Share Button

Direto do UOL Jogos.

A Nintendo divulgou oficialmente o Nintendo 3DS, portátil que vai suceder a família DS (incluindo DSi). Como o nome diz, o aparelho exibirá imagens em 3D “real”, com sensação de profundidade, sem precisar usar óculos especiais. O preço não foi revelado.

O Nintendo 3DS está previsto para sair durante o atual ano fiscal, ou seja, até março de 2011, e será uma das atrações da Nintendo na E3, a mais importante feira de videogames do mundo, que acontece em Los Angeles de 15 a 17 de junho, com cobertura ao vivo do UOL Jogos.

O novo aparelho será compatível com os jogos do atual Nintendo DS e do DSi, mas não foram revelados detalhes. Uma das perguntas é se o 3DS “transformará” automaticamente os jogos legados em 3D. Como o 3DS é compatível com o DS e DSi, esse novo aparelho deve também ter duas telas, sendo que pelo menos uma é sensível ao toque. Também deve vir com câmera e microfone.

Satoru Iwata, presidente da Nintendo, já afirmou que o sucessor do DSi precisará ter “funcionalidade que leia os movimentos do jogador”, o que sugere o uso de sensores de inclinação – ou de uma tecnologia já existente que usa a câmera para saber como o aparelho está sendo movimentado.

As imagens em 3D são a nova tendência do mundo do cinema e dos games. O longa-metragem “Avatar”, do diretor James Cameron, em que um dos atrativos é ser em 3D, já é filme mais lucrativo de todos os tempos, batendo “Titanic”, também de Cameron – já arrecadou US$ 1,93 bilhão nas bilheterias mundiais, segundo o site Box Ofiice Mojo.

Nos games, quem investe na área é a Sony, que está para lançar uma linha de produtos compatíveis com imagens em 3D – de televisores a tocadores de blu-ray -, sendo que o PlayStation 3 deve ganhar uma atualização em junho para incorporar esse tecnologia. Os PC já possuem placas especiais que produzem imagens em 3D.