História do Videogamer7

Tales of Phantasia originalmente seria um livro | História dos games

O programador Yoshiharu Gotanda escreveu um romance chamado "Tale Phantasia"

O primeiro game da série Tales of foi o “Tales of Phantasia” lançado originalmente para o Super Nintendo japonês no final de 1995, se originando daí uma franquia. Isso provavelmente você já sabe, mas originalmente a história para este game foi escrita para um livro que não foi publicado chamado “Tale Phantasia” escrito por Yoshiharu Gotanda.

Gotanda, que também é programador, decidiu transformar essa história em um jogo desenvolvido por um estúdio indie que ele trabalhava chamado Wolf Team, que foi fundado em 1986. Após experiências negativas com a empresa Telenet Japão, eles resolveram se aproximar da Enix para uma parceria, mas não conseguiram. Por fim, conseguiram com a Namco.

Ao longo do desenvolvimento, muitas ideias oriundas do livro foram modificadas e excluídas, incluindo o nome, personagens e a história que conhecemos ficou bem diferente da escrita originalmente para o livro. Além disso, dentro da Wolf Team, muitos desenvolvedores não concordaram com os rumos do game, e acabaram por saírem para fundar a Tri-Ace, resultando em uma outra série bem sucedida: Star Ocean.

Na época, Tales of Phantasia chamou a atenção por usar um cartucho de 48 megabits para o Super Nintendo, sendo um dos maiores de toda a história do console. A alta capacidade foi necessária pela grande quantidade de vozes digitalizadas, e até mesmo a música de abertura cantada. Já o sistema de batalha linear foi inspirado em jogos de luta, que eram populares na época, fazendo um híbrido entre as batalhas em turnos.

Infelizmente, o game ficou por muito tempo restrito ao Japão. Em agosto de 1998, a Namco anunciou um remake do título para o primeiro PlayStation, mas este também não chegou ao ocidente. Só em 2002, com o Gameboy Advance, que o Tales of Phantasia chegou até nós graças a uma parceria da Namco com a Nintendo.

A Wolf Team permaneceu como um estúdio independente até o ano de 2003, quando foi adquirida pela Namco e passou a ser chamada como Namco Tales Studio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo