AnálisesGames

Steep

Desde o último SSX (2012) os fãs de esportes radicais na neve estão carentes de um grande título do gênero nos consoles, sendo “obrigados” a suprir essa necessidade nos games mobile que vem sendo lançados desde então. Steep vem para atender este público e conquistar novos jogadores, com a proposta de ser um game de mundo aberto, com quatro modalidades de esporte e modo multiplayer.

Em Steep você pode se aventurar no esqui, snowboard, parapente e wingsuit. A câmera pode ser alternada entre primeira ou terceira pessoa. Se passando nos Alpes, cada montanha do aglomerado tem seus próprios desafios e objetivos. Para descobrir novos locais você deve usar o seu binóculo (estando a uma distância adequada) para focalizar o chamado “Ponto de Interesse” e liberá-lo.

Modo de navegação do mapa.
Modo de navegação do mapa.

O jogo começa com uma breve introdução que te ensina o básico de como se movimentar em cada um dos quatro esportes. Este tutorial não te prepara para dominar o game, mas te dá as orientações necessárias para começar a se divertir. A curva de aprendizagem pode ser longa, dependendo de suas habilidades, pois enquanto esqui e snowboard são bem fáceis de aprender, o wingsuit e o parapente levam mais tempo. Mas caso você não se adapte a um esporte, isso não será um problema, pois como não há linearidade você pode se dedicar a uma modalidade ou outra e seguir sua carreira sem nenhum problema.

O progresso funciona da seguinte maneira: após terminar o tutorial algumas áreas ficam liberadas e você pode começar a jogar. As novas áreas são liberadas através da exploração, que pode ser feita pelos binóculos (estando na distância correta para focalizar o Ponto de Interesse), descobrindo o lugar a pé ou subindo de nível. A função de viagem rápida está disponível desde o começo do jogo, o que facilita a vida do jogador na hora de passar de um ponto para o outro.

Modalidade parapente ao pôr do sol.
Modalidade parapente ao pôr do sol.

Steep exige que você pare às vezes no alto das montanhas para observar o horizonte, é fato que a longa distância a riqueza dos detalhes se perdem, mas isso não retira o brilho de admirar  a paisagem. Os gráficos são bonitos com uma iluminação bem realista. Cada horário do dia passa uma sensação diferente ao jogador, sendo o horário pôr do sol o momento mais incrível do game. A aderência do personagem na neve é bem realista também, que pode ser notada não apenas graficamente, mas também pelo som da prancha deslizando, freando ou quando se caminha ou pratica pequenas escaladas. Já os rastros deixados pela neve sempre exibem os mesmos formatos, não importa onde você esteja. A trilha sonora é bem agradável e combina com o jogo.

A vista é bonita, mas os detalhes se perdem com a distância.

Você joga com atletas pré-definidos que podem ser trocados no menu, mas não é possível criar o seu personagem, ao invés disso você pode personalizar as roupas e acessórios utilizados por eles em cada esporte. Não existe upgrade de habilidades do personagem, ou seja, todo “dinheiro” acumulado de suas vitórias e objetivos cumpridos servem para personalização e compra de pequenos recursos dentro do jogo.

Você pode chamar um amigo ou jogar com quem aparecer por perto.
Você pode chamar um amigo ou jogar com quem aparecer por perto.

Steep é um jogo online, que exige conexão constante com a Internet (como é informado no site oficial da Ubisoft), ou seja, você não precisa entrar em lobbies ou procurar parceiros para jogar. Enquanto você estiver passeando outros gamers passarão por você. Basta estar do lado de outro jogador para convidá-lo para ser seu parceiro e iniciar as competições. Caso queira convidar um amigo que não esteja no mesmo server que você, enviar um convite é o suficiente para começarem a jogar juntos. E se quiserem fazer missões diferentes não é necessário desconectar, cada um pode ir para onde quiser no mapa que permanecerão conectados e se quiser entrar em um desafio ou competição que seu parceiro estiver participando você só precisa confirmar a mensagem que aparece na tela te informando do evento.

O estúdio responsável foi o Ubisoft Annecy, que há anos trabalha muito bem fazendo os modos multiplayer de games da Ubisoft. Entregá-los este projeto foi uma excelente ideia. Steep começou muito bem e tem pique para ser uma franquia. A empresa ouviu as sugestões dos jogadores que testaram o Beta e por isso Steep chega ao mercado do jeito que os fãs queriam.

 

Artigos relacionados