Pop Nerd

Stranger Things – Uma homenagem aos anos 80 | Análise

Se você acompanhou Sessão da Tarde nos últimos 30 anos, certamente já assistiu algumas vezes a “Os Goonies” um clássico dos anos 80 que é basicamente um filme lúdico e com foco em um público infanto-juvenil.

Recentemente temos recebido várias homenagens aos anos 80, a uma época bem interessante na produção da televisão e do Cinema, com alguns cacoetes que são bem característicos das produções feitas nessa “era”.

Uma dessas foi o Kung Fury, um filme viabilizado por crowdfunding e que satirizava muitas produções da época, com um roteiro bem pastelão e atuações nem um pouco convincentes, mas que teve um sucesso tremendo em resgatar um pouco dessa nostalgia.

Mas dessa vez a veia explorada não foi o humor, foi a aventura e o suspense. Stranger Things foi lançada pelo Netflix e consegue ser uma homenagem perfeita às lembranças de quem nasceu pelos anos 80 e lembra de acompanhar crianças aventureiras se colocando em enormes enrascadas.

Stranger Things - Imagem da Série 02

A proposta é simples, porém executada com primor, seja no cuidado com as locações, com a fotografia ou mesmo com as roupas da época. Somos levados aos anos 80 nos Estados Unidos, mais precisamente em Indiana, onde crianças jogam Dungeons & Dragons no porão da casa de uma delas e, sem querer, aprontam altas confusões.

Um toque especial foi a música incidental, um Synthpop muito característico dessa época, que, somados a uma trilha sonora, conseguem dar uma ambientação perfeita, abaixo, a playlist da mesma disponibilizada no Spotify.

No departamento de história, começamos com o desaparecimento de uma criança e o aparecimento de uma outra, enquanto a primeira some de forma inexplicável, a segunda consegue realizar feitos inexplicáveis.

Misturando temas como poderes mentais, conspiração, cidades isoladas do interior e a atmosfera pueril, Stranger Things conseguiu captar a atenção de muita gente, seja dos que simplesmente encararam ela com a nostalgia ou mesmo de pessoas que não viveram a época, mas se encantam pela mesma.

Stranger Things - Imagem da Série 3

Os oito episódios das primeira temporada foram todos disponibilizados pelo Netflix, e, embora o desfecho da mesma divida bastante as opiniões, fica parecendo que as opiniões contrárias se esquecem que estamos falando do fim de uma temporada, não do final da série.

Sim, não cometerei spoillers a não ser dizer que já espero a próxima temporada, afinal, a série me surpreendeu muito ao trazer tantos elementos nostálgicos organizados com uma história bem montada e atuações brilhantes das crianças e até da já conhecida Winona Ryder.

Confiram os dois Trailers dessa série!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!