CuriosidadesHistória do Videogame

Star Ocean “nasceu” porque os desenvolvedores não concordaram com o rumo de “Tales Of” | Bastidores

E ambos os games dão frutos até hoje!

Star Ocean é uma franquia de JRPG que faz muito sucesso entre os amantes do gênero, além de que seu primeiro game também é notório por ser um dos cartuchos mais “pesados” do Super Nintendo, com impressionantes 48 megabits de dados, algo muito acima dos jogos do console da época. No entanto, você sabe como essa série surgiu?

O desenvolvimento do primeiro game de uma outra série de sucesso, o Tales of Phantasia, ficou a cargo de uma equipe chamada “Wolf Team“, enquanto o título seria distribuído pela Namco. Houve diversos contratempos envolvendo publisher, obrigando a equipe a fazer mudanças drásticas perante as ideias iniciais, e com isso, muitos funcionários ficaram insatisfeitos, e decidiram sair para fundar sua própria desenvolvedora: a Tri-Ace, para desenvolver o jogo como eles queriam que fosse o Tales of Phantasia. Daí que surgiu o primeiro Star Ocean.

Após a conclusão do próprio Tales of Phantasia, alguns dos designers que trabalharam nele acharam os sistemas do game pouco inovadores perante os outros jogos de RPG, e eles decidiram se unir ao pessoal da Tri-Ace para darem uma experiência mais profunda, tanto em gameplay, quanto em história. Nesse contexto que eles criaram o “Private Actions”, que são cenas especiais que aprofundam o desenvolvimento dos personagens, tnto em suas personalidades quanto em suas relações. Além disso, para contarem uma história ainda maior, o espaço foi escolhido.

Além dos 48 megabits como dito antes, o Star Ocean também usa um chip S-DD1 para conseguir comprimir toda a quantidade gráfica; tem o “Flexible Voice Driver” para conseguir transmitir vozes nítidas para o padrão do Super Famicom (o SNES japonês), sendo que o game tem mais vozes que o próprio Tales of Phantasia e ainda utilizaram o clássico Mode 7.

Por ser um game de RPG japonês, que não tinha tanta popularidade no ocidente naquela época, o game não recebeu uma versão ocidental, ficando restrito ao Japão. Por lá, o game foi sucesso em vendas e ainda recebeu muitos elogios sobre ser um dos jogos com melhores gráficos e melhores trilhas sonoras de toda a história do SNES.

Nessa guerra entre Wolf Team e Tri-Ace, quem ganhou? Sem dúvida, os jogadores, que acabaram tendo duas séries de JRPG clássicas que perduram até os dias de hoje.

Artigos relacionados