Share Button

A Sony informou as produtoras que estão trabalhando em novos títulos para PlayStation 4 que quaisquer jogos que forem enviados para certificação a partir do dia 13 de julho, também terão de ser compatíveis com PlayStation 5. Isso significa que desta data em diante, todos os jogos de PS4 que a Sony receber para teste terão de ser compatíveis com o próximo videogame da empresa, cabendo às desenvolvedoras garantir que isso aconteça.

A informação foi divulgada em uma documentação voltada para desenvolvedores e vista pelo site Eurogamer. Segundo o site, no documento há detalhes dizendo que as produtoras precisam checar que seus jogos tenham sido testados para compatibilidade com o hardware do PS5, opção que foi adicionada no final de abril em uma nova versão do kit de desenvolvimento do PS4.

No caso, um jogo será considerado compatível com PS5 pela Sony apenas se rodar sem nenhum problema no novo console e possuir as mesmas características que apresenta no PS4.

Jogos que foram enviados à Sony antes do dia 13 de julho não precisarão que suas atualizações ou remasterizações sejam compatíveis com PS5, mas a Sony diz que é “altamente recomendável” que sejam, para que haja compatibilidade.

Agora, se o jogo for enviado à Sony após o dia 13 de julho, tudo que for lançado para ele depois disso, incluindo atualizações ou remasterizações, também terão de ser compatíveis com PS5.

É importante ressaltar que essa regra é para jogos enviados à Sony após 13 de julho e não lançados no mercado após essa data. Ghost of Tsushima, por exemplo, será lançado no dia 17 de julho mas sua certificação ocorreu antes do dia 13 de julho, ou seja, ele não precisará ser compatível com PS5, embora provavelmente ele será, já que é um dos últimos grandes lançamentos do PS4 por parte da Sony.

Para o lançamento do PlayStation 5, Mark Cerny, arquiteto chefe do console, disse em março que “quase todos os 100 melhores jogos de PS4, classificados de acordo com o tempo de jogo, estarão jogáveis no lançamento”, dando a entender que a retrocompatibilidade não funcionará com todos os jogos, apenas para aqueles que serão adaptados para funcionar no PS5.