Share Button

por Márcio Alexsandro Pacheco

A nova geração dos videogames já chegou e tanto o Xbox One quanto o PlayStation 4 já estão na casa de vários gamers brasileiros que não puderam esperar – ou que têm uma árvore de dinheiro no quintal. Mas milhões de jogadores ficaram de fora, seja pelos altos valores cobrados, pelos defeitos apresentados, pela falta de estoque, ou por qualquer outro motivo. Pensando nisso, nós fizemos um Top 10 – Motivos Para Não Comprar um PS4 ou Xbox One Ainda (sim, deixamos o Wii U de fora, mimimi). Por isso, antes de pedir aquele paitrocínio ou de torrar o seu 13º salário, confira abaixo os nossos motivos e deixe sua opinião:

10 – Você ainda tem centenas de games da antiga geração para jogar

Vai lá, seja sincero, por mais jogador compulsivo que você seja, certamente ainda há uma infinidade de excelentes games para você jogar, ainda disponíveis no seu querido console – e futuros que ainda serão lançados. E uma vez que você experimente os games dos novos consoles, dificilmente vai querer voltar à geração passada, então curta bastante enquanto tem tempo. E com os novos consoles saindo agora, quem sabe você encontra por aí preços e promoções para os jogos antigos, então vale a pena ficar de olhos bem abertos!

09 – A lista de jogos disponíveis ainda não é muito boa

O X1 e PS4 acabaram de ser lançados e nenhum deles ainda apresenta um catálogo de jogos que impressione – muitos títulos, inclusive, são multiplataformas disponíveis para a geração antiga. Você pode esperar alguns meses pra jogar “Killzone: Shadow Fall” e “Ryse: Son of Rome“. Sim, eu sei que você está naquela vontade de por as mãos nesses jogos, mas como dizem por aí: “vontade dá e passa“!

08 – Produção inicial sempre apresenta problemas

Uma das principais razões para segurar a ansiedade: ambos os consoles estão apresentando defeitos e falhas. A porcentagem é bem pequena, é verdade, mas imagina só a dor de cabeça, especialmente para nós brasileiros, ao pegar um aparelho com defeito. Dependendo da onde você comprar, pode nem ter garantia (a não ser que você compre aqui no Brasil, pagando muito mais caro). As duas empresas estão trocando os aparelhos defeituosos, mas você não vai querer trabalhar de beta tester pra eles né?

07 – Ambos não podem substituir os consoles antigos

Você é um gamer que curte jogos antigos tem à disposição uma infinidade de games do PS, PS2 e Xbox (e outros mais antigos ainda) nas redes online do PS3 e X360geralmente por preços bastante acessíveis. Já o PS4 e X1 AINDA não possuem essa funcionalidade, sem dizer que ambos não são retrocompatíveis – e jamais serão.

06 – Lotes estão esgotados

A procura está altíssima, e ambos os consoles se encontram esgotados – muitas lojas dos EUA já anunciaram que não podem garantir entregas antes do Natal. E, a não ser que você queira pagar preços absurdos só pra poder dizer “eu tenho um“, aguarde até o começo de 2014 que as coisas estarão mais tranquilas.

05 – Os aparelhos não apresentam todos os serviços e utilidades prometidas

Funcionalidades multimídia e sociais ainda estão sendo ajustadas em ambos os consoles, e até elas estiverem 100% funcionais vai demorar um tempinho, então ao invés de comprar algo pela metade, é melhor esperar estar mais calibrados, e com serviços melhores que devem sair nas próximas semanas.

04 – Jogos custam o olho da cara

Jogar lançamentos é muito legal, mas pagar duzentos paus (ou mais) dói no bolso, e acredite, até eles baixarem para um preço razoável você vai gastar uma nota. Melhor colocar um escorpião no bolso e aguardar até começarem a vender jogos usados e oferecerem pela internet, pois no momento só novinho da loja custando uma paulada na testa!

03 – Preço dos jogos e dispositivos vai demorar a cair

Uma variante da anterior, assim como os jogos, dispositivos e periféricos como controles extras, câmeras e afins, vão demorar alguns meses até terem preços mais acessíveis. Então segura a onda mais um pouco, pelo menos até passar o Natal, para ver como os preços vão cair bastante.

02 – O preço dos consoles vai cair… eventualmente

Aconteceu com o PS2, PS3, Xbox e X360, e certamente vai acontecer agora! Algum dia os valores vão baixar, mas quando? Isso depende da lei da oferta e procura, ou seja, não será tão cedo – pode levar mais de um ano ou dois. A não ser que você esteja disposto a pagar os valores absurdos de R$ 2.300,00 ou R$ 4.000,00. Se estiver muito necessitado de ter um novo console, o Wii U pode ser uma opção mais barata e divertida, mas veja antes se ele atende as suas necessidades de gamer.

01 – Ainda não tenho certeza de qual aparelho comprar

O ideal seria comprar todos os consoles, mas essa é uma realidade que não é acessível para todas as pessoas. Muita gente já definiu o seu videogame preferido, e os mais abonados até já o compraram, mas muitos ainda estão na dúvida e ponderando sobre qual vale mais a pena investir o seu rico dinheirinho. Deixando os “istas” de lado, esse é o momento certo de avaliar e pesquisar cada console, seus desempenhos, sua biblioteca de jogos e seus objetivos. O PS4, por exemplo, é uma máquina mais voltada para os jogos, enquanto que a Microsoft busca uma experiência multimídia com o seu X1, não se restringindo somente à games – e ainda possui o Kinect, voltado para jogos casuais, de dança e esporte, que muita gente não curte, mas que tem o seu nicho de jogadores, coisa que o PS4 não tem muito apelo. Por isso escolha muito bem antes de comprar para não se arrepender depois.