Share Button

5 em 1

Na época do Super Nintendo e Mega Drive algumas empresas começaram a fazer uma estratégia interessante: colocar em um único cartucho, mais de um jogo.

E além de chamar atenção pela quantidade, as coletâneas também eram interessantes pelo seu custo benefício, ou seja, você paga um e leva um monte.

Hoje em dia é fácil encontrarmos exemplos disso, como coletâneas de clássicos da Namco, Atari, etc. Mas depois de um bom tempo sem uma verdadeira e valiosa coletânea, a Valve deu um presente para todos os donos de um Playstation 3, PC ou de um Xbox 360: lançou The Orange Box.

The Orange Box reúne cinco jogos dentro de apenas uma caixinha de DVD9 ou de Blue Ray. Os jogos são os seguintes: Half Life 2, Half Life 2 Episode One, Half Life 2 Episode Two, Portal e Team Fortress 2.

Episode Two não foi lançado no Brasil e era vendido apenas por serviço Steam da Valve, por download. Portal e Team Fortress 2 também são novidades. Vamos conhecer um pouco sobre os elementos que compõe a caixa laranja, ou preta, se prefirirem.

 

A saga de Freeman

Eu nem preciso fazer introdução para falar de Half Life 2, não é mesmo? Desde que lançado em 2004, esse jogo impressionou a todos que esperavam uma boa sequência do revolucionário Half Life, de 1998. E não é que a sequência foi tão revolucionária quanto o episódio original?

Na pele de Gordon Freeman você entrava na misteriosa cidade 17 e conhecia Alyx, uma garota que ia permanecer com você nas próximas horas de jogo.

Episode One e Two trazem uma continuação mais rápida e simples, o que chamamos de expansão. Com cerca de cinco horas de duração cada, esses episódios contam como Gordon e Alyx tentaram fugir da cidade 17 para levar dados para os ex-cientistas da Black Mesa para tentar evitar a invasão de mais alienígenas no planeta.

As expansões, obviamente, são mais curtas que o episódio principal, mas no caso de The Orange Box, como estão reunidas em um único jogo, isso torna a experiência algo quase que contínuo, pois você não terá intervalos de tempo para continuar a jornada.

Quase um Duke Nukem

Team Fortress 2 é a continuação do “mod” Team Fortress lançado junto com Half Life original. Esse game é exclusivo multiplayer, e dessa vez foi extremamente simplificado na jogabilidade e em seu sistema como um todo.

Agora não existem mais granadas, apenas duas armas e ataques a pequena distância. O humor é predominante em todo o jogo. Cada classe possui uma skin engraçada e bem característica, além de ter funções bem distintas.

O único porbleminha do jogo é a falta de variedade de mapas. Mas como já está se tornando rotina nos jogos da Valve, os fãs já estão se prontificando em fazer mapas extras para compartilhar na rede. Algo como já vimos em Counter Strike.

Team Fortress 2 não é uma obra de arte, mas as melhorias feitas pela Valve impressionam, e quem compra The Orange Box terá uma ótima opção para relaxar enquanto vai destruindo alienígenas em Half Life 2.

In the Box, we trust!

A grande surpresa do pacote da Valve não é nem os três Half Life 2 nem a continuação de Team Fortress, e sim um jogo que tem mais cara de minigame. Ele chama-se Portal.

Portal é simples: coloca você na pele de uma presidiária que recebe em suas mãos uma mini-arma que cria portais dimensionais.

Com a ajuda de uma voz misteriosa, e sem embolações, você deve passar por vários desafios que vão colocar em teste seu raciocínio.

Portal cria não somente um enorme desafio, mas também traz muito humor negro, criatividade e paradoxos. Tudo isso em apenas as 4 à 5 horas de duração do jogo. Ele pode até ser curto, mas a fórmula simples e eficaz mostra que seu potencia pode ser maior até mesmo de Half Life, e que se a Valve for mesmo inteligente (nem precisa duvidar disso) um possível Half Life 3 usará e abusará desse tipo de distorção de espaço.

The Orange Box traz diversão de qualidade por um enorme tempo. No Xbox 360 as conquistas ainda servem para dar um ânimo a encerrar todos os jogos presentes do pacote, e Portal é imperdível.

Quem gosta de investir em jogos que não vão simplesmente “acabar” (alguém aí gritou Conan??), The Orange Box é uma das melhores opções do mercado.