Share Button

A Sony acaba de revelar no Blog PlayStation o DualSense, controle oficial do PlayStation 5 e sucessor do DualShock 4. O controle terá muitas das funcionalidades do controle de PS4, juntamente com um novo design (conforme é possível ver na foto) e novas funções, como feedback háptico, que de acordo com a Sony fornecerá “sensações poderosas quando você jogar”, incluindo, por exemplo, a “lentidão de dirigir um carro através da lama.” Ele também terá gatilhos adaptáveis no L2 e R2, que permitirão “sentir verdadeiramente a tensão de suas ações, como quando puxar a corda de um arco para atirar um flecha”.

“Nosso objetivo com DualSense é dar aos jogadores a sensação de serem transportados dentro do mundo do jogo assim que eles abrem a caixa,” disse VP Sênior da PlayStation, Hideaki Nishino.

Olhando os botões, podemos observar a ausência do botão “share”, que foi substituído pelo botão “create”, que pelas palavras da Sony permite “novas maneiras para os jogadores criarem conteúdos épicos de jogabilidade para compartilhar com o mundo”. Mais detalhes sobre estas maneiras serão divulgadas “próximas do lançamento”.

O DualSense também virá com um microfone embutido, para permitir aos jogadores se comunicarem sem a necessidade de um headset. Entretanto, a Sony recomenda o uso de um se for conversar por longos períodos.

Outra mudança no DualSense em relação aos DualShock é a cor, tendo adotado duas (branco e grafite) ao invés de uma, como era de costume nos primeiros modelos de cada geração de DualShock. Isso talvez indique o PlayStation 5 também terá este design de cores. Mais uma alteração foi na barra de luz, que agora fica nas laterais do touchpad. Umas das fotos confirma também que o controle terá conexão USB-C.

Junto com a revelação do controle do PlayStation 5, Jim Ryan, presidente e CEO da Sony, agradeceu aos fãs pela empolgação com o novo console, que continua marcado para sair até o Natal de 2020, e disse também que o design do PS5 e mais informações sobre ele serão compartilhadas “nos próximos meses”.