GamesNotícias

Sony mostra design e detalhes do novo controle VR para PS5

A Sony acaba de anunciar os primeiros detalhes do novo controle de realidade virtual para PS5. Com design no formato “orbe”, o dispositivo foi desenvolvido para maximizar a liberdade na hora de jogar, já que não há restrições de movimentos. A novidade conta ainda com gatilhos adaptáveis, feedback háptico, resposta tátil e muito mais.

“Nosso novo controle de VR atende à nossa missão de alcançar um senso de presença muito mais profundo e maior sensação de imersão nas experiências de realidade virtual,” disse Hideaki Nishino, vice-presidente sênior de planejamento e gestão de plataforma “Ele se baseará na inovação que apresentamos com o controle sem fio DualSense, que mudou a ‘sensação’ dos jogos no PS5, revelando uma nova maneira de vivenciar o toque. Agora estamos levando essa inovação aos jogos em realidade virtual.”

Outros detalhes podem ser conferidos abaixo:

Design

A primeira coisa que você notará no nosso controle de VR de próxima geração é seu design exclusivo, que apresenta um formato de “orbe” que permite que você segure o controle de forma natural e jogue com um alto grau de liberdade. Como não há restrições no modo de movimentar as mãos, os desenvolvedores conseguem criar experiências exclusivas de jogabilidade.

Também projetamos o novo controle pensando na ergonomia, para que ele apresentasse um bom equilíbrio e fosse confortável de segurar com ambas as mãos. Aplicamos os aprendizados adquiridos com os nossos usuários que participaram dos testes e seus inúmeros tamanhos de mãos, além de décadas de insights de controles de todas as plataformas PlayStation. O resultado é um design icônico que mudará a maneira como os jogos de realidade virtual são jogados.

Recursos

O novo controle de VR permite que os jogadores sintam e interajam com os games de maneira muito mais intensa. Há diversos recursos, incluindo os principais recursos do DualSense, que correspondem à nossa visão do que os jogos de realidade virtual de próxima geração podem ser.

  • Gatilhos adaptáveis: cada controle de VR (esquerdo e direito) inclui um botão de gatilho adaptável que adiciona uma tensão variada quando pressionado, semelhante ao do controle DualSense. Se você já jogou um jogo do PS5, estará familiarizado com a tensão nos botões L2 ou R2 ao pressioná-los, tal como quando você puxa o arco para atirar uma flecha. Quando você usa esse tipo de mecânica e o aplica à realidade virtual, a experiência é amplificada ao próximo nível.
  • Resposta tátil: a resposta tátil do novo controle será otimizada para seu fator de forma, tornando cada sensação no mundo do jogo mais impactante, com mais texturas e detalhes. Quando você estiver atravessando um deserto rochoso ou trocando golpes em um combate corpo a corpo, você sentirá a diferença, ampliando a extraordinária experiência visual e de áudio, que são tão essenciais para VR.
  • Detecção de toque de dedo: o controle pode detectar seus dedos sem qualquer pressão nas áreas onde você coloca o polegar, o indicador ou o dedo médio. Isso permite que você faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo.
  • Acompanhamento: o controle de VR é acompanhado pelo novo headset VR por meio de um anel de acompanhamento na parte inferior do controle.
  • Botões de ação/direcionais analógicos: o controle esquerdo contém um direcional analógico, os botões em formato de triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), um botão de gatilho (L2) e o botão de criação. O controle direito contém um direcional analógico, os botões em formato de cruz e círculo, um botão “grip” (R1), um botão de gatilho (R2) e o botão de opções. O botão “grip” pode ser usado para pegar objetos no jogo, por exemplo.

As equipes de Produto, Engenharia e Design da SIE colaboraram para criar nosso novo controle de VR do zero com o objetivo de dar um grande salto nos jogos de realidade virtual atuais. Estamos muito empolgados com o controle que desenvolvemos, mas o que importa agora é como os criadores de jogos vão aproveitar os recursos para criar novas experiências em realidade virtual para a próxima geração. Os protótipos do nosso novo controle de VR estarão nas mãos da comunidade de desenvolvimento em breve, e mal podemos esperar para ver quais ideias eles vão apresentar e como o controle ajudará a dar vida às suas imaginações!

Via PlayStation Blog

Artigos relacionados