Share Button

por Márcio Alexsandro Pacheco

Qual é o primeiro jogo eletrônico lançado no mundo? Não foi “Super Mario Bros“, nem “River Raid” ou “Pong“, quem tem essa primazia é “Tennis for Two“, criado em 1958 pelo físico nuclear norte-americano William Higinbotham (também conhecido por participar do Projeto Manhattan, que construiu a bomba atômica), muitos anos antes de “Space Invaders” ou Nolan Bushnellfundador da Atari – sonharem em aparecer no mercado.

Tennis for Two” não passava de um enorme computador analógico ligado a um osciloscópio, que simulava uma partida de tênis (ou ping-pong). Ele nunca teve distribuição comercial e ficou em demonstração no Laboratório Nacional de Brookhaven, Nova York, atraindo a atenção de milhares de jogadores, no dia 18 de outubro de 1958. Cada jogador segurava uma caixa, o controle, que tinha um dial (botão giratório) e um botão de pressionar. Com o dial era possível regular os ângulos de rebatida da bola, que ocorria quando o outro botão era pressionado.

os controles

Higinbotham nunca patenteou sua criação e o seu brinquedinho foi desmontado um ano depois, e nunca mais se ouviu falar do trambolho, até em 1997, quando um grupo de engenheiros tentaram recriar o game para a comemoração de aniversário de 50 anos de Brookhaven. A intenção nunca foi vende-lo, foi apenas um experimento científico criado para entreter os visitantes do laboratório, e seu criador nunca se preocupou em patentear seu jogo, argumentando que os lucros iriam somente ao governo, devido à instituição em que ele trabalhava, e teria pequena participação nas disputas jurídicas envolvendo a Magnavox, que obteve patente do primeiro videogame, o Odyssey.

Higinbotham era um cientista renomado, ele junto com outros físicos e engenheiros, criaram o Radar assim como a primeira bomba atômica, atirada em Hiroshima e Nagasaki. Um sucesso trágico, ao qual, no fim da sua vida, em 1994, não queria ser associado, começando iniciativas e projetos anti-propagação nuclear.

Mas, para nós gamers, William Higinbotham será sempre lembrado pela criação de sua engenhoca “Tennis for Two“, um marco na história da informática, tecnologia e videogames. Ao menos até o momento, esse é o game considerado o primeiro de todos os tempos, até surgirem alegações de outrem.

o trambolhão todo

veja um vídeo do jogo funcionando