Análises

The Revenge of Shinobi

Joe Musashi em um dos melhores games sobre ninja da era 16 Bits

O Mega Drive teve inúmeros games que caíram nas graças do público e crítica, tornando-se verdadeiros clássicos que serão lembrados por muitos e muitos anos. 1989 foi um ano bom para quem tinha o console da Sega, fomos presenteados com “Golden Axe“, “Mickey Mouse Castle of Illusion” e mais um jogo entraria nesta seleção campeã: “The Revenge of Shinobi“. A indústria de videogames dava os seus primeiros passos para a era dos 16 Bits da melhor forma possível. A série Shinobi rendeu jogos inesquecíveis para o Mega Drive, como “Shadow Dancer” e “Shinobi III: Return of Ninja Master“. Mas foi com o primeiro game que o ninja Joe Musashi ganhou o mundo, The Revenge of Shinobi (ou Super Shinobi no Japão) vinha inspirados dos arcades para a consagração dos gamemaníacos, no melhor jogo de ninjas que já existiu (esqueçam Ninja Gaiden e Tartarugas Ninja).

Em 1989 o game seria lançado, com uma história inédita dando continuidade às aventuras do ninja que já haviam sido mostrado em outros games para arcade e Master System. Além da ótima qualidade do jogo, tanto visual e sonora, equivalendo-se aos arcades da época, rapidamente virou um grande sucesso e era uma boa razão para se comprar um Mega Drive. Shinobi se tornaria um clássico dos 16 Bits, apresentando gráficos detalhados, personagens de grande tamanho na tela e uma trilha sonora que ficou na história.

Mundo tremei – surgem os ninjas!

Nas misteriosas, longínquas e impenetráveis montanhas do Japão, em um lugar secreto existem guerreiros místicos conhecidos como ninjas. Esses mestres da luta e da magia possuem incríveis poderes. Eles podem pular de grandes alturas sem se machucar. Eles invocam o fogo ou trovão dos céus para acabar com os inimigos. Eles são os mestres da invisibilidade e das armas mortais.

Você é Joe Musashi, que começou a estudar os segredos da arte ninja desde pequeno. Começou no dojo (escola) como sendo o mais fraco, sendo que qualquer um facilmente o vencia. Determinado, Joe Musashi começou a treinar e meditar todos os dias e não demorou muito para se tornar forte e mestre nas habilidades ninjas e nos Shurikens. Finalmente chegou o dia em que seu sensei, revelou os segredos de Shinobi, a arte da invisibilidade ninja. E por último ele ensinou o Ninjitsu – a magia ninja. Musashi era agora um mestre ninja. Suas mãos e pernas eram armas mortíferas. Em suas mão, uma arma ninja vira um instrumento da morte.

No século XX, um terrível e poderoso sindicato do crime surge. Conhecido como “Zeed“, ele foi desmantelado pelos poderes do ninjitsu possuídos pelo mestre Shinobi: Joe Musashi. Tudo parecia estar em paz, mas então três anos depois…

O mundo novamente caia em desgraça e destruição. “Zeed” havia retornado, muito mais poderoso do que antes. “Neo Zeed” tornou-se a maior organização do crime no mundo, com suas tropas de ninjas, soldados e espiões. Após estabelecer seu domínio no império do crime, “Neo Zeed” não poupou esforços para encontrar e destruir todos aqueles que possuíam os poderes da invisibilidade e do ninjitsu. “Neo Zeed” acaba matando o sensei de Musashi, que em suas últimas palavras diz a seu pupilo que a bela Naoko, a futura noiva de Musashi, havia sido raptada por Neo Zeed.

E uma vez mais, Joe Musashi vai atrás de “Neo Zeed” para vingar seus companheiros e salvar sua noiva. Ele nunca dorme. Nunca para. E nunca irá desistir.

Gráficos Ninjistícos

Vamos nos lembrar que estamos no fim dos anos 80 e para a época os gráficos do jogo eram uma pérola, uma obra de arte: ação multi-scrolling (tanto lateral como vertical) com ambientes dinâmicos, cenários parallax e personagens/sprites gigantescos e extremamente detalhados. Os cenários ao longo das fases são bem inspirados e até hoje ainda impressionam, como as belas cascatas da Tokyo Waterfall, as folhagens voando pelos cenários, a mudança de dia para noite, a lua se levantando ao fundo. Pequenos detalhes mas que para aquela época faziam uma diferença incrível entre os jogos da geração 8 Bits para os de 16 Bits.

Todos os personagens e inimigos são bem animados e possuem detalhes únicos, o que ajuda a dar para o game um visual exclusivo e que realmente se encaixa ao estilo “ninja”. Tanto o personagem principal, como os outros, possuem detalhes que dão um charme visual e que certamente você não irá confundir com outro jogo. Temos até participação especial do Homem Aranha, Batman e Godzilla no game!

Confira as fases do game abaixo:

Ibarki Province – Japan: Nas florestas de bambu é onde o game começa. Pelo caminho muitos ninjas e samurais vão tentar impedir que você continue. Cuidado com o cachorro, o totó tem a manha de pegar os shurikins nos dentes. Você ainda vai passar por dentro de uma casa típica japonesa, cheia de hóspedes não muito gentis.

um samurai te aguarda no final, não poupe magias

Tokyo: Para chegar na cidade você terá que passar um canyon com uma bela cachoeira atrás. Precisão nos pulos é indispensável. Depois você irá andar pelos telhados de Tóquio onde uma gangue de ninjas o esperam. No final da fase o chefão te espera dentro de uma discoteca.

está vendo os troncos fininhos? só uma amostra do que você vai ter que passar

Base Militar: A Neo Zeed possui um complexo militar fortemente vigiada por soldados altamente armados, caras com lança-chamas e cachorros treinados. Depois você estará dentro de um avião, cuidado para não sair voando para fora. Ache o supercomputador que é controlado por um cérebro humano.

você pode pular atrás das cercas e deixar os idiotas atirando. Cuidado com as portas abertas no avião

Detroit: Você chegou aos EUA, mais especificamente em um ferro-velho de Detroit. No final um robô clone do Exterminador do Futuro misturado com Hulk irá te jogar tranqueiras na cabeça.

até o exterminador está na sua cola, quando ele fica nervoso vira o Hulk

Area Code 818: Muitas esteiras e plataformas nessa fase. Depois dê uma volta pelas ruas, cuidado com os carros e as freiras. Um trem especialmente armado é o chefe da fase.

cuidado, as freiras são ninjas disfarçadas

Chinatown: Shinobi chegou ao bairro chinês nos EUA. Muitas gangues de kung-fu virão te dar as boas vindas. Depois de passear por cima de um trem, um inimigo inesperado, o amigão da vizinhança: o Homem-Aranha.

cuidado com as chinesinhas, elas podem acabar com você. Aranha vira-casaca, trabalhando pro Neo Zeed

New York: Ninjas e soldados protegem as docas que levam à base de Neo Zedd. Dentro de um galpão um gigantesco inimigo: Godzilla.

derrube esses palhaços de nunchaku no mar, empurrando com os shurikins

Base Submarina de Neo Zeed: finalmente você chegou à base de Neo Zeed, mas antes de chegar ao chefão final um problema: um labirinto mortal e cheio de inimigos o espera, a fase mais difícil do jogo.

no final desafio duplo: derrotar o Kabuki master antes que a parede esmague Naoko

Trilha Sonora Soberba

Ah a música… a trilha sonora deste game é simplesmente maravilhosa, perfeita, genial… não caberiam aqui adjetivos para as belas composições que Yuzo Koshiro criou para este clássico. Foi com este game que Yuzo Koshiro ganhou reputação internacional, conseguindo inclusive a façanha de ter seu nome na tela título do jogo, algo até então inédito e que mesmo hoje é difícil de se ver.

Yuzo fez um trabalho excepcional, tirando do Mega Drive um som que poucos músicos haviam conseguido até então (acho que provavelmente foi o primeiro game a realmente utilizar o potencial de áudio do Mega Drive).

Espere ouvir aqui uma trilha sonora bem diversificada, com forte influência dance music eletrônica. Mas também teremos outros estilos, como o chinês (a música Chinatown), techno e até umas pitadas de jazz e hip-hop. Músicas como Chinatown, Like a Wind e Terrible Beat merecem estar na galeria de quem curte música de games.

Não fique aí marcando e escute abaixo essa excelente trilha sonora, você não irá se arrepender:

10.gif

Batman e Godzilla também querem um pedaço do ninja

Jogabilidade

Revenge_of_Shinobi_The_REV_02_JUE_R-Eur_053.gif

A jogabilidade é simples e eficiente, o que vai garantir a sua diversão. Você terá controle total do ninja que irá responder a todos os seus movimentos, desde a uma simples invocação do ninjitsu a um complicado pulo duplo em alguma plataforma. Os botões não poderiam ser mais fáceis: A para magia, B para ataque e C para pulo. Você pode acertar seus inimigos com shirikens, as famosas estrelas ninjas. Se o inimigo estiver perto, você pode usar uma adaga ou a sua espada katana, se estiver com o power-up. Você além de pular pode dar pulos duplos mais altos e atacar no ar (o que muitas vezes vai limpar a tua barra). Algumas fases como Tokyo Waterfall e Marine Stronghold vão necessitar algum treino na arte de pular.

Joe Musashi tem ao seu dispor 4 magias diferentes de uso limitado. São elas: Ikazuchi – Arts of Thunder – um trovão caí em Musashi dando a ele um campo protetor elétrico, podendo levar umas porradas sem perder energia. Kariu – Art of Fire Dargon – uma coluna de fogo irá envolver Musashi destruindo todos os inimigos que estiverem perto. Fushin – Art of Floating – com essa magia você irá aumentar o poder de seu pulo. Mijin – Art of Pulverizing – dê uma de homem-bomba e se exploda levando todo mundo em volta. De preferência use essa magia apenas em casos extremos e quando estiver quase morrendo.

Você irá encontrar pelo caminho alguns itens, como energia, shurikens, magias e power-ups, para deixar seus ataques mais fortes. Muitos deles estão escondidos pelas fases, então explore tudo e qualquer canto.

O jogo possuí uma dificuldade média pra difícil, nada que um pouco de treino não resolva. O IA dos inimigos até que funciona bem: alguns defendem seus ataques, outros abaixam quando você se abaixa e até uns cachorros no game tem as manha de pegar os shurikens com os dentes no ar! (isso que é cachorro treinado). E como esquecer aquele último fuckin maldito labirinto antes da luta final??? Caramba, passava horas naquela fase infernal, com colegas meus do lado desenhando mapas pra achar a saída.

São 8 fases e 24 levels no total para você brincar de ninja até completar o jogo. É bem desafiador e somente aqueles que seguem o “Code of the Shinobi” conseguirão vencer.

qual vai ser o final? um belo pôr do sol ou uma triste noite de luar?

The way of Shinobi

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!