Análises

Thunder Force V

Share Button

O quinto jogo da maior série de shooter da história

Bom, pra começo de conversa se você gamer que está lendo essa análise é mais um daqueles que falam “p*&%$ outra review de jogo velho que ninguém liga” pode passar batido daqui, vá assistir ao Versus de Street Fighter IV e seja feliz em seu mundinho. Mas se você, gamer inteligente, continuou aqui, seja pela curiosidade ou por dar o merecido valor e reconhecimento aos jogos antigos, espero que curta essa análise.

Estamos de volta com mais uma retro-análise (as “velharias” sim que eram bons jogos) e de mais um jogo de “navinha” (ultimamente só tenho jogado shooters antigos), mas não um shooter qualquer, estamos falando da antológica série Thunder Force, que teve seu apogeu nos gloriosos anos 80 e 90.

Com vocês “Thunder Force V“, que saía para Saturn em 1997 e no ano seguinte para PlayStation. Apesar de muito parecidas, a versão de Saturn tinha gráficos muito melhores, em compensação a versão de PlayStation oferecia extras e animações que não tinham no Saturn.

Mais de 30 anos de Thunder Force!

Para você que está conhecendo a série agora, uma rápida recapitulação da história de Thunder Force. Em 1983 a saudosa softhouse Technosoft lançava para computadores japoneses (e completamente obscuros por aqui) o primeiro game “Thunder Force“. Nascia aí uma franquia que faria muito sucesso na geração 16 Bits, especialmente na plataforma Mega Drive.

Em 1989 saía sua sequência para o Mega Drive, fazendo um razoável sucesso. Mas foi só em 1990 com “Thunder Force III” para o console da Sega que a série se consagrava em sucesso absoluto. O último jogo da série para 16 bits foi lançado para Mega Drive em 1992. “Thunder Force IV” é considerado até hoje por muitos como o melhor shooter da era 16 bits, explorando ao máximo e com perfeição tudo que a franquia tinha a oferecer.

A série “Thunder Force”, especialmente a partir de seu terceiro jogo, ganhou marcas registradas que passavam a aparecer em cada novo game, como dificuldades insanas, cenários espetaculares, chefes de fases super criativos e gigantescos na tela. Mas a série se destacava principalmente pela sua trilha sonora de puro rock n´ roll.

O enredo da série possui todo um universo que foi criado a partir do primeiro jogo e que foi se desenvolvendo com as sequências. Para entender melhor o enredo de Thunder Force V“, vamos relembrar as histórias dos jogos anteriores:

Por trás da Thunder Force

Thunder Force I: O