Share Button

No dia 20 de abril de 2016, depois de 11 anos de grande sucesso e mais de 84 milhões de consoles vendidos em todo o mundo, a Microsoft decidiu encerrar a produção do videogame, marcando assim um “game over” em sua longa jornada. Com grandes séries e jogos inesquecíveis, selecionamos aqui 10 exclusivos (alguns com versões para PC ou remakes de consoles antigos) que marcaram os 10 anos do console, que nenhum fã pode deixar de jogar ou conhecer, mesmo que seja pela retrocompatibilidade do Xbox One (infelizmente alguns excelentes títulos ficaram de fora da lista, mas você pode lembrar deles na seção de comentários). Confira abaixo conosco:

* A lista não segue uma ordem de preferência.

Dance Central – Kinect

dancentral

A febre dos controles por movimento pode ter passado, mas por um tempo o dispositivo Kinect revolucionou o mercado em 2010 com alguns ótimos jogos, como a série musical Dance Central, que trazia gráficos incríveis pra época, sendo melhores que o concorrente Just Dance.

Série Halo

halo-reach

Uma das mais consagradas franquias dos últimos tempos, a série FPS Halo surgiu pela primeira vez em 2001 pelas mãos da Bungie, que desenvolveu outros três títulos antes de passar o bastão para a 343 Industries, subsidiária da Microsoft Studios, que assumiu o comando das aventuras do icônico Master Chief.

Série Crackdown

crackdown

A série de ação em terceira pessoa Crackdown recebeu dois ótimos jogos no X360, sendo que o primeiro chegou em 2007 e o segundo em 2010 (o terceiro jogo acabou saindo no Xone).

Série Gears of War

gears-of-war-3

Outra icônica franquia com ação em terceira pessoa que surgiu no console em 2006 e apresentou aos jogadores o herói Marcus Fenix contra as criaturas Locust. O console contou no total com quatro excelentes games – Gears of War 4 foi lançado em outubro de 2016 para Xone, tendo como protagonista o filho de Marcus Fenix e o 5 sai em breve.

Série Forza Motorsport

forza4

A aclamada série de simulação corridas chegou em 2005 no Xbox, apontado como o principal rival de Gran Turismo da Sony. Chegou no X360 em 2007, que recebeu na plataforma ainda mais títulos da série principal (2, 3 e 4) e dois do spin-off Horizon, que conta com uma jogabilidade arcade.

Banjo-Kazooie

banjo

A série de aventura surgiu originalmente para o N64 através da Rare em 1998, mas quando foi adquirida pela Microsoft em 2002, jogos de B&K não demoraram a aparecer em versões refinadas em HD para o X360 via XBLA. “Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts“, de 2008, foi o primeiro lançado exclusivamente para um sistema da Microsoft e é o terceiro da série principal. Perfeito para quem sempre quis jogos da série Mario em seu X360.

Blue Dragon

blue
Para ajudar a promover o X360 no Japão, a Microsoft contratou os serviços de Hironobu Sakaguchi, criador da série “Final Fantasy”, Akira Toriyama, criador de “Dragon Ball” e o compositor Nobuo Uematsu (Final Fantasy). Desse “dream team” surgiu o JRPG “Blue Dragon”, que como esperado fez um enorme sucesso em seu lançamento, em 2006.

Project Gotham Racing 3 e 4

pgr4

PGR é um jogo de corrida estilo arcade, sucessor espiritual de “Metropolis Street Racer“, lançado pela Bizarre Creations para o Dreamcast, com dois títulos lançados para o Xbox e outros dois no X360, sempre muito bem recebido pela crítica e fãs. Gráficos incríveis e uma jogabilidade refinada, colocando carros e motos para participar de ‘pegas’ no asfalto.

Série Fable

fable anniversary

O primeiro Fable foi lançado originalmente para Xbox em 2004 (relançado no X360 com o nome de Fable Anniversary), mas em 2008 e 2010 o X360 receberia duas aclamadas sequências do RPG, desenvolvidas pela agora extinta Lionhead Studios.

Alan Wake

alan-wake

Em 2010 os fãs do gênero survival horror ganharam “Alan Wake” e certamente é um dos mais importantes títulos do console. A série ainda ganhou um spin-off American Nightmare em 2012. “Quantum Break” para Xbox One, da mesma produtora Remedy Entertainment, é apontado como um “sucessor espiritual”, com vários elementos e referências do antigo jogo.