Análises

Theme Hospital

Produzido em 1997 pela Bullfrog, Theme Hospital é um título em que o jogador assume o controle de um hospital e tem como principal missão gerar lucros o suficiente para agradar o quadro de diretores. Porém, em vez de assumir uma temática realista como é tendência nos games atuais, a palavra-chave que permeia o jogo é o surrealismo e o bom humor.

O jogo utiliza um sistema de fases que simula um tabuleiro semelhante ao encontrado em brinquedos como O Jogo da Vida ou Banco Imobiliário e, para prosseguir, deve-se passar por uma série de desafios propostos por um quadro de diretores. Você começa com uma clínica pequena e tem que contratar pessoas, equipar o hospital e garantir o bom atendimento dos pacientes na esperança de gerar lucro e aprimorar o respeito da instituição.

Conforme conquista os objetivos de cada fase, surge a oportunidade de assumir cargos de gerência em novos hospitais, cada um com desafio específicos. Enquanto no começo basta simplesmente equilibrar a situação financeira e manter tudo funcionando, logo surgem desafios como ter que lidar com pessoal totalmente destreinado ou evitar que uma doença contagiosa se espalhe rapidamente entre os pacientes.

Não pense que você vai contar com uma equipe convencional na hora de equipar seu hospital. É claro, assim como em uma instituição real é preciso contratar médicos, enfermeiras, atendentes e pessoal da limpeza para que tudo funcione corretamente, mas as especialidades dos personagens estão muito longe do comum – ou você já ouviu falar em um médico especializado em curar cabeças inchadas espetando um ferro nos clientes?

Cada um dos funcionários contratados possuem características próprias de eficiência e resistência, e cabe ao jogador balancear o uso de dinheiro para contratar uma equipe capaz de lidar com as necessidades dos pacientes sem estourar o orçamento. Além disso, também deve gerenciar a compra de equipamentos e de novos blocos para o hospital, garantindo a possibilidade de lidar corretamente com todas as doenças e surtos de feridos que povoam o jogo.

Para garantir variedade às partidas de Theme Hospital há um sistema de desastres semelhante ao encontrado em títulos como Sim City. É claro, em vez de invasões alienígenas e furacões, as ameaças são menores, porém não menos graves. Para sobreviver, o jogador terá de ser apto a lidar com constantes terremotos que danificam todos os equipamentos comprados e vítimas de grandes desastres que devem ser tratados o quanto antes – com o risco de uma grande queda de popularidade do hospital caso alguém saia morto.

Além do humor, muitas vezes irônico ao extremo, o destaque de Theme Hospital é a jogabilidade simples que, aliada aos crescentes desafios apresentados, é bem sucedida em manter o jogador preso em frente ao computador durante horas. Mesmo possuindo gráficos que há muito já foram superados por opções com mais resolução e detalhamento, o título é daqueles que ainda se mantém uma boa forma de entretenimento anos após o lançamento original.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!