Análises

Star Wars: Knights of the Old Republic

Star Wars: Knights of the Old Republic

Criado por George Lucas, Star Wars é um sucesso de vendas e crítica, possui atualmente seis filmes (com rumores sobre uma possível nova trilogia), vários materiais baseados na franquia, desde acessórios distintos a uma infinidade de material criado por fãs, com muitas histórias criativas ampliando ainda mais o universo da série e muitos jogos. Knights of the Old Republic, é um dos excelentes jogos da franquia Star Wars, com uma ótima história, boa mecânica de jogo e muito conteúdo, com diversos equipamentos e locais para explorar.

Há muito tempo atrás em uma galáxia distante…

A república passa por tempos difíceis, durante a guerra contra os Mandalorian, um grupo nômade que é mestre nas artes da guerra, formado por guerreiros de várias espécies e gêneros. Mesmo com um exercito maior e mais tecnologia, os Mandalorian pressionam a república e conseguem várias vitórias, muitas devido a seus métodos impiedosos, buscando a vitória a qualquer preço. Acuados e temendo pelo pior, o senado faz um pedido formal para o Conselho Jedi, buscando por ajuda, sendo que seu pedido é recusado pelos guerreiros da justiça e mantedores da paz, que dizem precisar de tempo para avaliar melhor a situação, já que sentem um distúrbio na força.

Com a demora do conselho Jedi em tomar suas decisões, dois jovens Jedis, Revan e Malak desobedecem às ordens e partem para guerra. Com a ajuda de Revan e suas ótimas estratégias, a república consegue várias vitórias importantes, vira o cenário e consegue alcançar a vitória, massacrando os Mandalorian e deixando poucos sobreviventes para traz. Porém, no fim da guerra algo acontece com Revan e Malak que os faz abandonar os métodos Jedi e abraçar o lado negro da força, revivendo a ameaça dos Sith e com um enorme exército a seu comando iniciando uma nova guerra contra a república e os Jedis.

É nesse cenário que seu personagem se encontra, um soldado altamente treinado da república a bordo de uma nave que esta sobre forte ataque dos Sith’s. O enredo de Knights of the Old Republic é excelente, cheio de reviravoltas e muitos mistérios, com dicas sutis sobre seus desfechos antes de apresentar as soluções ao jogador, que sempre agradam e causam até algumas surpresas. A história é sempre contada pelos personagens do game, inclusive pelos seus companheiros que o acompanham durante a aventura, sendo que cada um deles tem suas próprias motivações para acompanha-lo na luta contra os sith, revelando um pouco mais de seus passados e motivos a cada conversa que tiver com eles, com diálogos interessantes e alguns relevantes para o entendimento da história; tudo isso proporciona carisma e muita personalidade para seus amigos, algo que a BioWare aperfeiçoou em Mass Effect. As cenas de corte e CG’s funcionam para mostrar alguns eventos novos, como as conversas de Darth Malak com seus subordinados, e são bem utilizadas, com objetividade e trazendo informações bacanas e úteis ao jogador.

Some tudo isso a uma história que varia de acordo com suas atitudes, pendendo tanto para o lado negro quanto lado da luz dependendo de suas escolhas, um bom número de finais diferentes e terá em mãos um prato cheio para os fãs de Star Wars.

 

Bom RPG, com ótimo sistema de diálogos.

Star Wars: Knights of the Old Republic funciona como muitos RPGs clássicos com visão em terceira pessoa, você pode personalizar seu personagem, escolhendo nome, classe, atributos, feets (habilidades específicas, como usar duas armas, melhorar resistência, etc), skills (habilidades para usar computadores, abrir portas fechadas, etc) e powers, que são os poderes da força. A construção do seu personagem, como pode ver, apresenta várias vertentes e é bem complexo, porém existe um botão que sugere como melhor distribuir seus pontos em todas essas categorias, evitando que jogadores novatos se percam no complexo sistema. Além da personalização do personagem, há vários equipamentos e itens para melhora-los, o que aumenta ainda mais a árvore de personalização para seu personagem, possibilitando inúmeras combinações, tanto para você quanto para seus companheiros da sua equipe; é possível personalizar os atributos de seus amigos ou deixar a opção “Auto Level up” habilitada, que faz com que o computador distribua todos os pontos automaticamente.

Os controles funcionam quase como um jogo de ação, você movimenta seu personagem com o teclado e com o mouse cuida da câmera e ações de seu personagem, como manda atacar, usar poderes, abrir portas, etc. Com um simples toque de um botão (TAB), é possível mudar o controle entre os personagens (você só pode jogar com três personagens de uma vez, o seu e mais dois companheiros da sua party, como visto em Mass Effect), o que é útil na hora das lutas, já que é possível pausar o game a qualquer instante para dar ordens a seus companheiros. Demora um pouco para se familiarizar com tudo isso (controles e personalização dos personagens), mas depois de dominados você estará fazendo tudo com muita naturalidade e facilidade.

Outro fator da jogabilidade que brilha muito é os diálogos, que podemos dizer que é o pai do sistema de diálogos da trilogia Mass Effect. Quando conversar com os diversos npc’s e personagens da sua party, várias opções de diálogos vão surgir, sendo que suas escolhas influenciam em como os personagens reagirão a você e algumas até mesmo mudam o rumo da história. Existem ainda algumas vertentes, como diálogos que aparecem conforme seu carisma ou mesmo usando o poder da força para dar ordens e extrair informações dos demais npc’s.

A aventura em si é de alto nível, com um bom número de planetas para explorar e muitas missões, desde as principais até as missões secundárias, todas elas trazendo variedade e atividades distintas, algumas muito divertidas e criativas, como em Dantooine, onde é preciso ajudar um Jedi a desvendar um assassinato. Há ainda missões que são liberadas conforme você fica mais íntimo com seus companheiros da party, como uma em que é preciso procurar pelo irmão de Mission que a abandonou quando criança. Com variedade de missões, ótima história, sistema de diálogos dinâmico, finais distintos e mecânica de jogo complexa cheia de detalhes para personalizar, o resultado só pode ser muitas horas de diversão em frente ao monitor (versão PC) ou em frente à tv (versão Xbox).

 

Bons gráficos e excelente parte sonora

Os gráficos no geral são bons, mas longe de impressionar. Os personagens possuem uma boa modelagem, com destaque para os personagens principais, que contam com mais detalhes, expressões faciais melhores e texturas mais refinadas. Os cenários são bem distintos um dos outros, trazendo um bom número de detalhes e ajudando muito na ambientação, porém alguns deles são bem simples, como Tatooine, que apesar de representar bem o que foi visto nos filmes da série Star Wars, traz poucas novidades bacanas para serem vistas no que diz respeito ao cenário. A sombra e luz são simples, mas desempenham bem seus papéis, e o destaque maior fica por conta das lutas, onde os personagens possuem uma boa gama de animações, principalmente nas lutas com sabres de luz, com direito as faíscas e tudo mais. Os itens possuem uma boa modelagem, novamente destacando os sabres de luz que foram muito bem feitos e em nada deixam a desejar em relação aos filmes. O os efeitos diversos, como explosões, tiros de armas lasers, fumaça entre outros são apenas razoáveis, sem muito destaque.

A parte sonora é de primeira, com cada raça de alienígena conversando em seu próprio idioma; há legendas para entender o que eles estão falando. A dublagem é excelente, tanto em inglês quanto no idioma de outras raças, nunca soando forçado e não ficando atrás do que é mostrado nos filmes. Há vários outros efeitos sonoros diversos, como sons de passos, som ambiente, os sons clássicos dos sabres de luz, armas lasers e tudo mais, todos eles com qualidade excelente. A trilha sonora misturas composições clássicas de Star Wars e algumas originais feitas especialmente para o game da BioWare, mantendo o alto nível da produção e deixando George Lucas orgulhoso do trabalho final.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!