Share Button

Dia 31 de outubro, o Dia das Bruxas, ou Halloween como é mais conhecido nos EUA, é um evento tradicional e cultural dos países de origem inglesa, mas que graças à globalização, vem crescendo aos poucos aqui no Brasil. Podemos não ter as casas enfeitadas, as festas à fantasia super produzidas ou mesmo sair pelas ruas com a famosa frase “gostosuras ou travessuras“, mas de uma coisa gostamos tanto quanto os estrangeiros: jogos de terror! E para comemorar esse Dia das Bruxas, fizemos um Top 10 com uma lista de jogos assustadores para você conhecer ou jogar novamente. São jogos de terror psicológico ou de ação com monstros, zumbis e outras criaturas horripilantes que farão você pular da cadeira – ou não – enquanto joga. Obviamente há dezenas de excelentes games de terror que poderiam estar nesta lista, mas que deixamos de fora justamente pra você fã chorão poder reclamar lá embaixo, nos comentários, com a típica frase “faltou o jogo X nessa lista e agora estou putinho!“. E se você não for desses caras chatos que só sabem reclamar, diga-nos qual jogo você vai jogar neste Halloween e que não está presente na lista. Confira abaixo o nosso Top 10 – Games para se jogar no Halloween, e lembre-se: nunca diga o nome de Kaz Hirai três vezes em frente do espelho, no escuro – nunca se sabe o que pode acontecer.

Bônus Stage

Resident Evil

A série “Resident Evil” pode não ser tão assustadora agora quando era nos seus primórdios, com games voltados mais para a ação do que para o survival horror, mas certamente os dois primeiros títulos assustaram muita gente no bom e velho PlayStation (vai dizer que você nunca se assustou com aquele cachorro maldito quebrando a janela no corredor?), e por isso ele entra na nossa lista, quer você goste ou não.

Castlevania

A série Castlevania não possui jogos assustadores, mas certamente o seu elenco de personagens podem muito bem entrar numa festa à fantasia dos Dia das Bruxas, e por isso escolhemos a série para a lista. Temos o Frankstein, Lobisomem, Esqueletos, Zumbis, Fantasmas, Morte, Demônios, Medusa, Drácula e uma infinidade mais de outras criaturas assustadoras. Se estiver em dúvida em qual fantasia usar nesse Halloween, basta jogar um game da série Castlevania para se inspirar.

Slender

Até pouco tempo atrás o jogo indie Slender era a sensação do momento, levando muitos jogadores a borrarem suas calças (pessoalmente, não achei tão assustador assim). O jogo tem apenas um objetivo: encontrar 8 páginas em uma floresta, à noite, supostamente deixadas por uma vítima. O jogador não tem nada para se defender ou atacar, apenas uma lanterna para enxergar melhor. Somente após pegar a primeira página, o jogador começa a ser perseguido pela criatura conhecida como Slender Man, um homem sem rosto que veste terno e é capaz de esticar seus membros. Recomendo jogar no escuro e com o volume no máximo para entrar na atmosfera do game, pois quando você o vir, será tarde demais… – quem sabe você até leva um susto ou outro.

Top 10

10 – Splatterhouse

A série Splatterhouse surgiu no fim dos anos 80, pegando carona no sucesso de filmes trash de terror como “Sexta-Feira 13” – que na época estava em seu auge. O filme também inspirou o visual do protagonista do jogo, que vestia trapos, usava como armas facões e machados e no rosto uma máscara de hockey, assim como Jason Voorhees da famosa franquia cinematográfica. O game apostava no uso de extrema violência e sangue jorrando na tela, coisa que não era tão comum na época, mas acabou agradando e ganhou mais duas sequências, que ficaram populares em suas versões para Mega Drive (esqueçam o remake de 2011). Leia aqui nossa análise de “Splatterhouse III“, tido como o melhor da série.

09 – Calling

O Halloween é um bom dia para tirar a poeira do seu Wii, pois o sistema tem vários games de terror muito bons, como “Fatal Frame“, “Cursed Mountain” e “Silent Hill: Shattered Memories“, apenas para citar alguns. Escolhemos para a nossa lista o não tão conhecido “Calling“, que segue o estilo de terror psicológico de filmes japoneses. A história gira em torno de uma misteriosa página da internet, que segundo a lenda local disseminada entre a comunidade, causa a morte de quem a visita. O site, conhecido como Black Page (Página Negra), não possui nada a não ser uma cor negra e um contador sinistro, que mostra o número de mortos. Como o ser humano é um bicho curioso, dois jovens japoneses resolvem visitar a página e acabam acordando em uma dimensão paralela, em um quarto trancado, escuro e assustador. Sua missão é bem simples, encontrar uma saída desse pesadelo e permanecer vivo, para não virar um número no contador de almas eletrônico.

08 – Left 4 Dead

Uma pandemia apocalíptica zumbi se espalhou e agora quatro sobreviventes devem lutar contra uma horda de infectados. L4D, especialmente o segundo game, é uma boa pedida para momentos de tensão e para fazer novos amiguinhos onlinesó porque é Halloween você não precisa ser anti-social. O que torna o jogo uma boa opção é a sua jogabilidade, que é alterada pela IADirector“, que monitora a performance dos jogadores e altera o cenário para produzir desafios dinâmicos a todo instante – você nunca sabe quando ou onde a zumbizada vai aparecer para atacar!

07 – Alan Wake

Lançado em 2010 para X360, “Alan Wake” é um verdadeiro representante do gênero survival horror, que mexe com o terror psicológico, colocando o jogador num lugar sombrio, completamente afastado, com pouca munição e pilhas pra lanternas, junto a uma quantidade de inimigos bizarros. Na pele de um escritor famoso, que pretendia apenas tirar uns dias de sossego num lugar afastado, o jogo deixa claro uma coisa: as vezes é melhor correr e procurar um caminho alternativo do que enfrentar os inimigos e arriscar perder tudo.

06 – F.E.A.R.

Lançado em 2005, este FPS tem como base vários acontecimentos sobrenaturais e já ganhou duas sequências. O enredo narra a experiência de um soldado novato num grupo de assalto especializado em missões sobrenaturais. O objetivo é investigar e eliminar um sargento lunático com poderes paranormais, além de tomar cuidado com uma sinistra garotinha, que esteve envolvida em experimentos científicos. Dos três, o primeiro game é tido como o melhor da série.

05 – Dead Space

Lançado em 2008, o primeiro “Dead Space” chamou a atenção dos jogadores ao mostrar um terror espacial com experiência de fazer os jogadores roerem as unhas. O roteiro, que segue o estilo de filmes como “Alien: O Oitavo Passageiro“, mostra o engenheiro Isaac Clarke lutando contra uma infestação alienígena, que transforma humanos em criaturas chamadas Necromorphs, a bordo de uma nave de mineração espacial chamada Ishimura. A série possui três jogos principais na linha canônica e duas animações de grande sucesso.

04 – Silent Hill

Desenvolvido pela Konami e lançado para PlayStation em 1999, a série rapidamente virou referência para jogos no estilo survival horror psicológicoaos menos os primeiros quatro títulos. Além da atmosfera e ambientes assustadores que acompanham o jogo, ele nos apresentou o personagem que fez muita gente perder o sono: Cabeça de Pirâmide, o Freddie Krueger dos videogames! Um monstro gigante, com uma espada gigantesca, que fica espreitando o tempo todo, aguardando o momento certo para dividi-lo em dois. Se for escolher um game da série, fique com “Silent Hill 2“, tido como o melhor da franquia pelos fãs.

03 – Fatal Frame

Com quatro títulos principais na franquia, “Fatal Frame” surgiu em 2003 para PS2, depois ganhando uma versão para Xbox, Wii e PSN. A série é um survival horror psicológico, seguindo o estilo de filmes de terror japonês, em que o jogador deve solucionar mistérios relacionados à superstições japonesas. Dentre os jogos da série, “Fatal Frame II” é considerado um dos mais assustadores já criados, mostrando a história das irmãs gêmeas Mio e Mayu visitando uma vila onde passaram a infância, com uma atmosfera e imagens perturbadoras, como espíritos malignos que só podem ser vistos através de uma câmera especial.

02 – Amnesia: The Dark Descent

Amnesia é um dos jogos mais assustadores. Ele é um survival horror em primeira pessoa em que o jogador encarna um protagonista que acorda com amnésia em um assustador castelo do século XIX, com a estranha sensação de estar sendo perseguido. Não há sistemas de combate, o negócio aqui é fugir ou se esconder dos monstros e forças estranhas que habitam o castelo infernal. A sobrevivência depende da sua saúde mental, que é profundamente afetada ao passar por ambientes obscuros e bizarros. Mais um game para se jogar de madrugada, com o volume no talo, com uma ambientação bastante envolvente que vai fornecer uma experiência assustadora de alto nível. Ganhou uma sequência, chamada de “Amnesia: A Machine for Pigs“.

01 – Outlast

E para ocupar o nosso primeiro lugar, este foi lançado em setembro de 2013. Seguindo a mesma mecânica de “Amnesia” (mas com uma experiência ainda mais assustadora), você controla o protagonista, totalmente solitário, no escuro, dentro de um hospício recheado de criaturas e maníacos sedentos por sangue, sendo que sua única ferramenta é uma câmera com visão noturna. Este é Outlast, jogo de survival horror disponível para quem gosta de tomar um bom susto. Com uma atmosfera totalmente tensa e assustadora, ele deixará até os jogadores mais machões desconfortáveis em vários momentos, e certamente é uma das melhores experiências do gênero terror que você vai encontrar por aí! Jogue-o, se tiver coragem!