Share Button

por Fernanado Vázquez Baxmann Carrupt

Super Tetris 3

Tetris nasceu em 1984, criado por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, sendo que Alexey e Dmitry eram engenheiros eletrônicos da Academia Russa das Ciências e Vadim um aluno de 16 anos de idade. Por perceber que o jogo era viciante demais e temer por ser acusado de viciar os demais companheiros (ainda mais com o rigor conhecido da extinta União Soviética), Alexey destruiu todas as cópias de seu jogo, porém não foi o bastante para evitar que o jogo fosse distribuído informalmente entre seus colegas, que distribuíram para outros colegas e quando se viu chegou a mãos de pessoas interessadas em comercializa-lo, virando uma verdadeira febre que persiste até os dias atuais; quem nunca jogou Tetris? Super Tetris 3 é mais um das milhares adaptações que o game original teve e apresenta o bom e velho sistema de jogo com algumas novidades bacana.

 

Alinhe e elimine

Super Tetris 3 funciona exatamente como antigamente, você deve empilhar os tetraminós (nome das formas geométricas de Tetris) e buscar alinha-los na horizontal de forma que não fique espaços vazios; fazendo isso, as linhas alinhadas perfeitamente são eliminadas e a pilha diminui, rendendo pontos ao jogador. As ações possíveis no game são simples, você pode direcionar as peças para os lados enquanto elas caem como também fazê-las caírem com maior velocidade e girá-las em posições já pré-definidas pelo jogo. Por ser simples, qualquer pessoa pode encarar o desafio de empilhar os tetraminós e a proposta é muito divertida, pois obriga o jogador a ter um pensamento lógico na hora de tentar encaixar as diferentes formas para conseguir fazer linhas perfeitas e evitar o game over.

Games que brincam com raciocínio lógico e matemático – gênero puzzle, ou quebra-cabeça – sempre foram muito divertidos (os bem feitos é claro), trazendo desafios bacanas que nos fazem queimar alguns neurônios e não desafiam somente nossos reflexos (vide, por exemplo, Portal 1 e 2, que foi sucesso entre os jogadores e na critica especializada) e isso é um dos fatores de sucesso em Tetris, que mesmo que o jogo não trague nenhuma variação, as diferentes formas das peças, velocidade crescente à medida que avança no game e até mesmo alguns erros que você comete o obrigam a ter de pensar em soluções práticas e inteligentes em um espaço de tempo bem curto, tudo isso fazem Tetris ser um dos games de maior sucesso na história dos games, sem contar o charme e inovação para época.

 Com essa proposta viciante e instigante, que sempre nos faz querer tentar novamente para ver quão longe podemos ir, Super Tetris 3 já traria uma boa diversão ao SNES porém a TOSE vai um pouco além com dois modos de jogo que traz duas variações do sistema clássico, que são Magicaliss e Sparkliss.

– Magicaliss: Aqui as peças variam em três cores (azul, verde e vermelho) e caso faça linhas com cores únicas você consegue eliminar praticamente todas as peças empilhadas. Há ainda algumas vertentes, como algumas peças em cor cinza que imitam ferro e só podem ser destruídas caso alinhe vários tetraminós de uma mesma cor. Dentro dessa modalidade, há ainda duas opções de jogo que também tem no modo clássico do game, que são Endless – como próprio nome da modalidade diz, uma partida sem fim aonde você vai até perder – e Standard – possui vários estágios e você tem três vidas para completa-los.

Sparkliss: Uma das modalidades mais divertidas do game, onde as peças tem aparência de pedra e mesmo que você alinhe-as não conseguirá destruí-las. Para eliminar essas peças, é preciso alinhar as que têm uma caixinha que parece ter um raio preso dentro. Quando alinhar essas peças, um raio irão percorrer as linhas formadas na pilha e ao atingir essas caixas, o raio dentro dessas caixinhas irá sair destruindo os tetraminós de pedra; quanto mais caixinhas dessas tiverem alinhadas mais peças você conseguirá eliminar. Dentro desse modo ainda há duas opções de jogo: Contest, que é exatamente o que acabei de explicar e vale ressaltar que você tem um número limitado de peças com essas “caixinhas de raio”, caso não consiga eliminar todas as peças de pedra da tela antes das caixinhas acabarem, game over; e Puzzle, onde são apresentados vários desafios ao jogador, com as peças já na tela e você tem somente algumas poucas restantes para solucionar os quebra-cabeças.

Essas duas modalidades de jogo, em conjunto com modo multiplayer em tela divida adicionam muita variedade e garantem uma vida útil maior ao game, que mesmo sendo muito divertido e viciante, uma hora enjoa.

Cheio de charme

Os gráficos de Super Tetris 3 são muito bons. Há vários cenários de plano de fundo, todos eles respeitando a temática dos modos de jogo que você esta jogando, como por exemplo, o modo clássico possui um visual mais clean e parecido com o game clássico, já o modo Sparkliss apresenta um visual mais sombrio com vampiros, cavaleiros entre outros povoando o cenário e por fim, Magicaliss que traz um visual mais colorido e agradável para que qualquer pessoa possa curtir o game sem problemas. Além do capricho nos cenários, os tetraminós possui um ótimo trabalho, com boa variedade de cores e conseguindo passar a sensação de serem feitos de diferentes materiais e assim como acontece com o cenário, às peças do game respeitam a identidade visual da modalidade que você está jogando.

A parte sonora também faz bonito, com efeitos sonoros agradáveis e diferentes músicas para acompanhar as partidas, com faixas lentas e algumas mais rápidas. Essas composições ficaram muito boas no game, já que violinos, pianos e outros instrumentos do gênero parecem casar perfeitamente com a proposta de Super Tetris 3.

Conclusão: Super Tetris 3 é um ótimo jogo de quebra-cabeça, trazendo não somente a mecânica clássica e divertida de Tetris, como também duas modailidades de jogo que aumentam consideravelmente a diversão, além de trazerem vários desafios bem bolados. Pode parecer pouco conteúdo para os dias atuais, mas ainda é o suficiente para divertir você, seus amigos e familiares por muitas horas, graças ao modo multiplayer competente e mecânica de jogo acessível. Super Tetris 3 definitivamente conseguiu um lugar de respeito na enorme e rica biblioteca jogos do Super Nintendo.

+ Diversão garantida, com sistema de jogo clássico, multiplayer e dois modos de jogo que trazem variedade e bons desafios

+ Ótimos gráficos, casando muito bem com a proposta de cada modalidade do game

+ Músicas e efeitos sonoros bem feitos

Nenhum