Análises

Time Gal

– viaje pelo tempo com Time Gal e salve o mundo neste jogo para Sega CD –

E chega os FMVs

O primeiro jogo da Wolf Team a aparecer no Mega CD trazendo para os consoles domésticos um estilo de jogo que até então só tinha nos arcades, os jogos interativos e micro-computadores, como o MSX. Time Gal foi originalmente feito para os Arcades pela Taito e apresentava uma nova forma de se jogar fliperamas. Você joga como se estivesse assistindo a um desenho animado, tudo em terceira visão. Durante o jogo, você terá que tomar algumas decisões para movimentar a heroína ou fazendo-a atirar, enquanto você assiste a animação, ou seja, é um jogo onde você precisa ter mais reflexos e boa memória do que habilidades.

Com o Mega/Sega CD, a Wolf Team viu a oportunidade de trazer esse estilo de jogo para os videogames, o que foi uma decisão acertada em cheio, pois com o sucesso de Time Gal para o console da Sega, abriria os portões para outros jogos antigos desse estilo que voltariam a vida no Mega CD. Um estilo de jogo completamente esquecido hoje em dia e que com certeza vale a pena dar uma relembrada nessa época onde esses tipos de jogos dominavam.

Os jogos em FMV dividiam a opinião dos gamers, muitos adoravam e outros odiavam, por não ser exatamente um “jogo”, mas um filme (no caso aqui desenho) em que você ficava assistindo. Eu mesmo gostava, para mim era novidade, uma coisa diferente e como eu já gostava de desenhos japoneses, não poderia ser melhor. É inegável o sucesso dos FMV nos anos 80/90, havia dezenas de fliperamas com esse tipo de jogo e o Sega CD foi o console campeão de quantidade de games em FMV, alguns muito bons e inovadores como Night Trap e outros verdadeiros filmes Trash de segunda categoria.

GameHa1.gif GameHa3.gif

GameHa2.gif

Vários perigos esperam por nossa heroína, como os homens das cavernas

A história:

GameHa4.gif

A história não possui grandes tramas, pelo contrário é bem simples: tudo começa quando um criminoso chamado Luda consegue roubar uma máquina do tempo e resolve então viajar no tempo para mudar a história da humanidade ao seu bel prazer e desta maneira poder controlar o mundo (no melhor estilo Ultimecia, para quem já jogou FF VIII).

É então que nossa heroína é escolhida para deter os planos de Luda, e com a ajuda do Medalhão do Tempo ela deve viajar durante várias épocas da nossa história até conseguir encontrar o criminoso. Uma espécie de Minority Report (filme com Tom Cruise onde ele viaja pelo tempo para evitar crimes), se formos comparar com alguma coisa.

Serão 16 fases de pura ação, onde você passará pelos mais inacreditáveis cenários da nossa história (e outros cenários tirados da mente criativa dos produtores do jogo), como a Pré-História com seus gigantescos dinossauros e homens das cavernas, passando inclusive por vários momentos históricos, como a 2º Guerra ou a famosa “Tempestade no Deserto”, indo terminar num futuro distante, com robôs, naves espaciais, alienígenas e outros bichos prontos para exterminar Gal.

História criativa? Não muito, nada que um Spilberg não tenha pensado, mas com certeza esse é um detalhe que vai passar desapercebido por causa do alto fator de diversão do jogo e da criatividade dos japas em fazerem fases uma mais legal que a outra.

GameHa5.jpg GameHa6.gif

Esse é o causador da bagunça que vai roubar a máquina do tempo

Os gráficos

Após uma rápida abertura, onde mostra o vilão roubando a máquina do tempo e Gal indo atrás dele, você começa jogando numa certa ordem, começando da Pré-História e avançando no tempo até chegar no ano 4000. Os gráficos são todos animados e muito coloridos e possui uma boa resolução, mesmo com o problema da baixa quantidade de cores do Mega Drive. É como se você estivesse assistindo a um anime, mas com a vantagem de poder mudar o rumo da história, senão fizer as coisas direito.

GameHa7.gif GameHa8.gif

GameHa9.gif

O jogo é bem colorido e durante as 16 fases você irá viajar por diversas épocas da nossa história, sempre de uma maneira divertida e bem humorada, sem contar que nossa heroína é muito sexy e sempre solta uns gritinhos fofinhos quando a coisa aperta.

Os cenários são muito bem feitos e a criatividade dos japas rola solta, há muitas situações engraçadas, outras bem inacreditáveis, dignas de filmes de ação a lá Missão Impossível ou Matrix, mas o que importa mesmo é que você vai se divertir muito jogando nessas fases enquanto ajuda Gal a pular de um período para outro.

Baixe aqui a abertura do game versão japonesa: Time Gal MCD

GameHa10.gif GameHa11.gif

GameHa12.gif

Não tenha medo do gladiador, ele é grande mas não é dois. Pegue a espada na arena e lute contra ele

Escute o que a moça fala

GameHa13.gif

O som desse jogo é perfeito! A começar pela sua música de abertura que é bem gostosa de se ouvir e é daquelas que fica na cabeça depois de escutar uma vez. A versão japonesa tem essa música cantada, enquanto a americana é apenas instrumental.

Mas o que chama atenção mesmo são os efeitos sonoros, que são milhares. Sons de explosão, tiros, espadas, lasers, vozes, tudo que você imaginar você vai poder escutar, utilizando todo o potencial do CD.

Podemos ainda contar com uma ajuda de nossa heroína de cabelos verdes, que em certos momentos grita a ação que você deve fazer, como “jump” (pular), “right”, “left” (direita, esquerda) e por aí vai.

Você também vai escutar muitos gritos dela, principalmente quando aparece alguma surpresa no meio do caminho e surpreende Gal. Destaque para os gritinhos nas cenas quando se perde uma vida.

E o som é responsável por grande parte da diversão do jogo, que combinado com a animação nos proporciona um grande prazer ao se jogar. No final do game ainda podemos conferir uma composição especial de Motoi Sakuraba.

GameHa14.gif GameHa15.gif

GameHa16.gif

Dificuldade

Esse jogo é fácil para uns, difícil para outros, tudo vai depender dos seus reflexos e da sua memória. Basicamente tudo que você tem que fazer é movimentar Gal para a direita, esquerda, cima ou para baixo, em determinados pontos do jogo. Parece fácil, não é? Mas eu já vi muita gente penar pra jogar esse tipo de jogo, é uma coisa incrível, parece que jogar muito Counter Strike deixa os cara meio abobados, sei lá… dá um jogo desses pra um pivete viciado em CS pra jogar… não vai muito longe não!

Bom, mas voltando ao game, para facilitar sua vida, há na tela quatro esferas, onde uma delas brilhará indicando para qual lado você deve movimentar Gal. Se você demorar muito ou mexer para o lado errado, prepare-se para assistir Gal ser fritada, pisoteada, esmagada, devorada e tantas outras coisas que podem acontecer, isso sempre mostrado em cenas SD (super deformed), quase sempre engraçadissímas, provavelmente para diminuir o impacto de ver nossa heroína morrendo (afinal era um jogo para crianças, e na época a censura era forte como nunca).

GameHa17.gif GameHa18.gif

GameHa19.gif

Rache o bico de tanto rir com as cenas SD

Em alguns momentos vai haver dúvidas sobre o que fazer, então pode-se ouvir Gal gritar “time stop”. A tela fica paralisada por alguns segundos enquanto você pensa o que vai fazer, se fará Gal pular, ir para a direita, atirar no inimigo, se abaixar, e por aí vai. Há apenas uma escolha correta e as vezes a alternativa mais óbvia NÃO é a correta, que é para pegar os apressadinhos. Como por exemplo, você estar cercado por uma multidão de inimigos e ter um único espaço vago, induzindo o jogador a tomar aquela direção. Ao fazer isso, a ação continua e algo completamente inesperado pode acontecer e você acaba morrendo. Você ainda pode usar uma pistola, mas as vezes atirar acaba complicando mais a situação do que ajudar Gal a escapar, claro que as vezes usa-la será indispensável.

Ao começar um novo jogo, as fases serão aleatórias e não seguem um padrão pré-determinado, a não ser que vão da idade mais antiga para o futuro. Para tentar dificultar um pouco mais, as vezes as fases terão os controles invertidos, ou seja, quando você já estiver decorando os comandos de uma fase, corre o risco de se embananar quando for jogar de novo e eles estiverem invertidos.

Mas para ajudar um pouco, o jogo lhe dará algumas dicas, além das esferas vermelhas que se encontram no canto da tela. As vezes (nem sempre), um pedaço do cenário vai brilhar, indicando que você precisa ir para aquela direção, ou, no caso de precisar pegar uma espada, essa também brilhará, indicando que você precisar apertar um botão.

GameHa20.gif GameHa21.gif

Até de assombração Gal terá que fugir

GameHa22.gif GameHa23.gif

GameHa24.gif GameHa26.gif

GameHa27.gif

Muito bem garanhão, você ajudou Gal a salvar o dia, como recompensa vai ganhar um beijo da moça!

 

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!