GamesNotícias

Sony mostra PS5 sendo desmontado e confirma slot M.2 para expandir armazenamento SSD

A Sony divulgou um vídeo de sete minutos com legendas em inglês e português (ative no YouTube) mostrando o PS5 sendo desmontado, que é até o momento a melhor apresentação do console em si. Yasuhiro Ootori, chefe do design mecânico da Sony para o PS5, é quem desmonta o videogame em japonês e vai oferecendo detalhes a respeito de cada aspecto do aparelho.

Segundo ele, toda a traseira do PS5 é feita para jogar o ar quente para fora do console. Ele está usando uma base presa com um parafuso quando é colocado na vertical, podendo ser removida facilmente caso você prefira utilizar na horizontal. Os painéis brancos do PS5 também podem ser retirados com facilidade, bastando deslizá-los para o lado. Isso revela o cooler principal do console, que consegue puxar ar de ambos os lados. Também são utilizados dois apanhadores de poeiras, que podem ser aspirados através de dois buracos.

A desmontagem também confirma que será possível expandir o armazenamento interno do PS5 por meio de um slot M.2, acessível quando você remove um dos painéis brancos. Os donos do console poderão comprar seus próprios SSD M.2 compatíveis com PCIe 4.0 e usá-los nele.

O restante do vídeo dá a entender que o console será fácil de ser consertado caso isso seja necessário. A drive Blu-ray pode ser removido facilmente, dando acesso à placa-mãe com o processador, memória e componentes SSD. A fonte de 350W também sai com facilidade.


Slot M.2 do PS5

Falando mais no resfriamento, a Sony está usando um cooler de 120mm de diâmetro e 45mm de espessura, que consegue puxar ar de ambos lados. Há também um dissipador para ajudar a manter o console em temperaturas seguras, com a Sony dizendo que o resultado deve ser o mesmo obtido com uma câmara de vapor.

O PS5 também utiliza metal líquido ao invés de pasta térmica. A Sony disse ter gasto dois anos trabalhando nesse resfriamento com metal líquido, com vários testes para garantir sua estabilidade a longo prazo. Foram gastos cinco anos para desenvolver o PS5, havendo foco em reduzir os níveis de ruído e melhorar os métodos de resfriamento.

Esperemos que o console realmente faça menos barulho que o PS4 e PS4 Pro, especialmente este último. O lançamento no Brasil ocorrerá no dia 19 de novembro por R$ 4.999 no modelo com leitor de disco e R$ 4.499 no modelo sem leitor.

Via The Verge

Artigos relacionados