Pop Nerd

Stranger Things – Confira teoria que pode mudar tudo o que você sabe sobre a série!

A série fenômeno do momento, “Stranger Things“, contou apenas com oito episódios muito bem amarrados, aparentemente respondendo todas as dúvidas iniciais e deixando algumas pontas soltas para uma provável segunda temporada.

MAS, e se tudo aquilo que nos foi apresentado não é exatamente a realidade? Abaixo, faço um resumo de uma teoria interessantíssima, e que faz bastante sentido, elaborada pelo fã brasileiro Abner Pereira, que levantou a seguinte hipótese: e se o mundo invertido, na verdade, não for outra dimensão, mas sim o futuro? A partir daqui aviso que isso é apenas uma teoria, não confirmada por ninguém da série, mas se ela vir realmente existir, então obviamente há muitos spoilers abaixo. Prossiga por sua conta e risco!

Ele explica que a cidade “invertida” de Hawkins, é na verdade uma versão pós-apocalíptica situada no futuro, com aquele ar abandonado, postes caídos, sujeira por toda parte e o mais importante, esqueletos humanos, que parecem estar lá largados há muito tempo, e o que prova que seres humanos viviam ou estiveram naquele lado.

O nome da cidade, inclusive, é muito semelhante a de Stephen Hawkings, um dos maiores físicos/cientistas da nossa história, que entre suas várias teorias, diz ser possível viajar para o futuro.

O portal que existe no laboratório é na verdade um fenda temporal (fãs de Doctor Who, me ajudem aqui!) que leva para a Hawkins do futuro. Essa fenda surgiu quando Eleven toca no monstro (já explicamos isso) naquele salão escuro, gerando um desequilíbrio no espaço/tempo.

Um detalhe que podemos ver, que corrobora essa teoria, é quando Nancy e Jonathan incendeiam o monstro na casa de Will (no presente), e o chão fica marcado para Joyce e Hopper do outro lado (no futuro). Nos episódios, também podemos ver que a “contaminação” do laboratório está aumentando (aquelas trepadeiras negras), afinal, o lugar está se encaminhando para o futuro, que já contaminou toda a cidade.

1-Hb9LjwMR9PpzP-noq34YuQ

as “trepadeiras” do laboratório em momentos diferentes, mostrando o seu crescimento

O Mundo Invertido é a Hawkins do futuro que pode ter ficado daquele jeito naturalmente com a contaminação da fenda se alastrando pela cidade e/ou por algum evento catalisador que a série ainda vai mostrar“, explica a teoria.

Mas a melhor parte da teoria vem agora: a origem do monstro. “Sobre o Mundo Invertido, temos um documento de 30 páginas que explica sobre o que ele significa, *de onde o monstro veio e porque **não existem mais monstros…”, declararam os próprios irmãos Duffer, criadores da série.

Isso fortalece a ideia de que o “mundo invertido” não seja mau ou oposto do nosso, já que aparentemente o monstro veio de outro lugar.

Se o MUNDO INTEIRO é invertido e paralelo ao nosso – como muitos acreditam -, por que o único monstro que habita nesse grande planeta estaria justo em Hawkins? Fortalece-se mais ainda a ideia de que só Hawkins está um caos, e que foi dominada pelo monstro, num futuro. E qual a ligação do monstro com a cidade? Então foi para a minha grande surpresa que seguindo essa linha de raciocínio cheguei no fato de que…

1-0IRlC-UInneJoXEw42wHfQ

Aposto que sua mente explodiu agora, não é? Pense bem, faz todo o sentido a Eleven ser o monstro do futuro, além da parte óbvia em que ela diz isso para o Mike em um dos episódios. Ela começa a se transformar nele ao se sacrificar no final da temporada e se une ao seu futuro.

Ela é mandada, sozinha, para um futuro caótico, onde não há nada a não ser ela mesma e seus traumas dos abusos que sofreu no laboratório do Dr. Brenner. Sabemos que ela continua viva no mundo invertido, já que o policial Hopper deixa comida para ela naquela caixinha na floresta, mas em que condições psicológicas a menina está? Com o tempo, Eleven vai sendo consumida pela dor que passou – e acaba se tornando o monstro“.

Lembram da fenda temporal? Ela aconteceu quando a Eleven do presente tocou a si mesma do futuro (o monstro), causando o desequilíbrio temporal.

Além disso, essa teoria tem outros dois bons argumentos para se sustentar. Primeiro, a referência ao monstro Demogorgon de Dungeons & Dragons, que possui uma característica marcante: ele tem duas cabeças, cada uma com sua própria personalidade. De acordo com o perfil canônico, cada uma delas fica arquitetando planos para destruir a outra e se libertar.

Demogorgon

Demogorgon e suas duas cabeças

A revista em quadrinhos X-Men #134, que é mencionada em um dos episódios. Ela simplesmente é um dos maiores clássicos dos mutantes, que mostra o surgimento da Fênix Negra, “um lado mau” da personagem Jean Grey, assim como o monstro o é de Eleven – que assim como Jean, possui poderes psíquicos. Percebem as relações?

Outras pequenas pistas são jogadas, como quando Eleven olha para a foto de Barb como se a reconhecesse. Será que não seria um eco do seu subconsciente do futuro, quando em sua versão monstro ela devorou Barb?

Ou fato do monstro ser humanoide (assim como todos os seus esboços conceituais) e talvez uma fêmea, já que consegue colocar ovos, que são encontrados por Joyce e Hopper quando vão resgatar Will. Ou o fato de Eleven aparecer o tempo todo comendo, assim como o nosso amigo monstro. Ou quando o xerife Hopper deixa a caixinha com waffles na Floresta das Trevas, mesmo lugar onde o monstro apareceu pela primeira vez para Will.

Abner termina sua teoria com outra grande revelação:

No final de tudo vemos Will tossindo uma lesma na pia, o que pode desencadear numa aceleração da contaminação de Hawkins (uma vez que isso vai para o encanamento da cidade), e logo um bug temporal mostra a Hawkins do futuro. Será este o catalisador para o caos que há de vir? Enquanto todos estão preocupados com o menino, mais uma vez surge o comentário de Ross Duffer que diz:
“…deveríamos estar preocupados com muito mais do que só com Will.

Se essa teoria tem algum fundo de verdade, só iremos descobrir quando uma segunda temporada for lançada, mas certamente ela já permeia a mente de muitos fãs por aí com os seus incríveis detalhes – que você pode conferir mais aprofundada aqui. E se você leu até aqui, depois não venha reclamar de spoilers!

1-48doRy9ytFBBCQecZuuNHw

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!