar um Sega Saturn. Mario foi cogitado como personagem exclusivo para o Wii, mas acabou sendo descartado, provavelmente para não confundirem os jogadores com os games Mario & Sonic. Poderiam ter colocado outro personagem, o Link por exemplo, seria uma boa opção.

A mecânica do jogo é simples e segue a fórmula criada por Mario Kart, ou seja, corridas “amigáveis” com vários ícones da Sega fazendo tudo que for possível para atrapalhar o adversário, em pistas com 24 cenários baseados nos games da empresa, com uma série de itens, armadilhas e power-ups pelo caminho. Os comandos estão bem afinados e precisos, o que vai facilitar na hora da pilotagem.

Nada muito original, é verdade, mas é extremamente divertido, e é isso que conta não é? Você pega itens aleatórios e pode usa-los para atacar os outros corredores, como minas e misséis, ou ainda pegar um turbo e sair em disparada. Cada personagem tem uma habilidade especial que pode usar em sua vantagem, como Sonic se transformar no lendário Super Sonic e sair voando em alta velocidade. Os famosos drifts estão presentes como uma técnica de direção para deslizar nas curvas e assim fazer o seu veículo correr mais rápido.

O game possui quatro modalidades para single player: Grand Prix, a principal modalidade em que você corre em um campeonato, Missions, em que você cumpre missões como coletar argolas e usar um determinado número de boosts, Single Race,  e Time Trials. Temos também opção multiplayer para quatro jogadores simultâneos na mesma tela, que inclui Free Race, Arena, King of the Hill, Collect the Emeralds e Capture the Chao (mas infelizmente não há opção Grand Prix).

E sim, temos a opção para multiplayer online para até oito jogadores (exceto a versão para PC, que não tem suporte online). A sensação de velocidade é muito boa e as corridas são fluídas sem slowdowns (apenas com algumas poucas “engasgadas” no frame rate em cenários mais carregados, mas nada que atrapalhe), com uma dificuldade crescente na medida que for avançando nas pistas, com várias armadilhas, monstros e trajetos complicados.

Os gráficos estão bem bacanas, com um visual espetacular, especialmente nos consoles de alta resolução (ambas as versões são praticamente idênticas enquanto que o Wii não possui o mesmo poder gráfico, mas está muito bem representado não devendo em nada ao outros dois), com cenários criativos, detalhados, bem animados e super coloridos. A modelagem dos veículos e personagens são extravagantes, mas bem trabalhadas. Há muitos efeitos de luz e o efeito motion-blur, aquela “borradinha” na tela, dá uma sensação de velocidade constante.

A trilha sonora conta com vários e antigos clássicos dos jogos de Sonic e das outras franquias, assim como algumas músicas totalmente novas para o título. As pistas possuem um design bem criativo, com várias armadilhas, curvas fechadas, saltos selvagens e atalhos escondidos no bom e velho estilo dos jogos de corrida da Sega. A maioria é inspirada nos jogos Sonic, como a Green Hill Zone e o Cassino, mas temos também pistas deliciosamente assustadoras de House of the Dead e cenários bem coloridos e animados de Samba de Amigo e Super Monkey Ball.

Are you ready for racing? Choose your favourite Sega character and speed up!