Análises

Spore

– o Universo em suas mãos –

Durante meses Spore tem fomentado a curiosidade de gamers de todos os cantos do planeta. E não é para menos, um projeto ambicioso, idealizado pelo agora multimilionário Will Wright (criador de jogos como Sim City e The Sims), ganhou a atenção da mídia desde que foi anunciado em 2004. E depois de várias imagens, vídeos e demos jogáveis, o game foi lançado agora em setembro e com certeza superou todas as expectativas.

Você fã de simuladores, alunos de biologia, você que curte uma obra sci-fi (os fãs de Star Trek vão adorar Spore) ou ainda você que está em busca de um jogo inovador no mercado, Spore será um prato cheio, com direito a segunda rodada e sobremesa.

Em meio a notícias de recriação do Big Bang (teoria cientifica que explica o surgimento do universo), Spore permite aos gamers a criação de seu próprio universo de criaturas. E tudo começa como descrito em nossos melhores livros de ciências ensinam: a partir do desenvolvimento de uma célula, que pode se transformar numa civilização galáctica. E apesar da infinidade de ferramentas que podem ser utilizadas, Spore é um game incrivelmente simples, muito agradável, extremamente divertido e simplesmente irresistível.

Você pode deixar a sua imaginação correr solta e criar qualquer tipo de criatura, misturando pernas, cabeças, braços, bocas, chifres e outras várias partes numa obra de arte ou numa monstruosidade, como preferir. Você ainda pode recriar personagens famosos, mas se você não for do tipo artístico, poderá usar moldes de criaturas disponíveis no jogo. Ou melhor ainda, o game oferece uma base de dados online para que os gamers compartilhem suas criações, chamada Sporepedia (e pode acreditar, tem cada coisa lá que fará você rachar o bico de tanta risada) e sempre tem o bom e velho youtube, onde também tem bastante coisa divulgada (muita coisa proibida para menores, coisa feia). Através dela você pode apreciar as várias monstruosidades e imaginação de outros jogadores, podendo inclusive inserir inovações de outros gamers em seu próprio jogo. Para se tirar o máximo do jogo, você deverá estar online, para poder interagir com criaturas, veículos e planetas criados por outros jogadores. A criação e interação de comunidades são um dos aspectos principais de Spore, que darão a você horas e mais horas de jogatinas.

As 5 Fases de Evolução

Fase da Célula

Como já dito, você começa o game como uma simples célula dentro de um oceano, com opções de ferramentas limitadas, assim como a jogabilidade. Você pode escolher se a sua célula será herbívora ou carnívora. Além de procurar por alimento, você deve escapar de outros predadores. e células mais desenvolvidas que a sua. Sua célula poderá desenvolver novas partes, que poderão ser adicionadas ao seu organismo. Você pode enviar um chamado de acasalamento, e se tudo der certo, vai rolar um romance com outro membro da sua espécie. Mas basicamente o que você tem que fazer nesta fase é apenas comer, nadar e evitar virar refeição para outros predadores. Assim, você irá para a próxima etapa.

Fase da Criatura

Depois de engordar sua célula por alguns milhões de anos, você ganhará pernas e poderá sair do ambiente da água e passear pelos continentes. Esta é a fase da criatura, um pouco mais complexa que a anterior, mas ainda assim simples, cabendo a você explorar o terreno e encontrar novas criaturas. Aqui você poderá escolher fazer amizades ou seguir um caminho mais agressivo. Cada um tem suas características, se preferir ser mais amistoso, poderá fazer amigos cantando, dançando ou imitando os gestos dos seus amigos. Se preferir ser um destruidor, deverá colocar umas garras ou presas afiadas para causar danos em seus inimigos. À medida que você for avançando no jogo, logo terá um grupo que irá se juntar a você em sua jornada. Você irá ver e participar do desenvolvimento da sua pequena célula em alguma criatura desajeitada num ambiente bem desafiador e hostil. Logo você ganhará uma afeição pelo seu personagem e fará de tudo para proteger e evoluir o seu “filhote”. O negócio é aqui é encontrar uma parceira e acasalar muuuuuiito. ^^

Fase Tribal

A próxima etapa será a fase tribal, bem mais complexa que as outras duas. Aqui você deixará de controlar apenas a sua criação e vai começar a controlar uma tribo, lembrando bastante um jogo de estratégia em tempo-real. É bem parecida com a fase da criatura em alguns aspectos, você ainda pode escolher fazer amizades com outras tribos ou ataca-las, mas agora agindo em grupo. Poderá fazer danças e canções mais exóticas para fazer amigos ou ainda atacar com tochas e incendiar uma vila.

Fase da Civilização

Assim que sua espécie for evoluindo, você chegará a fase da civilização, e agora não possui apenas uma tribo para controlar, mas uma sociedade inteira. Poderá criar cidades, frotas terrestres, aéreas e marítimas. Seu painel de ferramentas de criação estará bem mais ampliado, mas ainda fácil de se compreender e usar. Agora sua principal preocupação é deixar sua sociedade satisfeita, construindo casas e entretenimento para gerar um maior efeito de felicidade para os residentes. Ainda haverá disputas com outras sociedades, e você terá a opção de conquistar seu inimigo através do poder econômico, religioso ou militar. O jogo não oferece muitas opções ou desafio, como em jogos de estratégia, mas é satisfatório e bem agradável.

Fase Espacial

A última etapa, o ápice da sua civilização. Parafraseando um famoso seriado: “Espaço, a fronteira final. Explorar estranhos mundos novos, buscar novas formas de vida e novas civilizações, audaciosamente indo aonde nenhum monstro jamais esteve”, caí como uma luva nesta etapa, e na minha opinião, a melhor de todas. Esqueça as cidades e os seus problemas, aqui você irá controlar uma nave estelar (que você mesmo poderá construir, inclusive se quiser criar uma Enterprise isso poderá ser feito ^^) para explorar o espaço. É a etapa mais longa do jogo, e além de explorar planetas e novas galáxias, há também algumas missões, como salvar criaturas, perseguir bandidos, transportar equipamentos e poderá fazer alianças com outras naves. Pode estabelecer colônias em outros planetas, mas tome cuidado, nem todos os planetas podem ser habitados. Você pode mudar a estrutura do planeta, oferecendo água, mudar a densidade da atmosfera, criar terrenos ou plantas e criaturas de outros planetas. Há muitas opções, e com certeza você irá gastar muitas horas até experimentar um pouco de cada, claro, nada tão complexo como num jogo de estratégia especifico, mas absolutamente divertido e viciante.

The evolution of life

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!